Powered by Rock Convert

Uma das maneiras mais rápidas de aumentar o lucro de um negócio é reduzir os custos operacionais do mesmo. Porém, ao fazer a contenção de gastos, muitos empreendedores fazem o mesmo questionamento: Como diminuir custos sem perder a qualidade em meus produtos e serviços?

Encontrar esse equilíbrio pode ser a saída para tornar seu negócio mais saudável e economizar capital em ações pouco produtivas, focando nas que tenham alta possibilidade de retorno. A redução de custos por si só, não resolve problemas de faturamento e deve ser feita com cuidado para não afetar no desempenho do seu negócio.

Para reduzir gastos com o intuito de manter a qualidade de seus produtos e serviços, é preciso avaliar com critério cada decisão tomada. Otimizar suas receitas sem garantir que sua produção continue a todo o vapor não irá melhorar seu orçamento, apenas gerar mais custos a médio e longo prazo.

E como consigo reduzir custos sem perder qualidade? Bom, não há uma fórmula mágica, mas abaixo daremos algumas dicas para que você consiga fazer modificações enxutas e qualificadas, confira:

Tenha certeza do que é essencial para o seu negócio funcionar com um bom desempenho

Essa dica vale para avaliação tanto de equipamentos e infraestrutura como de número de funcionários. Assim como no início do seu negócio, você deve considerar quais são as funções e materiais indispensáveis para que seu negócio consiga funcionar bem.

Então, se você tem máquinas que estejam ficando de lado, já que com o crescimento de sua empresa você comprou equipamentos mais modernos e que suprem mais funções, pense na venda dos materiais antigos, assim você conseguirá uma grana extra para investimentos e se livrará de equipamentos ineficientes.

Da mesma forma, avalie se precisa de todos os funcionários que tem hoje, se sim não dispense ninguém, mas se você notar que com um número menor você conseguirá atender a mesma demanda de trabalho sem nenhum problema, reduza seu quadro de colaboradores. Com isso, você irá diminuir os gastos fixos mensais de sua empresa.

Concentre-se em ações preventivas

Apesar de gerar um custo, trabalhar em ações preventivas será bem mais barato do que lidar com problemas maiores por não corrigir os erros antecipadamente. Pense nesse tipo de ação como uma forma de economia.

Se a sua empresa lida com um atendimento direto com os clientes, foque no treinamento e na capacitação de sua equipe. Assim, você irá dar aos profissionais, as ferramentas necessárias para atender os consumidores com propriedade, evitando a perda de vendas ou devolução de produtos e cancelamento de compras.

Na questão de infraestrutura, pense em quais equipamentos precisam passar por manutenção preventiva e coloque tudo em dia. Afinal, imagine se uma máquina pare de funcionar sem motivo aparente, com certeza, sua empresa terá um prejuízo alto.

Monte um planejamento para o corte de custos

Para realizar uma redução de custos que não afete a qualidade do seu negócio, faça toda uma pesquisa para verificar o que é dispensável e monte um plano para executar as ações necessárias para conter gastos.

Veja também

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares