Powered by Rock Convert

Até o dia 30 de abril de cada ano, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 anuais devem declarar o imposto de renda. Esse imposto incide sobre a renda ou proventos de qualquer natureza e o seu contribuinte pode ser pessoa física ou jurídica.

O que é a declaração do IR?

A declaração de imposto de renda nada mais é do que do que um documento fornecido pela fonte pagadora às pessoas físicas ou jurídicas, no qual constam os valores sujeitos à retenção de imposto de renda na fonte.

Com base nela, a Receita Federal irá analisar a veracidade das informações prestadas pelo contribuinte e apurar se ele possui débitos ou créditos a receber.

Os informes de rendimento são importantes para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual (DIRPF), pois eles trazem um resumo dos rendimentos obtidos ao longo do ano, como valores depositados em conta-corrente ou poupança, rendimentos em aplicações financeiras, dentre outros.

Fique atento!

Os bancos podem disponibilizar o informe de rendimentos impresso, nos caixas de teleatendimento ou via internet banking. Eles não costumam enviar o informe de rendimentos por e-mail, por questões de segurança. Tome cuidado com fraudes!

É importante preencher corretamente a declaração de imposto de renda para evitar “cair na malha fina”, ou seja, ter algum dado considerado como omitido, contraditório ou equivocado pela Receita Federal.

Fique atento ao prazo para envio da declaração de imposto de renda para evitar multas. Para agilizar o procedimento, você pode acessar o informe de rendimentos pelo site do banco.

O Banco Santander disponibiliza um informe de rendimentos completo em seu site. É muito fácil acessá-lo, veja como neste passo a passo:

Powered by Rock Convert

1° Passo: acesse o site do Santander

Primeiramente, é necessário acessar o site do Santander e digitar no campo “pessoa física”, no canto superior direito da tela, o número do CPF. Em seguida, clique em “OK”.

Note que a consulta é disponibilizada apenas no site do Santander, ou seja, não é possível consultar o informe de rendimentos pelo aplicativo do banco.

2° Passo: digite sua senha de acesso

Na próxima página, digite sua senha de acesso e clique em “acessar”.

3° Passo: consulte seu informe de rendimentos

A seguir, o seu informe de rendimentos já estará disponível para consulta. Basta clicar em “consulte aqui”.

Segui o passo a passo e não consegui acessar o informe de rendimentos. O que devo fazer?

Caso o informe de rendimentos não seja imediatamente disponibilizado, clique em “conta corrente”, no lado esquerdo da tela. Em seguida, clique em “informes de rendimento”, no campo “informes e consultas”.

Também é possível consultar o informe de rendimentos no campo “utilidades”, o último do lado direito da tela. Em seguida, vá em “informes e consultas” e “informes de rendimento”.

O informe de rendimentos será disponibilizado e poderá ser impresso, salvo em PDF ou enviado por e-mail.

Viu como é fácil? Agora é só juntar o informe de rendimentos à Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda.

Você pode encontrar mais conteúdos sobre educação financeira em nosso blog!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares