A situação político e econômica atual do país está afetando, e muito, as finanças da população brasileira. A crise financeira, juntamente com os altos índices de inflação, fizeram com que os preços dos produtos e serviços fossem às alturas, dificultando o acesso das pessoas a eles.

Além disso, os salários não tem aumentado proporcionalmente aos índices de inflação do mercado, o que diminui os padrões de vida e dificultam a organização financeira. Fora isso, o desemprego só cresce e o acesso a novas oportunidades está cada vez mais difícil. Não é surpresa o crescimento da quantidade de inadimplentes, uma vez que é muito comum que as pessoas assumam dívidas de cartão ou cheque especial para lidar com emergências.

Afinal, existem situações em que é preciso conseguir dinheiro rápido, fácil e sem burocracia. E isso hoje se tornou possível graças aos as linhas de crédito online. Se você deseja entender como pegar um empréstimo online, como funciona, quais as vantagens e desvantagens continue lendo este conteúdo.

Quais os tipos de empréstimo online?

Você já avaliou bem todas as possibilidades e decidiu que um empréstimo é a melhor forma de colocar a sua vida financeira em ordem, realizar seus objetivos, ou pagar aquela dívida mais robusta. Antes de mais nada, você precisa conhecer um pouco das diversas modalidades de empréstimo e escolher a mais adequada para sua situação.

Há vários tipos de empréstimos no mercado, que variam de acordo com a quantia e destino do dinheiro, e com a própria pessoa que está solicitando o crédito (se é empregada, se possui alguma restrição de crédito, bem para deixar de garantia etc). Conheça alguns dos empréstimos online mais utilizados:

Onde conseguir empréstimo online?

É possível verificar ofertas de empréstimo online na página do seu próprio Banco ou em páginas de correspondentes bancários (fintechs).

Normalmente, as instituições financeiras tradicionais – grandes bancos como Santander, Banco do Brasil, Itaú etc – só respondem a solicitações de seus próprios clientes. Além disso, dificilmente costumam aprovar pedidos de empréstimos para negativados, o que pode ser ruim, caso você precise de dinheiro urgente.

Mas, então, como fazer empréstimo online?

Você precisa de um empréstimo. E você andou ouvindo que há no mercado a possibilidade de solicitar esse serviço do conforto da sua casa, sem precisar perder tempo em filas de bancos e financeiras.

Tudo que você precisa é de um computador e acesso à internet para fazer um empréstimo online. Veja um passo a passo de como fazer a solicitação do crédito de forma simples e rápida.

1) Simulação

As próprias instituições financeiras já disponibilizam simulações de empréstimos em seus sites para que você tenha uma noção do valor das parcelas de pagamento do crédito. No entanto, ao invés de acessar cada uma delas para saber os valores e decidir qual o mais em conta, você pode contar com sites simuladores, que reúnem diversas opções e as compara para você.

O Juros Baixos é um simulador de empréstimo completo, sem pegadinhas e transparente. Se quiser comparar seu empréstimo conosco, acesse aqui:

Clique aqui e compare taxas de juros entre vários bancos

2) Escolha seu empréstimo: muita atenção!

Se você está passando por uma situação financeira difícil deve agir com certa atenção. Não se esqueça de levar em consideração o custo-benefício do seu crédito a longo prazo, não apenas a agilidade em que o dinheiro entrará na sua conta.

Para ter uma noção real de quanto você estará pagando no empréstimo ou financiamento, não se esqueça de ver o Custo Efetivo Total (C.E.T.) da operação. Nele estão embutidas todas as taxas e tarifas do seu empréstimo.

Além disso, nunca se esqueça de verificar a procedência e confiabilidade da empresa que você está solicitando o crédito. Cuidado com os golpes!

3) Forma de pagamento

Você já escolheu o seu empréstimo, sabe que a empresa é confiável e está disposto(a) a pegar o crédito. Nesse caso, é preciso fazer uma análise do seu orçamento, considerando receitas e despesas, para saber o que você pode economizar sem afetar negativamente suas economias.

Planeje seu orçamento para o empréstimo com antecedência, para escolher a melhor data e quantias de parcelas que pretende pagar para quitar o crédito.

