Saber como ganhar dinheiro com um blog é sem dúvida o sonho de muitas pessoas, mas infelizmente muitas optam pelas soluções fáceis ou desanimam ao longo do caminho! Para fazer um blog de maneira eficaz, precisa ser de longo prazo.

Ganhar a vida com um blog não significa ser um milionário e ganhar manchetes exibindo sua vida por lá, e isso também não significa que você será um influenciador. Ainda que neste último caso, isso pode acontecer após um trabalho bem executado e com um bom posicionamento. Nada é impossível, desde que você coloque a energia necessária e ultrapasse uma (longa) fase de espera pelos resultados.

Ganhar dinheiro com o seu blog já é suprir suas necessidades e poder cobrir, é claro, todas as suas despesas com essa única atividade. Claramente, você se torna um blogueiro profissional.

Como ganhar dinheiro com blog: Seja um blogueiro profissional

O blogueiro é profissional do ponto de vista empresarial. Esta é a sua principal atividade que lhe permite viver e através da qual é responsável por uma estrutura. Ele é, portanto, independente, com seu blog profissional como ferramenta de trabalho e tem um status anexado de “microempresa”. Não importa o assunto do blog, assim que derive a receita que fatura aos seus clientes.

Não existe uma grade salarial para este trabalho, pois depende dos serviços vendidos através do blog. Você pode vender serviços e às vezes produtos. O blogueiro profissional é, entretanto, diferente do profissional de e-commerce, que viverá da venda de produtos e serviços em uma loja virtual. Ele é mais um vendedor do que um blogueiro. E também é bem diferente do profissional de rede social.

O blogueiro profissional é bastante ativo na escrita e na criação de conteúdo para um ou mais públicos acumulados ao longo dos meses e anos. Ele, portanto, ganha uma renda de um emprego diferente da de um vendedor de e-commerce ou de uma empresa com um blog para distribuir conteúdo.

1. Seja profissional

Muitas vezes associamos o termo profissional a uma qualidade de trabalho, sem que a pessoa viva de sua atividade. Os blogueiros são julgados profissionais pela relevância e qualidade de seu trabalho. Um blogueiro pode, assim, ser profissional na sua abordagem editorial, na manutenção do seu blog e em todas as alavancas relacionadas com a comunicação, que utilizará para tirar partido da sua ferramenta.

Ele oferece trabalho profissional, mas não ganha a vida com sua atividade de blog. No entanto, o blog pode ser uma fonte de renda adicional para amortizar os custos de hospedagem, nomes de domínio, etc. Essa atividade de blog pode ser secundária, mas também pode ser um período de transição antes de se tornar profissional.

2. Monetize o blog

Vamos ver se você tem ideia de quanto trabalho dá para monetizar seu blog. A primeira coisa a saber e aceitar em um blog é a virtude associada à paciência! Você não colhe os frutos do seu trabalho durante a noite.

O primeiro passo, além da criação do site (ou do blog), a escolha do seu nome de domínio, o host etc… é a escrita. Produzir conteúdo é a principal atividade do blogueiro, mas pode ser variado em todos os ângulos. Para se tornarem visíveis, o blogueiro deve criar conteúdo e fazê-lo de forma regular e inteligente. Em primeiro lugar, pensamos no motor de busca e mais precisamente no Google. Devemos nos fazer as perguntas certas sobre a referência natural e a redação na web resultante.

3. SEO

O SEO é uma etapa necessária para expandir seu público orgânico e garantir posições no mecanismo de busca Google. Se um blogueiro não é um editor da web ou SEO, é uma disciplina que ele terá que aprender para ganhar autoridade e influência. Você precisará conhecer os fundamentos do SEO e compreender as diferentes fontes de tráfego da web para trabalhar melhor nelas.

Por outro lado, é possível escrever em alta frequência e contar com redes sociais. Mas isso não vai melhorar diretamente seu SEO. Escrever em alta velocidade também requer uma equipe, porque só não é possível registrar a longo prazo. Nada diz também que as redes sociais não limitarão a visibilidade do conteúdo como o Facebook tem praticado ao longo dos anos.

O Google ainda tem uma certa lógica e regras que podemos aplicar para procurar posições. Portanto, teremos que nos munir das ferramentas certas.

Assim que você consegue posições graças à evolução do seu tráfego orgânico , você se torna mais visível. Você estará então sujeito a possíveis parcerias, como escrever artigos patrocinados que veremos a seguir.

Gradualmente, você irá evoluir para um número de visitantes únicos interessantes e será capaz de monetizar mais facilmente o seu blog de acordo com as alavancas que veremos a seguir. É óbvio para aperfeiçoar sua otimização que o blogueiro terá um blog WordPress (não hospedado no wordpress.com, mas criado a partir de um servidor compartilhado ou dedicado)

4. Como ganhar dinheiro com blog gerando receita

A publicidade é, sem dúvida, a primeira alavanca em que os blogueiros vão, para ganhar os primeiros reais. Se no início podemos realmente falar de alguns dólares (transformados em reais), eles podem acabar virando centenas. Para ganhar dinheiro com publicidade, a primeira coisa a fazer é passar pela plataforma Google Adsense, para poder anunciar para marcas, publishers etc.

Porém, tenha cuidado porque é altamente recomendável ter um público mínimo e um tema que não vá contra as regras do Google. Em seguida, você pode olhar para as agências de publicidade que têm parcerias maiores.

Saiba que as agências são intermediárias e que é perfeitamente possível oferecer diretamente a quaisquer marcas ou empresas, a venda de encartes no seu blog. Quando você tem um número de visitantes únicos importantes e boas métricas, você será capaz de oferecer este serviço.

Afiliação no blog

A afiliação continua sendo uma forma de publicidade, que você negocia diretamente com produtores individuais em geral. Você pode ter parcerias diretamente com marcas, editores etc ou por meio de plataformas de afiliados.

O princípio é simples, você destaca o produto ou serviço de uma marca no seu blog, e a cada clique que gera uma venda, você recebe um percentual.

No entanto, ganhar a vida com seu blog em virtude da afiliação não é fácil, mesmo que alguns o façam. O blog rapidamente se torna muito comercial às custas do conteúdo entregue.

Marcas ou parceiros geralmente fornecem recursos para blogueiros, como banners, inserções, etc, todos associados a um código de afiliado exclusivo. Para gerenciar tudo isso, existem plugins WordPress eficazes para rastrear os cliques gerados por seus anúncios.

Tenha cuidado, porém, porque a afiliação deve estar diretamente relacionada ao seu tema para maximizar suas chances de gerar vendas. Além disso, em um blog não há um grande número de locais. A afiliação não lhe garante um rendimento estável mas bem trabalhado, pode em certos casos assegurar um bom rendimento adicional. Faça o relatório de possíveis ganhos entre afiliação e publicidade se necessário.

Seja qual for seu objetivo, essas possibilidades podem garantir que você saiba como ganhar dinheiro com blog e tenha uma renda passiva ao longo dos anos!

Comentários