Powered by Rock Convert

Confira dicas para conseguir economizar e poupar dinheiro todo mês, mesmo ganhando pouco.

Muitos brasileiros não conseguem controlar seus gastos financeiros.

Muitas das desculpas por gastar toda a grana do mês são relacionadas aos baixos salários. A justificativa de muitas pessoas é que ganham pouco dinheiro e por isso não conseguem poupar, e por isso cada vez mais reclamam da situação e sempre estão adquirindo novas dívidas.

Apesar de algumas pessoas conseguirem guardar algum dinheiro todo mês, a maioria delas não sabe realmente como economizar. São indivíduos que não entendem a importância de ter um orçamento financeiro controlado e criar uma reserva financeira de emergência para possíveis imprevistos ligados a saúde ou outras questões importantes.

Sim, economizar não é fácil, mas com uma dose de esforço e entendimento e analisando os seus gastos é possível conseguir poupar dinheiro, mesmo ganhando pouco. Confira algumas dicas para economizar dinheiro e poupar um pouco do seu salário no fim do mês! Leia:

Anote todos os seus gastos!

Esse é o primeiro passo. É simples, para ter controle do seu dinheiro, você precisa ter noção do que faz com ele. Como as pessoas saem gastando sem limites todo o mês, sem anotar ou controlar seus gastos, elas acabam gastando mais do que ganham e se enrolando.

Para ajudar nessa dica, é possível recorrer a planilhas financeiras ou para um aplicativo de finanças pessoais, meio mais fácil e eficiente para gerenciar todos os seus gastos e identificar onde você está gastando sem a real necessidade.

Saiba quais são os seus ganhos e gastos mensais

Depois de começar a registrar todos os seus ganhos e gastos, você passará a ter uma noção mais completa de como administra o seu dinheiro e conhecerá efetivamente quanto você ganha e principalmente, quais são os seus gastos essenciais no mês.

Esse passo é essencial para saber exatamente o quanto você ganha e como você gasta. Use um gerenciador financeiro para anotar suas receitas e despesas em tempo real, nestes serviços é possível analisar todos os seus gastos.

Se reeduque financeiramente

Depois registrar todos os gastos e saber quais são os essenciais, é hora de fazer um corte de despesas. Faça uma análise sobre as suas despesas e com toda certeza, você irá encontrar gastos supérfluos ou em excesso que podem ser cortados ou reduzidos.

Busque mudar seus hábitos de consumo diário. A reeducação financeira é essencial para conseguir controlar os seus gastos e se planejar para poupar. Gastos básicos mensais como energia elétrica e água podem ser reduzidos com algumas ações simples.

Estipule metas

Depois de conseguir cortar os gastos desnecessários, estabeleça metas de gastos referentes a cada uma das categorias de despesas que você possuir. Uma boa meta, por exemplo, é definir gastar metade da sua renda líquida com os gastos essenciais.

Use o método 35-15, utilize 15% para os gastos prioritários como aluguel, internet, luz e água e os outros 35% para gastar com lazer, roupas e as outras demais categorias de despesas.

Defina o valor que você deseja poupar todo o mês

Depois de conseguir controlar seus gastos e estipular metas, defina o valor que você pretende poupar todo mês. O ideal, a princípio, é conseguir poupar entre 10% e 15% do seu salário e ir aumentando a porcentagem na medida que a situação financeira for melhorando.

E o mais importante, por mais que você extrapole em seus gastos não gaste o dinheiro reservado para a poupança, use a quantia reservado para gastos com lazer, por exemplo, a não ser que seja um caso de real necessidade, como um problema de saúde.

Pague todas as suas contas no mesmo dia

Muda a data do vencimento de todas as suas contas para o mesmo dia, isso facilita o pagamento e o controle já que você paga tudo na mesma data e pode passar o resto do mês mais tranquilo.

Desapegue do cartão de crédito

Usar o cartão de crédito é uma ferramenta muito utilizada para acumular dívidas. Para poder se acostumar com seus gastos e facilitar sua reeducação financeira, tente começar a pagar suas contas à vista, no dinheiro ou no débito.

Faça uma lista e compare os preços dos alimentos em supermercados diferentes

Antes de fazer comprar, anote tudo o que você precisa e cumpra fielmente a lista, não compre nada supérfluo ou desnecessário. Compare os preços entre diversos mercados, para conseguir gastar menos.

Use a regra dos 3 dias

Para evitar gastar com qualquer coisa, use a regra dos 3 dias. Antes de comprar um produto, você deve esperar 3 dias para decidir se a comprar é realmente necessária. Depois de três dias, a vontade inicial já terá passado e você terá a noção mais real do quanto você precisa comprar aquele produto.

Se você conseguir esperar mais tempo para fazer a compra é ainda melhor, com isso você também pode analisar melhor e gastar menos na hora da compra.

Compre roupas usadas

Essa é uma boa dica para quem gasta muito com roupas. Existem diversos sites que permitem a venda de produtos usados, além de diversos outlets e brechós espalhados pela cidade.

Use a regra dos 10 segundos

Essa é mais curta do que a regra dos três dias, mas tem a mesma intenção. Sempre que você pegar algum produto, pensando em comprá-lo, pare, conte até 10 e se pergunte novamente se você realmente precisa comprar o item.

Controle as suas saídas com amigos

Um dos mais gastos supérfluos mais comuns dos brasileiros são as saídas para bares e baladas com amigos. É possível estabelecer um gasto limite ou limitar o número de saídas, buscando opções alternativas e mais baratas, como fazer um happy hour em casa.

Cozinhe em casa e deixe de comer fora

Comer fora de casa todo dia faz com que você gaste mais dinheiro. Busque fazer suas refeições em casa, assim você irá economizar com idas em lanchonetes e restaurantes. Além disso, você ainda tem o benefício de melhorar a sua alimentação.

Busque comparar os pacotes de internet

Compare os preços de pacotes de internet e escolha o que tem melhor custo-benefício para conseguir economizar e não ter de cortar esse serviço que passou a ser tão essencial nos dias de hoje.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares