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Crowd Marketing

O crowd marketing é uma opção que deve ser considerada pelo franqueador na hora de lançar campanhas de alcance nacional

Em tempos de individualismo, quem diria iniciativas de cooperação tem prosperado. Cada vez mais pessoas têm se juntado para fomentar e investir em projetos por meio da colaboração ou por meio do financiamento coletivo. Mas por que estamos falando sobre isso?

Para que você entenda o movimento de colaboração que vem surgindo dentro das franquias, resolvemos começar com o crowdfunding para explicar o contexto da colaboração entre franquias que pode ser sintetizado por crowd marketing.

O crowdfunding e a participação coletiva

O crowdfunding nada mais é do que a famosa vaquinha que estamos habituados a fazer no trabalho, na faculdade, em nossa vida.

O crowdfunding por conceito, pode ser definitivo como o fomento de uma ideia por meio do investimento voluntário de um grupo de pessoas.

O crowd é a possibilidade de tirar do papel idéias inovadoras (às vezes nem tanto) por meio dos recursos de quem acreditou nessa ideia, conceito, produto.

Mas se você está pensando que a colaboração dentro das franquias é cadastrar a ideia dos franqueados em um site de crowdfunding, bom, não é exatamente isso, mesmo que no final vocês possam acabar recorrendo a sites assim para angariar recursos.

Colaboração dentro das franquias.

A colaboração como forma de inovar

Com a colaboração de todos os franqueados é possível ter mais recursos para campanhas maiores

Pelo exemplo do crowdfunding sabemos que a força que temos juntos é muito maior do que a força individual que temos sozinhos

Com a força dos franqueados é possível fazer pela empresa muito mais do que se cada um fizesse ações individualmente.

Por exemplo em sentido macro, para então entrarmos no conceito que defendemos no começo, o conceito de crowd marketing.

Você é o detentor de uma marca que possui franquias em todo o Brasil e deseja lançar uma nova campanha de alcance nacional.

Por que ignorar todo a riqueza cultural e o conhecimento de mercado e público que os seus franqueados possuem?

Por se tratar de uma campanha de alcance nacional todas unidades da sua franquia serão afetadas por esse publicidade. Por que então não permitir que participem do seu processo de criação?

Afinal, o que você poderia ter pensado como uma super campanha para a região na qual fica localizada a sede da empresa, pode não ter o mesmo impacto, ou em casos extremos por questões culturais, ter impactos negativos em outras regiões do país.

E a partir do momento que você permite que participem de processo de desenvolvimento das campanhas de marketing de alcance nacional, eles podem investir recursos para o pagamento final do veículo, ou veículos onde será veiculado, ou ainda participar do processo de criação do produto a ser veiculado.

Como implementar a coparticipação em minha rede de franquias?

Bom, o primeiro passo é setorizar em grupos os franqueados por regiões onde suas unidades estão instaladas.

Por exemplo, todos os franqueados da Zona Nordeste em um único grupo. Esse grupo, graças às tecnologias de informação que possibilitaram modernizar a antiga vaquinha poderá ser reunido em um grupo de WhatsApp ou Facebook.

O ideal é que cada região seja setorizada.

Você como franqueador a partir de então tem duas opções

  • Participar de todos os grupos setorizados ou fazer com que um dos integrantes de cada grupo seja voluntariamente (tente nunca delegar estas funções, voluntariamente às chances de captar talentos mais aptos para determinada função são maiores) adicionado ao grupo de marketing da franqueadora para que possa captar as melhores ideias do grupo macro.
  • Ou a segunda opção, mais indicada por nós e que não impede que você também adote a primeira: você participa de todos os grupos setorizados, uma vez que talvez o feeling do negócio só possa estar com você. Talvez algum franqueado tenha uma ideia brilhante no grupo da região Sul do país mas que não foi tida como tal pelo representante de marketing desta determinada região.

Quando as campanhas a serem lançadas forem de grande alcance, como no nosso exemplo, (campanha nacional) o ideal é que você consulte os representantes de todas as regiões.

Se a campanha a ser desenvolvida for setorizada para apenas uma região consulte apenas quem a integra.

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