Ao abrir sua loja virtual, uma das primeiras coisas que deve pensar é nos meios de pagamento online que serão disponibilizados para os clientes. Um que é especialmente popular para pagamento digital é o gateway de pagamento.

Diferente do intermediador, o gateway proporciona maior liberdade para você negociar as taxas por transação. Nessa modalidade, você interage diretamente com as adquirentes, obtendo maior o lucro e também assumindo o risco, conforme será explicado neste conteúdo.

Mas e aí, como funciona esse gateway de pagamento online? O que você pode ganhar ao adotar esse meio de pagamento? Entenda mais sobre!

Gateway de pagamento: desvende um pouco desse meio de pagamento online para loja virtual

O gateway de pagamento é um sistema de pagamento online. Ele atua como uma ponte para comunicação direta entre cliente, comerciante, banco e operadora do cartão de crédito.

O gateway de pagamento é uma forma ótima de agilizar o processo de pagamento digital para você ou para o cliente. É instalado na página de pagamento, autorizando as transações de maneira ágil. Ele obtém as informações do consumidor e contacta a instituição responsável pela sua forma de pagamento para verificar os dados.

No gateway, é possível pagar por cartão de crédito, débito em conta, boleto e transferência bancária. Diferente do intermediador, ele é implementado na própria loja virtual, não sendo necessário redirecionamento de página.

Você pode conferir 5 vantagens de um gateway de pagamento para empresas, aqui!

O que torna o gateway de pagamento online diferente do intermediador?

O gateway de pagamento é uma ponte para comunicação entre as partes numa transação financeira. Ele é implantado na loja virtual, não sendo uma página externa, como é o intermediador de pagamento.

Ele funciona como o ambiente do site para realização da transação financeira e para geração do comprovante de compra. Por meio dele, o cliente informa os dados para pagamento que serão validados pela instituição emissora.

A comunicação com o adquirente ocorre de maneira direta, sem intermédio. Isso permite que você receba imediatamente o saldo da compra. Contudo, também significa que você assume os riscos em qualquer comprometimento da compra.

Mesmo com os riscos, há o benefício de negociar as taxas diretamente com os adquirentes. Você fica livre para negociar eles, obter as melhores taxas e até mesmo ordenar os adquirentes por uso mais frequente.

Como é a atuação do gateway de pagamento na loja virtual?

Para entender melhor o gateway de pagamento online, é necessário conhecer o seu funcionamento a partir do momento em que o cliente realiza uma compra. E como funciona?

  1. No checkout, o cliente deve escolher a forma de pagamento, preencher os dados de compra e os de endereço. Ele não precisa ser redirecionado para outra página – tudo ocorre dentro do domínio da loja.
  2. Após os dados serem preenchidos e o pagamento for efetuado, o gateway começa a funcionar: ele contacta o adquirente para processar o pagamento digital.
  3. Esse adquirente é quem entra em contato com a bandeira e o banco do cartão, de forma que sejam validadas as informações do consumidor. Também verifica-se o saldo do cliente para a compra.
  4. Se tudo estiver certo, o pagamento é aprovado e o comerciante pode receber o dinheiro. O tempo para recebimento depende da forma de pagamento escolhida.

Todo esse processo leva uma questão de segundos para ocorrer.

Quais são as vantagens obtidas pelo gateway de pagamento presente na loja virtual?

  • É um meio para pagamento seguro: o gateway armazena os dados do cliente sob grande sigilo criptográfico. Isso permite um pagamento seguro, sem risco dos dados serem captados.
  • Acarreta em menos desistências durante a compra: quando o cliente é redirecionado para outra página, ele sente desconfiança para continuar com a compra. Isso não ocorre com o gateway.
  • Relação mais direta com os bancos e operadoras: não há presença de intermediário, o que ocasiona um processamento mais rápido da compra..
  • Custa muito menos: primeiro, você pode negociar taxas mais baixas para transações. Segundo, não há gastos com um serviço terceiro para gestão de pagamentos.
  • Maior independência para a sua loja virtual: você é quem toma as decisões no gateway de pagamento, como por exemplo, com quais adquirentes vai negociar.

Para quais tipos de negócio o gateway de pagamento é recomendado?

O uso de gateway de pagamento é recomendado para empresas que se permitem assumir os riscos de não ter um intermediário e ainda utilizam um sistema de gestão

Porém, é importante que faça uma ótima escolha no seu gateway de pagamento online. Você deve avaliar:

  • A segurança que é fornecida pelo meio de pagamento online;
  • O suporte que é oferecido durante o uso do gateway;
  • As formas de pagamento que são disponibilizadas no gateway;
  • Como é realizada a integração do gateway com a loja virtual.

Sabendo de todos estes pontos, pode ficar a dúvida: como escolher o melhor gateway?

Qual é a opção de gateway de pagamento ideal?

Para responder a esta pergunta, é necessário conferir quais são as necessidades da sua empresa e só assim, começar a busca por uma solução que atenda bem a essas necessidades.

Qual é a prioridade de seu negócio?

  • Automatizar as suas cobranças, não importando a forma de pagamento. Dessa forma, menos problemas com a cobrança recorrente, por exemplo;
  • Obter as menores taxas por transação, o que lhe permite economizar e praticar melhores preços para os clientes;
  • Ter total segurança na compra e oferecer essa mesma segurança para o cliente por meio de certificados e criptografia;
  • Integrar com um sistema de gestão através de uma poderosa API de pagamento, otimizando assim a sua administração de cobranças;
  • Ter todas as formas de pagamento mais populares que são praticadas no mercado, como cartão de crédito, boleto e Pix.

Essas são apenas algumas opções disponíveis para gateways. Cada empresa oferece uma nuance diferente e que pode atender melhor ao seu negócio, pesquise as melhores taxas e benefícios do mercado e escolha o seu.

Decida-se e sucesso!

Comentários