4) Documentação

Nesta etapa, é necessário se cadastrar no site da empresa e enviar os dados e documentos exigidos. Dessa forma, é possível que a instituição faça a avaliação do seu crédito e se o você atende aos requisitos necessários. Lembre-se: os requisitos e exigências podem variar de instituição para instituição.

5) Análise de crédito

Aqui o valor do empréstimo, forma de pagamento e sua documentação é analisada pela instituição. Essa análise pode demorar algumas horas ou semanas, varia de banco para banco. Quer entender como funciona uma análise de crédito? Explicamos neste conteúdo.

6) Dinheiro na conta!

No caso do seu crédito ser aprovado, o dinheiro é depositado em sua conta rapidamente.

Quais os requisitos e documentação necessária para fazer um empréstimo online?

A gente recomenda que, após selecionar a modalidade de empréstimo mais indicada para o seu caso e a instituição que melhor cobre as suas necessidades, você consulte com a empresa as condições, pois pode variar um pouco de empresa para empresa.

Já avisamos que, no geral, os grandes bancos costumam ser mais exigentes em seus requisitos em relação a outras instituições. Os requisitos mais comuns são maioridade civil, documento de identidade e CPF, comprovantes de residência e renda e uma conta em banco.

Vantagens e desvantagens do empréstimo online

As principais vantagens das linhas de crédito online são relacionadas a comodidade, agilidade e menor burocracia que elas trazem. Essas são, inclusive, algumas das principais bandeiras defendidas pelas fintechs: utilizar as tecnologias para oferecer um serviço mais ágil e personalizado para o consumidor.

Além disso, existem empresas que podem oferecer linhas de empréstimo mesmo para negativados. Mas isso não é garantia de que você, que está com restrição de crédito, vai conseguir o empréstimo e sim, que esse não será o único fator avaliado.

Algumas desvantagens relacionam-se a taxas de juros que podem ser um pouco mais altas, dependendo da modalidade e empresa. Além disso, caso não exista um planejamento prévio do empréstimo e seu pagamento, há um grande risco de endividamento.

A regularização das fintechs de crédito: mais segurança e confiabilidade em empréstimos online

O Conselho Monetário Nacional anunciou, em abril de 2018, a aprovação de uma resolução que permite que as fintechs operem de forma mais independente. A regulamentação visa promover um aumento das ofertas de serviços de crédito no âmbito digital e, com a maior competição frente aos bancos e financeiras tradicionais, uma queda nas altas taxas de juros para empréstimos e financiamentos no Brasil.

É muito importante a pesquisa antes de fazer operações de crédito e nunca se esquecer de fazer simulações antes de fechar negócio. E se quiser saber mais e entender mais profundamente todos os fatores e impactos das fintechs, confere esse texto.

Empréstimo online seguro: quais cuidados tomar?

O empréstimo online é uma opção muito boa para quem precisa de dinheiro rápido, fácil e com pouca burocracia. No entanto, essas são situações que exigem cuidado redobrado por parte do consumidor, uma vez que existem inúmeras empresas mal intencionadas que tentam tirar vantagens com práticas criminosas.

Seja por impulsividade em uma situação crítica ou por falta de informação, diversos são os relatos de pessoas que caem em golpes de crédito online. Para ter uma noção de como é esse golpe e ver uma lista de empresas fraudulentas disponibilizamos este conteúdo.

Segue uma lista de cuidados a se tomar ao pegar um empréstimo online:

  • NUNCA, em hipótese alguma, deposite valores adiantados para liberar um empréstimo. Esta é uma prática ilegal e certamente trata-se de um golpe
  • Preste atenção em caso de uma oferta muito vantajosa e irreal
  • Verifique a procedência da empresa: acesse o Banco Central para saber se é uma empresa que existe e confiável
  • Cuidado com os sites que acessa: verifique no seu navegador se o site contém o https:// e o cadeado verde de verificação, indicando que é uma página segura
  • Informe-se em sites como Procon e Reclame aqui a reputação da empresa escolhida
  • Analise seu orçamento

E não se esqueça: quanto mais informação, mais segurança. Para saber mais um pouco dos cuidados ao tomar um empréstimo você pode ler este artigo. Se tiver alguma dúvida fala para a gente nos comentários! E se precisar comparar empréstimos para conseguir os juros mais baixos, use nosso simulador de empréstimo pessoal.

Escrever comentário