Em muitos casos, a primeira opção do investidor é procurar um banco. Por que? Os bancos tendem a “seduzir” o cliente para que ele realize mais serviços. O fato é que há boas opções de investimento nos bancos, mas fora deles essas opções chegam a triplicar.

Afinal, o que é o CDB?

Utilizado pelos bancos para a captação de recursos, o CDB é um título em que o cidadão investe um dinheiro que será reutilizado por esses bancos para empréstimos e financiamentos, por isso recebe o nome de certificado. Em troca do valor, os bancos irão proporcionar juros pré-determinados: o CDB é uma aplicação de renda fixa.

Clique aqui e saiba mais sobre o que é CDB e como investir.

Corretoras: por que investir no CDB?

Podemos elencar vários motivos porque corretoras podem ser mais vantajosas que investimentos realizados no banco. Um deles é que corretoras que são certificadas tendem a oferecer taxas e juros melhores das que encontramos nos bancos. Além disso, nas corretoras há uma grande diversidade de aplicações e títulos para a compra. Você também consegue ter acesso a algumas opções que os bancos costumam oferecer apenas para correntistas, mas com mais vantagens e recursos disponíveis.

Outra característica é que em corretoras o atendimento é mais personalizado, de acordo com o que você precisa, sua situação atual e o que deseja para o futuro, elencando, assim, os melhores tipos de investimentos de acordo com o seu perfil. Vamos dar um exemplo: em corretoras você encontra aplicações que podem render até 120% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), investimento um valor mínimo de R$5.000. É raro que um banco ofereça rendimento acima de 100% do CDI, mesmo que o valor investido seja.

O CDB é melhor que a poupança? Por quê?

Essa é uma pergunta comum para investidores iniciantes. Todos falam que a poupança é o investimento mais seguro e que não possui riscos. Porém, não é o único investimento que possui certa segurança. Se você tem um capital parado, que não irá utilizar tão cedo, a poupança pode não ser ideal porque ela não irá te trazer rendimentos vantajosos. Porque, já que é para deixar um dinheiro parado, porque não colocá-lo em um investimento que vai te trazer um bom rendimento?

Conheça o CDB pré e pós fixado.

Se você tem dúvidas em relação ao tempo de resgate, fique tranquilo: há diversas opções de CDB no mercado, com valor de investimento inicial menores e tempo de regaste menor. Além disso, o rendimento que você terá com um CDB é maior e mais previsível do que uma poupança. Ao realizar o cadastro em uma corretora, verificar qual o melhor investimento para você nesse cenário, você consegue escolher, entre várias opções, qual rendimento e tempo de resgate se encaixa mais com o que você precisa no momento.

Saiba mais sobre as diferenças e vantagens de cada um.

E, aí? Já decidiu em qual investir? Além desse e dos artigos linkados, você confere no blog Juros Baixos outras opções de investimento.

Escrever comentário

Shares