O Brasil é o quarto maior mercado de cuidados pessoais e beleza do mundo, segundo dados divulgados pela ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, segundo a Euromonitor International. Em outras palavras, se você quer saber como formalizar seu negócio de estética, saiba que esta é uma indústria muito promissora em nosso país, e seu negócio tem boas chances de obter uma boa rentabilidade.

Para entender como esse segmento está envolvido aqui, informações da Anvisa (também divulgadas em publicação no site da ABIHPEC) mostram que, em 2020, foram inauguradas 205 novas indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). Isso representa um aumento percentual de 7% em relação ao ano anterior.

Isso também ocorre porque os consumidores desse segmento procuram cada vez mais produtos e soluções para a pele. No primeiro semestre de 2020, as buscas por tratamentos faciais cresceram 13% e tendem a começar cada vez mais cedo, de acordo com outros dados da ABIHPEC.

No momento em que a pandemia estava no auge, as pessoas se cuidavam em casa. Agora, porém, com a possibilidade de receber atendimento profissional pessoalmente, eles tendem a buscar tratamentos estéticos mais avançados. Que, no entanto, produzam resultados mais significativos, que só podem ser obtidos em clínicas profissionais.

Então, é neste momento que você deve formalizar seu negócio de estética, explorar como montar uma clínica de estética e aproveitar o crescimento dessa indústria para ter seu próprio negócio.

Afinal oque é uma clínica de estética?

Em primeiro lugar, é necessário saber o que é uma clínica ou negócio de estética. No entanto, uma clínica de estética se trata de uma estabelecimento onde estão disponíveis serviços de cuidados com o rosto e o corpo em geral.

Além disso, vale ressaltar, quem nas clínicas sérias, estes serviços são realizados por profissionais qualificados, de forma manual ou com o auxílio de equipamentos específicos. Como, por exemplo, aparelho para peeling, laser, entre outros. Portanto, confira a seguir alguns exemplos de uma clínica de estética pode oferecer:

  • Drenagem linfática;
  • Esfoliação facial;
  • Limpeza de pele;
  • Massagem relaxante;
  • Massagem terapêutica.

No entanto, existem também os procedimentos considerados invasivos. Neste caso, podemos citar os seguintes como exemplo:

  • Bichectomia;
  • Harmonização facial;
  • Microagulhamento;
  • Peeling químico;
  • Preenchimento labial.

Quer sabe como formalizar seu negócio de estética?

Então, para formalizar seu negócio de estética de forma mais fácil, recomendamos que você siga os passos a segui!

Estabeleça um plano de negócio

Um plano de negócios é um documento que descreve os principais pontos de criação de uma empresa. Deve definir e descrever informações como:

  • Análise de mercado, concorrentes e fornecedores;
  • Formatos legais e tributários;
  • Investimento inicial;
  • Marketing, operações e planejamento financeiro;
  • Missão, Visão e Valores;
  • Objetivos de negócios;
  • O local de estabelecimento da empresa;
  • Uma descrição dos produtos e/ou serviços a serem oferecidos.

Separe todos os documentos necessários

Para formalizar seu negócio de estética, há uma série de etapas a seguir e fornecer a documentação necessária, incluindo o cumprimento da legislação sanitária. Portanto, registros e documentos de autorização são necessários para que o negócio funcione plenamente.

Por exemplo, a documentação identifica o tipo de empresa e em qual sociedade a clínica será registrada, por exemplo: Microempresa e LTDA – Sociedade limitada.

Ao definir esses pontos, as pessoas físicas poderão abrir o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas e como se cadastrar na junta comercial da sua cidade. Nesse sentido, os documentos exigidos são:

  • RG;
  • CPF;
  • CNPJ;
  • Cópia da ficha do cadastro nacional nos modelos 1 e 2;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia do IPTU do imóvel sede.

Além disso, pode acontecer a exigência de outros documentos, como: requerimento padrão; CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas e comprovante de inscrição do CNPJ no MEI, nacional, simples ou sociedade. Por fim, você entrará em contato com o departamento de vigilância sanitária de sua cidade para solicitar uma autorização.

Planeje a infraestrutura

A infraestrutura inclui todos os equipamentos que serão utilizados no local. Mas, além disso, as clínicas de estética precisam seguir a mesma orientação espacial física determinada pela Anvisa.

Por exemplo, o local onde serão realizados procedimentos estéticos e/ou paisagísticos deve ter área de no mínimo 10 metros quadrados e largura mínima de 2,50 metros. Contudo, o espaço pode acomodar até duas cadeiras, ou seja, 5 metros quadrados por cadeira.

Invista em materiais e equipamentos de qualidade

Os materiais e equipamentos que devem compor o seu negócio, exigem calma no momento da escolha. Assim, é necessário fazer uma boa pesquisa sobre a tecnologia mais recente e disponível, valor, suporte do fornecedor.

Portanto, o ideal inicial é selecionar os equipamentos necessários como armários, macas, mesas auxiliares. O empresário poderá então escolher equipamentos de beleza onde poderá investir mais recursos financeiros.

Além disso, procure informações detalhadas sobre produtos, dispositivos e tratamentos. Pois, isso é fundamental para o sucesso do seu negócio. No entanto, não se esqueça de manter seu orçamento ao comprar qualquer coisa para o seu negócio.

Forme uma equipe qualificada

Uma parte muito importante no momento de planejar a abertura de qualquer negócio de beleza é ter uma equipe que funcione. Então, você deve contratar uma equipe sólida, dedicada e qualificada, desde o atendimento ao cliente na recepção até profissionais capacitados na área.

Além disso, o primeiro passo é  definir quantas pessoas irão trabalhar e quais serão suas funções. Portanto, os profissionais podem ser, por exemplo: recepcionistas; auxiliares; esteticistas; coordenadores de serviço e técnicos responsáveis.

Além disso, procure valores e habilidades que se alinhem com a clínica durante as entrevistas com a equipe de recrutamento. É importante que você valorize profissionais que querem aprender e crescer nos negócios.

A estratégia de marketing é muito importante para o seu negócio

Com todas as etapas anteriores concluídas no prazo, podemos te passar o último passo de hoje, mas muito importante: é hora de iniciar a estratégia de marketing, que você deve ter definido no passo anterior, do plano de negócio.

Campanhas de marketing digital, incluindo o uso da internet e suas ferramentas para promover um negócio, são ótimas para divulgar uma empresa.

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