Powered by Rock Convert

Quer saber como criar uma planilha para controle de aluguel de casas? Temos aqui algumas dicas importantíssimas para te ajudar nessa gestão. Afinal, quando se trata de dinheiro, é sempre importante manter uma gestão efetiva e um controle bem organizado.

Se você é um locador de imóveis pode ser que em algum momento você já teve alguma dificuldade com o controle dos seus aluguéis. Porque quem aluga apenas um imóvel, já precisa ter certa disciplina para acompanhar não somente os pagamentos do aluguel por parte do inquilino, mas também, acompanhar o pagamento de impostos e até de eventuais manutenções que necessitem ser feitas no imóvel.

Isso porque quando se aluga, é preciso ter ainda mais cuidado na gestão do imóvel, do que quando se trata do imóvel em que moramos. Pois, qualquer contratempo pode gerar um desgaste desnecessário com o inquilino, podendo fazer com que ele procure outro imóvel para alugar, e consequentemente, afetando diretamente a sua renda.

É preciso ter atenção no controle de imóveis alugados, fazendo um boa gestão para não ter nenhum problema.

Por que é interessante criar uma planilha?

Seja você o locatário de um ou de vários imóveis, não tente controlar tudo com anotações soltas, ou menos ainda, tentar manter informações importantes sobre os aluguéis somente na sua cabeça.

Pois, caso você precise de ajuda em algum momento, e alguém precise assumir essa gestão por você, provavelmente você terá sérios problemas para passar as informações para a pessoa.

Além disso, é fato que, em algum momento, alguma informação pode se perder e você se esquecer, e com certeza, você terá algum problema com o seu inquilino.

Powered by Rock Convert

Como criar uma planilha para controle de aluguel de casas

Veja aqui algumas dicas valiosas sobre como criar uma planilha para controle de aluguel de casas, que te apoiará efetivamente nessa gestão, lembrando que antes de mais nada, você precisa definir quais informações são mais relevantes, para constarem na planilha.

Depois, utilize alguma ferramenta como a Microsoft Excel, e crie uma planilha bem explicativa, com informações detalhadas e separadas em abas, permitindo que a identificação e leitura das informações sejam mais fáceis.

As nossas sugestões de informações para deixar a sua planilha completa, são:

  • Dados sobre o inquilino: Informações como os dados pessoais do inquilino, incluindo seus documentos e telefones, e também, algum endereço e telefone de referência, também são muito importantes. Você também pode incluir informações sobre o trabalho do seu inquilino como a profissão dele, e endereço em que ele trabalha;
  • Dados sobre o imóvel: Mantenham sempre atualizados os dados sobre o imóvel, como o valor do imposto, a descrição do imóvel (como a quantidade de cômodos, o tamanho do imóvel, etc.), e você pode inclusive, incluir os nomes e telefones dos vizinhos do imóvel, para caso haja algum contratempo e você precise falar com algum deles;
  • Dados sobre o contrato de aluguel: Esses dados tendem a ser os mais importantes, até porque eles serão os que mais poderão mudar e, precisarão ser atualizados com frequência. Isso porque mesmo que o inquilino não mude, o contrato costuma ter um prazo de duração, e após esse prazo ele é atualizado com informações diferentes. Por isso, inclua aqui todos os dados importantes do contrato, como: a data de pagamento do aluguel, os dados bancários informados ao inquilino, a multa cobrada no caso de atraso, os dias de atraso tolerados para que não ocorra o despejo, etc;
  • Dados sobre manutenções: É importante manter também informações sobre as manutenções realizadas no imóvel, pois, além de ser interessante para o inquilino saber dessas informações e assim passar mais segurança para ele, você também ficará mais tranquilo por ter o controle de tudo que está sendo feito no imóvel. Você pode inclusive, efetuar manutenções preventivas, economizando dinheiro com alguns problemas que serão evitados.

Além disso, é importante manter sempre o histórico dessa planilha, pois, você pode ter um acompanhamento do histórico de recebimentos dos aluguéis, dos inquilinos que passaram pelo imóvel, das manutenções que já foram realizadas lá, etc. Essas informações passarão mais credibilidade ao inquilino, e também, são informações importantes para que você tenha em mãos todos os detalhes possíveis sobre o imóvel.

Cuidados ao alugar um imóvel

O aluguel de um imóvel pode trazer uma renda extra muito boa. Porém, diferente de um carro que você vende, passa para o nome da pessoa e não tem mais nenhum vínculo com o mesmo; um aluguel precisa ser acompanhado de perto, pois, se trata de um bem seu e que está sendo utilizado continuamente por outra pessoa.

Por isso, às vezes, pode ser uma boa opção escolher uma imobiliária para cuidar da gestão dos seus aluguéis. A desvantagem disso, é que parte do seu rendimento irá para ela, portanto, saber efetuar uma boa gestão sozinho, pode garantir mais vantagens em ser um locatário de imóveis.

Atente-se para entregar a chave do seu imóvel somente para alguém que comprove condições de pagar pelo aluguel.

Esperamos que o artigo tenha sido útil, e não se esqueça de deixar aqui os seus comentários e opiniões!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares