Powered by Rock Convert

O Peer to Peer (P2P) é a forma mais rápida e econômica para obtenção de crédito para o seu empreendimento

Se você tem uma empresa e trabalha com a venda a prazo, seja ela feita por meio do cartão de crédito ou do crediário próprio certamente já deve ter precisado de crédito extra para manter as finanças e o próprio empreendimento em ordem.

Às vezes você nem mesmo vende a prazo, mas por uma baixa no caixa, ou pela necessidade de uma retirada que acabou prejudicando o seu capital acabou precisando de crédito, ou melhor ainda, o negócio vai de vento em polpa e você precisa expandir ainda mais o seu empreendimento.

Não importa bem o negócio ou o motivo pelo qual o crédito é necessário, mas vez ou outra, até mesmo sob as melhores administrações a utilização de crédito é necessária. Mas como conseguir crédito para o seu empreendimento de maneira rápida?

Vantagens e desvantagens

Antes de você decidir buscar uma forma de obter crédito frente a alguma instituição financeira para o seu empreendimento é preciso que você saiba quais as vantagens e desvantagens dessa prática para avaliar se a sua atual necessidade compensa tanto pelo bônus quanto pelo ônus.

Dinheiro em caixa garante maior economia:

Quando o empreendedor ou mesmo o cliente final tem dinheiro em caixa para a compra de um determinado insumo ou matéria prima pode acabar economizando e muito, além de poder pleitear descontos junto ao seu fornecedor.

Em 2017 o presidente interino Michel Temer sancionou uma lei que autoriza que comerciantes possam cobrar valores divergentes em relação a um mesmo produto de acordo com o meio de pagamento de seu consumidor.

Habitualmente o pagamento a vista tem um custo melhor e no momento do pagamento você ainda pode solicitar descontos. Alguns estabelecimentos podem adotar o menor valor para o pagamento a vista e ainda oferecer 5% a 10% de desconto.

Por isso quando você opta por pagar a vista, as chances de economia são maiores e dado os tempos de crise em que vivemos uma maneira de economizar não deve ser desperdiçada.

Melhor controle dos gastos:

Quando você tem dinheiro em caixa para realizar as compras o seu controle financeiro tende a ser maior. Veja, quando você adota o pagamento no cheque com os seus fornecedores ou uma nota promissória, no mês seguinte você terá de cobrir estes gastos comprometendo o seu orçamento futuro.

Quando você realiza o pagamento à vista sabe quanto pode comprometer com cada necessidade da empresa. Imagine gastar com insumos e matéria prima porque estavam em promoção e comprometer o gasto com o tributário ou a mão de obra?

Principal Desvantagem

Uma das principais desvantagens do empréstimo é sem dúvida os juros cobrados pelas instituições financeiras. Por conta das altas taxas cobradas é preciso que o empreendedor/empresário esteja certo de sua solicitação e que principalmente que terá recursos para pagá-la.

Caso por ventura você não consiga pagar o empréstimo solicitado a sua empresa pode acabar endividada o que caso não seja solucionado pode levá-la à falência.

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens de solicitar crédito para a sua empresa pode avaliar melhor a real necessidade desta injeção de recursos no empreendimento.

Abaixo você encontra as melhores maneiras e as mais rápidas de obter crédito caso, segundo a sua avaliação, seja a melhor opção para a sua empresa.

BNDES

O BNDES possui as taxas de juros mais convidativas para empresários que buscam recursos para o seu empreendimento

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, é uma das opções de empréstimo com a menor carga tributária, contudo, as chances de aprovação são diminutas, mas vale a tentativa pelo custo final do empréstimo para o empresário.

O BNDES faz o empréstimo para empresários com receita bruta não superior a R$ 300 a R$ 350 mil reais por ao. Os valores emprestados podem ser usados para a compra de matéria prima, insumos e manutenção e expansão do empreendimento por meio do financiamento do capital de giro.

Peer to peer

O peer to peer ou P2P é relativamente novo no país e consequentemente não é muito utilizado. Como o nome sugere o peer to peer consiste no empréstimo de pessoa para pessoa sem intermediação de instituições financeiras que encarecem todo o processo.

Ao contrário de uma grande agência ou instituição financeira que possui altos custos de manutenção, o P2P é feito totalmente on-line, interligando quem precisa de investimento com quem deseja investir.

Além de toda a praticidade de ser feito por meio da internet, essa modalidade de empréstimo pode sair, segundo dados comparativos, até 70% mais barato que o empréstimo tradicional.

Não tendo toda a burocracia de uma instituição financeira convencional, mas nem por isso deixa de ser igualmente segura tanto para quem solicita o empréstimo quanto para quem de fato empresta, uma vez que o investidor tem acesso a todos os dados e informações do empresário e de seu empreendimento.

Instituições financeiras particulares

A forma mais comum para obter crédito para a sua empresa é por meio do empréstimo junto a instituições financeiras particulares.

Embora a taxa de juros cobrada nestes casos não seja das mais convidativas, é possível que o empresário tenha acesso a dicas e informações importantes que o ajudem na melhor gestão do capital injetado, bem como possa contar com todo o apoio da instituição financeira.

Algumas instituições financeiras possuem programas de crédito especial para pequenos empresários que podem acabar tendo taxas de juros menores e mais convidativas para quem precisa de crédito para o empreendimento, mas que deseja economizar ao máximo principalmente no que diz respeito à tributação.

Dicas para que você tenha uma boa experiência com o crédito

Uma dica de ouro para quem precisa de um empréstimo para o empreendimento, mas não quer se afundar ainda mais em dívidas é pesquisar as melhores opções de acordo com a realidade da sua empresa e com as possibilidades de pagamento que ela possui.

Com as melhores opções na mão faça simulações e veja qual melhor se adéqua a realidade da empresa e ao seu poder para quitação da dívida.

Outra dica que pode ser considerada uma dica de ouro é saber precisamente o seu fluxo de caixa, quanto entra e quanto sai da empresa para tão somente ai determinar quanto pode ser comprometido com as parcelas do empréstimo obtido.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares