Nada pior do que, ao fim do mês, receber uma conta de luz com valor alto para pagar, não é mesmo? Os gastos mensais de manter uma casa já são significativos, portanto, saber como economizar em alguns setores é essencial para conseguir guardar dinheiro mês a mês. A energia elétrica é um caso que pode ser mais fácil de economizar do que você imagina, basta apenas estar atento a algumas questões.

Neste post, mostraremos soluções práticas e simples para economizar energia elétrica, tanto na sua casa como em outros ambientes, como o de trabalho.

Primeiro passo: saiba quais são os equipamentos que gastam mais energia elétrica

O primeiro passo para começar a economizar energia elétrica é saber quais os fatores responsáveis por elevar o valor da conta de luz, que podem ser tanto hábitos cotidianos quanto aparelhos eletrônicos, por exemplo.

Existem vários equipamentos que, para funcionarem, gastam bastante energia, portanto, é essencial estar atento ao seu tempo de uso ligado para economizar. 

Entre os principais vilões de consumo energético estão:

    • Ar-condicionado;
    • Chuveiro elétrico;
    • Aquecedores portáteis;
    • Cooktop e forno elétrico; 
  • Vídeo game.

Preste atenção no tempo de funcionamento desses aparelhos e equipamentos. Ligar o chuveiro apenas quando for entrar no banho, tomar banho de maneira prática e objetiva, cozinhar de maneira organizada são apenas algumas dicas básicas que auxiliam na economia de energia elétrica. Quanto mais tempo esses aparelhos estiverem ligados, mais cara será a conta de luz no final do mês. 

A geladeira está entre os equipamentos que mais consomem energia elétrica. Fonte: Unsplash

Além dos aparelhos, cabe recordar que lâmpadas e sistemas de iluminação também podem ser responsáveis por uma conta de luz elevada. Portanto, dê preferência por lâmpadas econômicas, de LED, por exemplo. 

Hábitos de consumo podem ser ainda mais relevantes do que os aparelhos e as lâmpadas ⏤ por exemplo, utilizar a energia elétrica de maneira responsável e prática, sem deixar luzes acesas em ambientes em desuso, assim como aparelhos ligados sem necessidade ⏤, sendo práticas essenciais para alcançar a tão buscada economia de energia elétrica. 

Soluções práticas para economizar energia elétrica

Conheça algumas soluções para colocar em prática um consumo consciente de energia elétrica e conseguir uma economia na conta de luz. Comece pouco a pouco a introduzi-las no seu dia a dia; pequenas mudanças de hábitos podem gerar uma diferença relevante a cada mês!

Aproveite a iluminação solar

Quando o tema é economia de energia elétrica, o primeiro que vem em mente é não deixar luzes acesas sem necessidade em ambientes que ninguém está utilizando ou por um período muito longo. 

Para isso, o melhor a fazer é aproveitar ao máximo a iluminação natural, a solar. Durante o dia, mesmo que não esteja ensolarado, abrir venezianas e cortinas possibilita maior entrada de luz nos ambientes.

Aproveitar a iluminação solar. Fonte: Unsplash

Caso você sinta que, ao deixar as cortinas abertas, se perde a privacidade, a melhor alternativa são as cortinas translúcidas ou de tecido leve, pois permitem que a luz solar passe por elas e, ao mesmo tempo, exista um filtro entre o espaço interior e o exterior.  

Aproveitando a iluminação natural durante o dia, você terá que acender luzes apenas à noite, gerando economia de energia.

Para contribuir com a iluminação natural, ambientes claros podem ser chave, teto, paredes e piso de cores claras tornam o espaço ainda mais iluminado. O contrário acontece se pintados ou revestidos de cores escuras, pois escurecem bastante o ambiente. 

Atenção no banho

Outra dica clássica, muito mencionada pelos pais aos filhos, extremamente relevante para economizar energia elétrica e água é: evitar banhos demorados. O chuveiro elétrico é o aparelho responsável por grande parte do gasto elétrico e de água de uma casa, portanto, é necessário estar atento ao seu tempo de uso.

Além do tempo utilizando o chuveiro, regular a temperatura da água também pode colaborar bastante para a economia. Quanto mais quente, maior será o consumo de energia elétrica. Por conta disso, durante o verão, por exemplo, diminua a temperatura.

Substitua lâmpadas e aparelhos antigos

Atualmente existem diferentes tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, que vão desde as incandescentes tradicionais, com consumo energético elevado, LED e outras opções com novas tecnologias, que garantem maior economia. É comum que as mais econômicas tenham preço superior em relação às convencionais, porém, valem o investimento, pois, além de maior economia, têm durabilidade bastante superior. 

Lâmpadas são responsáveis por grande parte do valor da conta de luz. Fonte: Unsplash

Além de lâmpadas, eletrodomésticos antigos também podem ser o motivo de um consumo energético maior do que o normal. Isso acontece porque tais equipamentos, tais como geladeiras, consomem mais energia elétrica do que modelos atuais.

A dica é, quando comprar eletrodomésticos novos, verificar que venham com o Selo Procel de Economia de Energia. 

Crie uma rotina saudável em casa  

Uma rotina saudável, que envolve a todos da casa, além de bem-estar e maior qualidade de vida, pode também ser sinônimo de economia de energia elétrica. 

Pode até soar inusitado, porém o aproveitamento diurno, tanto ao ar livre quanto em um ambiente interior bem-iluminado naturalmente, passa a refletir na economia de energia elétrica. 

À noite, hábitos que evitem a exposição a telas de aparelhos, como celular e TV, e dar preferência por meia-luz nos ambientes, também podem gerar economia, além de melhorar a qualidade do sono.  

Envolver a família neste processo de mudança de hábitos é essencial para uma economia energética duradoura. Ser exemplo para os demais é essencial, pois a atitude de um pode motivar os outros a seguirem o mesmo caminho.

Contrate um eletricista

Pode acontecer que, mesmo tomando cuidado com todos os fatores mencionados anteriormente, o consumo de energia elétrica ainda continue elevado. A razão disso comumente está relacionada com algum problema elétrico nas instalações do lugar.

Para solucionar este problema, também como outros aspectos, contar com um profissional é essencial. 

Hora de começar a economizar

Seguindo estas dicas simples, economizar energia elétrica pode se tornar algo mais fácil do que se imagina. Desta maneira, além de equilibrar as contas do lar, você também estará colaborando para o bem do planeta!

Para resolver detalhes sistemáticos do tema, como obter a 2ª via da fatura, realizar a troca de titularidade ou conhecer os canais pelos quais pode entrar em contato, confira este conteúdo específico sobre como resolver a vida na Light

Caso ainda esteja na etapa de busca de um novo lar, confira estes apartamentos à venda em Goiânia, com certeza você encontrará o lugar ideal para começar esta nova fase da vida.

Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.

Comentários