Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar sobre CNH popular, CNH social ou CNH gratuita? Está pesquisando sobre a CNH Social 2019 e quer saber os requisitos? Então acompanhe a leitura deste artigo e encontre as informações que precisa.

Tirar CNH no Brasil

Tirar uma CNH é o desejo de praticamente todo jovem que alcança a maioridade, mas nem sempre é possível. Isto porque há diversos gastos, não só com a emissão do documento, mas também com o Curso de Formação de Condutores.

Para tirar a primeira habilitação, o candidato deve passar por exame médico e psicológico, passar por aulas teóricas, práticas e ser aprovado em prova teórica e prática. Todo o processo custa hoje em média R$ 2 mil.

É claro que, com este alto valor, muitas pessoas acabam não conseguindo realizar este sonho. Não por acaso, as notícias sobre CNH Social 2019 são tão buscadas no Google.

CNH Social

Há algum tempo, tem-se falado sobre a CNH Social como um programa de governo para pessoas de baixa renda. Contudo, não existe programa do governo federal que incorpore a CNH como um dos benefícios.

A emissão da CNH é de competência do Detran de cada estado, que pode legislar sobre programas disponíveis em sua área de competência. A CNH Social já foi praticada em alguns estados, e seu objetivo foi de oferecer a habilitação para dirigir de forma totalmente gratuita àqueles que não possuíam condições de custear este serviço.

Cuidado com as fake news sobre a CNH Social 2019

Ao procurar sobre CNH Social 2019, infelizmente você encontrará muitos sites com notícias falsas. Como falamos anteriormente, não existe um programa do governo federal que garanta a CNH Social, e fica à critério de cada estado criar o seu. Porém, encontramos esclarecimentos de diferentes estados sobre golpes que vêm circulando.

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) possui o projeto Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social, no qual a concessão do documento na categoria B é totalmente gratuita e destinada a jovens de baixa renda. Contudo, o último período de inscrição foi em 2017.

Em Minas Gerais também há um programa chamado Programa CNH Popular, mas a iniciativa é privada. O Detran/MG esclarece que não possui nenhum vínculo com o programa e que não possui projeto de CNH Social.

O Detran da Paraíba disponibilizou, em 2016, 1.500 vagas. O critério para inclusão era ser beneficiário do Programa Bolsa Família. Não há até o momento, porém, processo de CNH Social 2019 aberto. O Detran alerta, inclusive, para golpe que tem circulado na internet, e esclarece que quando houver nova abertura do programa, será amplamente divulgado.

O Detran do Maranhão realizou também, em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), o programa CNH Jovem. Foram 2 mil beneficiados em 205 e 3 mil em 2016. Os critérios para entrada foram estar cursando o Ensino médio ter entre 18 e 21 anos de idade. 50% das vagas foram concedidas para as melhores notas no Enem e foi realizado sorteio para os outros 50%. Até o momento, contudo, não há previsão para reabertura do programa.

O Detran Amazonas ofereceu, em 2017, programa de concessão de 10 mil vagas para a CNH Social, em parceria com o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Amazonas (SINDCFC-AM). Os critérios usados foram ser maior de 18 anos, morar no Amazonas há pelo menos dois anos, estar inscrito no CadÚnico e ter renda familiar de até 3 salários mínimos ou estar desempregado há mais de um ano.

Porém, não há previsão de abertura da CNH Social 2019, e o Detran/AM também emitiu nota sobre fake news circulando no WhatsApp em novembro de 2018.

O Detran de São Paulo não conta com programa de CNH Social. A única gratuidade oferecida é para a segunda via da CNH em caso de perda por desastre natural, como enchente e deslizamento de terra.

São muitas notícias falsas circulando na internet, então, para garantir a veracidade, o melhor caminho é procurar o Detran de seu estado. Só eles poderão garantir a existência ou nçao de um programa para a CNH Social 2019.

Para saber mais sobre o CNH Social, procure o Detran de seu estado

CNH Social 2019: Inscrições e requisitos

Não identificamos até o momento nenhum programa de CNH Social 2019 em aberto. Porém, nos locais em que ele já ocorreu, o critério unânime foi a baixa renda. Além disso, em alguns lugares, o bom desempenho escolar também foi fator diferencial. Se você ainda não possui sua CNH, fique de olho nos canais de comunicação de confiança e aguarde a possível abertura do programa em seu estado.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o. Para mais conteúdos como este, continue nos acompanhando. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou quiser compartilhar sua opinião, escreva aqui embaixo nos comentários.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares