Os investimentos no exterior parecem um verdadeiro “tabu” entre os investidores brasileiros. No entanto, é preciso quebrar o mito de que os investimentos em outros países são somente para os ricos. Existem sim, maneiras de investir em ações americanas de maneiras fácil e prática. Quer descobrir? Confira agora como investir no exterior de forma simples!

Os investimentos no exterior

Primeiramente, é preciso reconhecer o preconceito. Realmente, durante muito tempo, os investidores brasileiros estiveram excluídos destas opções de investimento. No entanto, com os avanços das tecnologias e da diminuição das restrições, hoje, é bem possível para você investir no exterior, e de várias maneiras diferentes!

Assim, vamos destacar às duas formas que considero as mais acessíveis de investir em ações estrangeiras aqui no Brasil:

  • As BDRs
  • As corretoras internacionais

As BDRs (Brazilian Depositary Receipts) atuam como certificados emitidos no Brasil que possuem como lastro ações emitidas no exterior. Assim é possível comprar ações de uma empresa listada no exterior, diretamente na Bolsa brasileira.

De forma resumida, as corretoras do Brasil, emitem um recibo de depósito de uma ação estrangeira. Assim, você compra o recibo da ação e se torna o “acionista” de forma indireta. Você pode captar o crescimento (ou a queda) destas ações. Mas os privilégios de ser um acionista não existem nesta modalidade, afinal “o papel” verdadeiro continua na bolsa americana.

Desse modo, as BDRs após a liberação desta modalidade para investidores não qualificados, se tornou bastante simples encontrar estas ações na B3.

Fique de olho nos códigos, geralmente os Ticker terminados em 33 e 34 representam empresas estrangeiras na bolsa do Brasil.

Você pode conferir mais detalhes sobre isso, no guia definitivo das BDRs. Para isso, basta clicar aqui.

As corretoras internacionais

Além do método das BDRs, que é mais prático, pois oferece as negociações direto na Bolsa Brasileira, existe uma opção ainda mais direta no mercado americano: as corretoras internacionais.

Ao contrário do que muitos pensam, é sim possível abrir conta em uma corretora estrangeira aqui no Brasil. E isto pode ser feito rapidamente com alguns poucos cliques.

Algumas corretoras internacionais oferecem suporte total em português, facilitando muito o investimento nas ações estrangeiras. Além disso, com uma corretora atuante no mercado americano, você pode investir em praticamente em qualquer lugar no mundo.

Aposto que você está se perguntando: mas como isso é possível? 

Lembra das BDRs? O mercado americano também tem sua própria solução para investir em ações estrangeiras. Afinal, investidores americanos querem investir na China, Japão, Inglaterra… E para isso existem as ADRs: American Depositary Receipts. Assim, ao criar uma conta em uma corretora americana, você também terá acesso as ADRs!

Por fim, no site Investir Global existe um guia com as melhores corretoras estrangeiras para você começar! Assim, basta clicar aqui para conferir.

Basta seguir os passos no tutorial, e começar a investir no mercado internacional!

Autoria:

Leonardo Bruno

Redator no Guia do Investidor e Investir Global, com foco em Mercados Nacionais e Estrangeiros.

Graduando de Economia no Centro Universitário Una.

Comentários