Está querendo começar um negócio em 2022, mas não sabe muito bem o que fazer? Ou até sabe, mas quer ter certeza?

Então, este conteúdo é para você! Com as dicas que trouxemos, você vai conseguir desenvolver sua empresa com mais segurança e sem erros.

Até porque, não existem tantas chances para errar. Se você tiver problemas, pode ficar rapidamente para trás da enorme concorrência que existe. Para se ter uma ideia, o empreendedorismo cresceu muito no Brasil durante a pandemia.

Não é motivo para desistir! É só um sinal de que você precisa se preparar melhor para se sair bem desde o início. 

5 dicas de como começar um negócio de sucesso

Para começar seu negócio em 2022, você precisa seguir algumas etapas importantes, como citamos antes.

A dica é não pular nenhuma fase e se dedicar bastante em cada um. Assim, ao fim do processo, você terá mais segurança de que sua nova empresa vai ter sucesso. Acompanhe abaixo!

1. Entenda bem o que você quer fazer

Na hora de abrir um negócio, é fundamental escolher algo que você queira realmente fazer.

Veja bem: empreender é sua chance de se realizar profissionalmente e pessoalmente, de se sentir feliz com o seu trabalho.

Muita gente se preocupa, primeiro, com o lucro que o negócio pode dar. Porém, essa não é uma boa tática. A empresa pode ser imensamente lucrativa, mas se você não tiver prazer em trabalhar com ela, será um fracasso.

Até porque, com o tempo, seu entusiasmo para trabalhar vai minguar. Um empreendedor sem estímulo se dedica pouco e, daí para a frente, há grande chance de prejuízos.

Pense nisso! Para começar um negócio em 2022, avalie o que você gosta de fazer e que poderia se tornar um empreendimento. 

2. Pesquise seu mercado local

A segunda coisa que você precisa fazer é analisar o seu mercado local. Como a sua região reagiria ao seu negócio? Que setor tem demandas não atendidas, ou um grande público para você atender?

Essa avaliação é importante para você saber, inclusive, quem serão seus concorrentes. Existem situações em que outras empresas estão tão bem estabelecidas, que fica difícil competir com elas.

Claro, você pode se arriscar nessa competição. Mas não sem antes ter segurança de que o mercado da sua região tem capacidade de absorver o seu serviço.

3. Escolha o melhor modelo de negócio

Existem vários tipos de negócio para você abrir. Os principais são um negócio aberto do zero e a franquia.

A vantagem de um negócio novo é que você vai poder montar ele “com a sua cara”. Ele terá tudo que você imagina para a sua empresa, produtos e modo de fazer.

Mas esse tipo de empreendimento é mais trabalhoso. Afinal, você vai precisar definir desde o modelo da empresa até o passo a passo do seu dia a dia.

Então, neste caso, estude bastante e se prepare para dedicar um bom tempo ao planejamento, antes de sequer cogitar iniciar o seu negócio em 2022.

Já uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já trabalha no mercado. O Burger King, por exemplo: as unidades da lanchonete são franquias, espalhadas hoje pelo mundo.

Significa, então, que empreendedores compraram uma franquia e tiveram a permissão de trabalhar com a marca em suas lojas. 

Para isso, eles receberam todo o planejamento da empresa, e só precisaram colocar esse plano em prática. É um processo mais rápido, porque não é preciso planejar a empresa do zero, você só executa os processos.

Outro atrativo de uma franquia é que a marca do seu negócio já será reconhecida. Logo, será mais simples atrair clientes.

Além disso, as franqueadoras, que são as donas das marcas, oferecem suportes para o empreendedor. Assim, em caso de problemas ou dúvidas, você poderia entrar em contato com a empresa para ter apoio.

Vale a pena comparar os dois modelos, de negócio novo e franquia, e ver qual combina melhor com o seu perfil. E aí, caso sejam as franquias, você poderá avaliar várias opções de marcas, para escolher em qual investir.

4. Converse com as pessoas

É sempre bom ouvir opiniões de fora. Podem ser dos seus amigos, parentes, de outros franqueados (caso você escolha uma franquia) etc.

Não quer dizer que você deverá levar tudo ao pé da letra, claro. Sempre existirão pessoas que vão duvidar do seu sonho de empreender e colocar dificuldades para fazer você desistir.

Porém, opiniões variadas também podem ajudar a ver coisas que você não percebeu. Por exemplo: talvez você tenha uma característica que se destaca para todo mundo que convive com você. Você nunca deu atenção a essa característica, mas vendo que ela atrai, pode pensar num novo modelo de negócio para abrir. 

Ao mesmo tempo, pode ser que as pessoas tragam insights e percepções do mercado, que vão ajudar você a se planejar e começar seu negócio em 2022.

5. Planeje sua vida financeira

Por último, mas não menos importante: se planeje! Com cuidado! A organização da sua vida financeira precisa ser minuciosa, para você ter segurança de iniciar sua empresa.

Entenda primeiro quanto você tem para investir. Realmente. Você teria que vender um carro? Obter um empréstimo?

Essas são boas saídas, mas é preciso entender que são casos que vão “tirar” coisas de você. Se você vender um bem para financiar seu negócio, ficará sem ele. Ele é essencial para você?

No caso do empréstimo, ele será uma dívida para você pagar ao longo do tempo. Ela não poderá afetar as finanças do seu negócio, nem seu orçamento pessoal.

Aliás, será essencial separar suas contas de casa das contas da empresa. Se o empréstimo for para abrir o negócio, o dinheiro do negócio deverá pagar por ele. Se você tirar do seu orçamento doméstico, pode ter problemas para pagar as contas e vai adquirir novas dívidas.

Então, muito cuidado! Planeje suas finanças para o curto, médio e longo prazo na hora de abrir seu negócio. Será mais seguro assim.

Seguindo todos os passos que listamos para você, será mais simples começar um negócio em 2022. E principalmente: com mais chance de sucesso! Se dedique à sua análise!

Comentários