Decidir a melhor solução de cobrança para uma empresa é fundamental para o crescimento e saúde do negócio. Pois, escolhendo assertivamente seus meios de cobrança, é possível ter uma maior previsibilidade da receita da empresa e elaborar estratégias assertivas de finanças e gestão de clientes.

Atualmente, o sistema de cobrança recorrente – conhecido como assinatura recorrente – é a modalidade mais utilizada por empresas de serviços, pois permite uma melhor saúde financeira e escalabilidade para a empresa e maior praticidade para o cliente.

Além de permitir que vários meios de pagamento sejam utilizados – como boleto, cartão de crédito e débito em conta – e haja uma integração de pagamentos em uma única plataforma, através de um sistema de cobrança recorrente.

Porém, para explanar melhor o assunto, vamos apresentar aqui outras soluções e dicas para escolher a melhor cobrança para o seu negócio. Acompanhe!

Como escolher a melhor cobrança para o seu negócio

Veja alguns fatores que você precisa analisar antes de escolher a melhor solução de cobrança para a sua empresa:

  1.   Você precisa de apenas uma solução ou outros encargos: o sistema de cobrança precisa apenas fornecer os meios de pagamento e emitir a cobrança para os seus clientes ou outros recursos (como outros custos, taxas, etc);
  2.     O sistema de faturamento cobre todos os passos da gestão de cobrança? Uma plataforma de gestão para gerir a carteira de clientes e pagamentos, gateway de pagamento e tem uma conta embutida para recebimento de dinheiro ou você pode colocar uma externa? 
  3.     Qual o país e moeda no qual o sistema opera? Caso você precise fazer transações internacionais, é importante verificar se a plataforma suporta pagamentos em outra moeda. Verifique esse item no contrato de adesão do gateway.
  4.       Verifique também: se a plataforma possui integração com outros sistemas (e-commerce, por exemplo), se há suporte móvel, se a plataforma emite relatórios, etc. É importante que ela tenha:
  •  solução para gestão de assinaturas
  • gateway de pagamento com integração
  • relatórios específicos para o financeiro
  • conta para recebimento do pagamento no banco.

 A importância de escolher uma ou mais soluções de cobrança para o seu negócio

Escolher uma solução de cobrança envolve duas partes: a escolha do meio de pagamento e o sistema de faturamento.

Acredite, um levantamento feito pela Retail Reimagined, mostrou que pelo menos 70% dos brasileiros já desistiram da compra por não ter a possibilidade de pagar como queriam. 

Ou seja, empresas que oferecem facilidade de pagamento para seus clientes conseguem sobreviver no mercado e se destacam facilmente dos concorrentes que podem oferecer apenas uma opção de pagamento não usual.

Pensando nessa possibilidade, é importante que uma empresa adeque seu sistema de faturamento às necessidades dos seus produtos/serviços e ofereça flexibilidade na cobrança.

Por exemplo, se sua empresa oferece planos de internet, na qual seus clientes precisam fazer um pagamento todo mês pelo serviço, as opções de boleto bancário e débito em conta se mostram meios de pagamento práticos para o cliente e fáceis de aplicar em um sistema de cobrança recorrente, por exemplo.

Um passo importante que deve ser analisado ao escolher a solução de cobrança para o seu negócio

Para isso, além de escolher o meio de pagamento mais adequado para o seu negócio, é importante também pensar no sistema de faturamento que você irá usar. 

O sistema de faturamento acontece em 3 partes: plataforma de cobrança > gateway de pagamento > recebimento de pagamento na sua conta.

Por exemplo, ao escolher o meio de pagamento boleto bancário, você pode optar pela emissão através diretamente dos bancos ou escolher uma plataforma de cobrança com gateway de pagamento. 

Os bancos, atualmente, têm as taxas mais caras para a emissão e manutenção de boletos e, por isso, muitas empresas têm utilizado plataformas de pagamento que integram vários meios de pagamento, fazem a intermediação de dados entre os bancos, são menos custosas e liberam mais rapidamente o dinheiro para a sua conta.

Quando você não escolhe uma solução de cobrança adequadamente, você pode acabar investindo dinheiro e tempo desnecessariamente, sem retorno. Além de correr o risco de esperar meses – ou anos – para atualizar o seu sistema de faturamento e não acompanhar a velocidade do Mercado.

O sistema de cobrança recorrente

O sistema de cobrança recorrente é um sistema de faturamento que une todas as facilidades de uma gestão de cobrança eficiente em uma única plataforma. 

O sistema oferece vários meios de pagamento para o cliente (geralmente os 2 mais utilizados: boleto bancário e cartão de crédito, porém é possível encontrar opções com pix, débito em conta e outros), faz a intermediação com o banco e envia o dinheiro para a sua conta.

É recomendado principalmente para serviços de assinatura e outras empresas prestadoras de serviços, no qual é preciso que o cliente pague uma determinada quantia todo mês, em uma determinada data. A plataforma emite a cobrança de forma automatizada para o cliente e envia o dinheiro para a sua conta.

Uma solução de cobrança prática, muito menos custosa que os bancos (com mensalidade mínima) é muito vantajosa.

Galax Pay: O sistema de cobrança recorrente mais completo do mercado

O Galax Pay é completíssimo e oferece todas as vantagens que citamos anteriormente. Ela oferece gestão facilitada e efetiva de clientes e assinaturas, gateway de pagamento (com pix, cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta) com API de integração, emissão de relatórios personalizados e dashboards, emissão de NFS-e e, até emissão de contratos digitais gratuitamente.

Todos esses serviços por um preço único e acessível para a sua empresa.

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