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Qual é a melhor rede social para encontrar, conquistar e interagir com clientes? Entenda como o Instagram pode colaborar com a sua empresa.

Segundo pesquisas recentes, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce ano após ano. Isso pode ser impulsionado por diferentes fatores, como o grande número de usuários ativos e os constantes investimentos que resultam em melhorias no aplicativo. Sabendo disso, é de se esperar que muitas empresas apostam alto em deixar sua marca em evidência por lá.

Neste artigo, vamos explicar o que o Instagram tem a oferecer para quem deseja usá-lo de maneira profissional, além de dar dicas importantes para um melhor desempenho na rede.

Instagram: o que ele oferece?

O aplicativo em si é prático, diversificado, divertido e atraente. Artistas, anônimos, marcas, pequenos e grandes negócios podem criar espaços únicos e se relacionar com milhares de outras contas o tempo todo.

Apesar do Instagram ter o poder de impactar o mundo real de maneira significativa, por muito tempo os resultados só podiam ser medidos pelo número de seguidores, curtidas e comentários.

Até que, há poucos anos atrás, foi lançado o Instagram for Business, revolucionando assim a relação entre empresas, clientes e o aplicativo por permitir o uso profissional, planejado e bem-sucedido de perfis empresariais, posts patrocinados e métricas.

Instagram: como criar um perfil?

  • Nome de usuário
  • Escolha um nome curto, adequado e claramente relacionado à sua empresa ou marca;
  • Evite nomes parecidos com outros já registrados na rede social, mesmo que alguém já tenha “pego” o nome desejado por você;
  • Seja original, mas sem fugir da ideia principal.
  • Imagem de perfil
  • Preze pela boa qualidade da imagem;
  • Certifique-se de usar uma imagem no tamanho certo;
  • De preferência, use o logo já conhecido e mantenha a identidade visual.
  • Biografia
  • Informe sobre sua empresa de maneira clara e organizada;
  • Escreva corretamente, certificando-se de passar a mensagem certa;
  • Escolha um link útil para inserir neste lugar de destaque da sua página.

Instagram: como criar uma conta empresarial?

Para usar os recursos especialmente projetados para uso profissional, é preciso primeiramente possuir uma página empresarial (não um perfil) no Facebook e então vinculá-la ao Instagram.

No menu de configuração do Instagram, selecione “Alternar para perfil comercial”. Em seguida, vincule a sua página empresarial do Facebook.

Feito isso, revise as informações da empresa, incluindo o contato e o endereço, faça as devidas alterações e conclua o processo.

Note que existem algumas condições para ter uma conta empresarial no Instagram. Caso encontre dificuldades, entre em contato com o suporte do aplicativo.

Instagram: como administrar uma conta empresarial?

Já vimos algumas vantagens do aplicativo e como criar uma conta específica para uso profissional, mas isso é apenas o básico – é preciso explorar as funcionalidades e tirar o máximo das possibilidades do Instagram. Veja abaixo 5 aspectos em que você deve investir para ter melhores resultados:

Interações

Na sua opinião, que tipo de página empresarial vale a pena seguir nas redes sociais? Aquelas quase inativas, que só postam informações básicas? Aquelas que só respondem os/aos clientes de maneira padronizada? Ou aquelas que tiram dúvidas e conversam com seus seguidores?

Uma empresa interessada nas necessidades e opiniões dos clientes e ciente da importância de estar presente nas redes não só se destaca, como conquista as pessoas, visto que boa parte da concorrência costuma abandonar as redes ou postar raramente, levando à perda de interesse dos seguidores e não valendo o “follow”.

Sabendo disso, invista em usar filtros, efeitos e hashtags de maneira equilibrada nas postagens da empresa. Seja ativo também por comentários, curtidas e respostas relevantes para seus clientes e sua marca, expandido sua presença no Instagram.

Postagens de qualidade

No Instagram, há espaço para postagens profissionais, informativas e descontraídas – essa é uma característica que deve ser bem explorada. Mas como?

Se certifique de ser pontual, objetivo e completo na hora de informar seus clientes. Cuidado para não errar datas, horários e locais. Caso tenha dúvidas a respeito de algo que queira postar, faça uma breve pesquisa antes.

Além disso, pense bem antes de compartilhar opiniões e preferências pessoais na página da empresa. Sabemos que certos temas podem gerar debates e desconforto nos seguidores, portanto opte por se expressar em suas páginas pessoais, separando as duas imagens – a sua e a da empresa.

Bons resultados nas redes sociais empresariais estão diretamente relacionados ao planejamento detalhado.

Planejamento

Talvez o melhor jeito de administrar uma página seja por seguir um planejamento fixo semanal, mensal ou anual. Para ser relevante, ativa e interessante, a página não precisa postar todos os dias, mas sim de maneira estratégica.

Usar de estratégia envolve posts bem elaborados, contextualizados e certeiros. Uma imagem bem editada junto com uma legenda simples e objetiva pode ter um efeito muito melhor do que várias imagens postadas ao longo do dia, e isso pode ser comprovado com base na avaliação das métricas de cada postagem.

Uma dica é estar atento a datas comemorativas, feriados e eventos, planejando postagens para esses períodos, assim os seguidores perceberão a atividade regular da página e podem ser atraídos para sua marca no momento certo.

Vantagens para seguidores

Conteúdo de qualidade com certeza atrai e mantém seguidores. Mas para convertê-los em clientes, nada mais oportuno do que oferecer descontos e condições especiais para quem fica ligado nas postagens da empresa.

Fazer esse tipo de investimento também envolve planejamento para conseguir atingir seu público no momento certo e gerar resultados positivos para sua marca, afinal, não se trata apenas de dar brindes ou conseguir algumas interações, mas de fortalecer a presença e a relevância da empresa nas redes sociais, mostrando aos seguidores que vale a pena seguir a página.

Divulgação

Feito todo o trabalho de criação da página e planejamento de posts, é preciso investir em trazer clientes de outras redes e tornar o Instagram da empresa conhecido. Isso pode ser feito por meio da divulgação da conta e dos posts de maneira regular em outras páginas empresariais, como no Facebook ou no blog.

Outra opção interessante é incluir links das redes sociais da empresa em materiais como panfletos e placas, pois isso certamente chamará a atenção das pessoas e as levará até as páginas.

Mas, para isso dar certo, não tenha pressa. Elabore e organize a página, poste conteúdo relevante e então atraia seguidores. Dessa forma, o trabalho feito não será em vão, pois os clientes que chegarem até o Instagram da empresa terão motivos para acompanhá-lo.

De fato, o Instagram oferece muitas vantagens e possibilidades aos seus usuários. Sendo essa uma das redes sociais mais populares atualmente, a empresa que domina a ferramenta sem dúvidas pode ser muito beneficiada pela interação com o público, pelo conhecimento de mercado adquirido e pela popularização da sua marca.

Achou o artigo útil? tem alguma dica sobre Instagram para empresas? Fale para nós na seção de comentários!

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