Powered by Rock Convert

Ter uma casa é um sonho de muita gente, é o sonho de pessoas em diferentes faixas etárias, com diferentes estados civis e condições financeiras, esse ainda é o sonho que encabeça a lista da maioria dos brasileiros, o problema é que muitas vezes a casa dos nossos sonhos, ou a casa que precisamos, nem sempre cabe no orçamento.

Mas existem algumas coisas que você pode fazer para economizar um pouco aqui e ali e conseguir acelerar esse processo. É sobre isso que falaremos neste texto.

Saiba como você pode poupar dinheiro para comprar uma casa.

Estou pronto para comprar uma casa?

A primeira coisa que você precisa saber é ter certeza de que está pronto para comprar uma casa, a compra de imóvel é um grande investimento financeiro e nem todos estão preparados para lidar com o nível de comprometimento das finanças que isso envolve, além disso, os que não forem cuidadosos podem acabar comprometendo seus orçamentos e criando uma dívida maior do que a que podem arcar.

Determine o orçamento

Depois de ter certeza de que é isso que você realmente quer (e pode) fazer, vamos pensar no seu orçamento. Quanto exatamente essa casa custará? Quanto você precisa economizar para poder comprar uma casa? Para saber isso, você precisa descobrir onde e como você quer viver. Recomenda-se que você faça a si mesmo as seguinte perguntas:

  • Eu estaria bem com os vizinhos no meu prédio ou eu quero uma casa autônoma?
  • Distância é um fator importante?
  • Eu quero dirigir, pegar transporte público ou caminhar para os meus destinos normais?

Essas perguntas irão ajudá-lo a determinar as áreas que se encaixam com sua visão.

Em seguida, é hora de descobrir o quanto você pode pagar por uma casa com base seus rendimentos, despesas e metas futuras. Tenha em mente que apenas o fato de que você pode pagar por um espaço maior não significa que você necessariamente precisa de um.

Uma dica interessante é pesquisar qual o preço médio de uma casa em sua vizinhança dos sonhos, considere uma entrada de 20% do valor e pergunte-se: Quantos meses eu levaria para economizar esse valor?

Mas para realmente pagar uma casa, você precisa de mais do que apenas do que ter poupado o dinheiro de entrada. Em última análise, você vai querer cobrir confortavelmente seis fatores: o pagamento inicial, os custos de fechamento do negócio, as despesas de mudança, reparos e manutenção, os pagamentos do financiamento e, se possível, o seu fundo de emergência.

Como economizar?

Agora que você sabe sobre o processo de planejamento que antecede a economia, vamos falar um pouco sobre como de fato economizar. A primeira coisa que você deve fazer para isso é entender bem a sua situação financeira.

Para isso, comece fazendo uma análise completa de todos os seus gastos e receitas. A melhor forma de conseguir entender para onde está indo seu dinheiro é fazer uma planilha de acompanhamento de despesas.

A planilha de acompanhamento de despesas é uma ferramenta extremamente útil que vai te fazer perceber em quais áreas da sua vida você pode apertar os cintos e poupar, fazer isso vai fazer com que o processo de juntar dinheiro se torne muito mais fácil.

Além disso, essa é uma dica que serve para qualquer pessoa que queira economizar sob qualquer circunstância e para qualquer tipo de investimento.

Conheça as melhores formas de juntar dinheiro e se planejar para comprar a casa própria.

A dica é anotar tudo que você gasta todos os meses, e até mesmo seus gastos diários (tudo mesmo! Aquele cafezinho depois do almoço, estacionamento, conta de bar).

Quando estamos mais conscientes do quanto as coisas custam ao serem somadas, tendemos a estar mais consciente também na hora de realizar pequenos gastos que não são necessários. No fim do mês, isso pode representar uma quantia considerável.

Mas é claro que você não vai comprar um casa apenas cortando o dinheiro dos cafezinhos depois do almoço, por isso, é preciso que você determine o quanto pode poupar, digamos que você consegue guardar R$ 500,00 por mês, mais extras como décimo terceiro e férias, depois de determinar a quantia a ser guardada você precisar ser fiel a esse planejamento, não deixe que outros gastos entrem no caminho, o compromisso de poupar deve ser sagrado.

Faça alguns cortes

Tem gente que paga serviço de streaming de música, TV por assinatura, Assinatura de Revistas, serviços de streaming de vídeo, mais internet do que preciso ou que paga por um plano de telefone que não usa de fato. Observe seus gastos supérfluos e veja qual deles podem ser cortados. Você pode passar um tempo sem esses serviços pelo bem maior que é ter uma casa própria certo?

Pense também sobre os gastos que anda fazendo no geral, se gasta demais com vestimentas, com sapatos, com festas, com qualquer coisa que possa ser cortada por algum tempo.

Melhores formas de juntar dinheiro?

Você já sabe que quantia vai separar por mês, mas o que fazer com esse dinheiro? É importante pensar nisso, esse pode ser um fator decisivo para o processo. Existem algumas formas usuais de juntar dinheiro, são elas: poupança, investimento e consórcio. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

Poupança

Todo mundo sabe que simplesmente manter o dinheiro em conta pode ser pouco efetivo, afinal de contas, a taxa de rendimento é baixa, embora a segurança seja alta. Embora, cabe comentar, a poupança seja ideal para aqueles que querem liquidez para aproveitar oportunidades, por outro lado, ela também possibilita que o dinheiro seja gasto com outras coisas que não sejam a sua casa.

Investimento no mercado financeiro

Uma forma que pode ser mais lucrativa, embora venha com mais riscos é o mercado financeiro. Alguns investimentos limitam o acesso ao dinheiro por um determinado tempo e mexer nele antes do tempo pode resultar em perdas, por isso, aconselhamos que quem está pensando em investir procure orientação especializada.

Consórcio

O consórcio, por sua vez, tem cada vez mais se tornado o queridinho dos que querem comprar imóveis. O plano oferece segurança, baixos juros e são uma excelente forma de poupar dinheiro. ´É importante, no entanto, conhecer bem as condições dos consórcios, principalmente daqueles que são feitos juntamente às construtoras.

Com todas essas informações esperamos que você possa hoje mesmo começar a poupar para realizar o sonho da casa própria.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares