Powered by Rock Convert

Certamente, em algum momento, o investidor iniciante irá se deparar com a sigla “Cetip”, que se refere a uma instituição que é muito importante para o mercado de renda fixa.  Ela atua como centralizadora do mercado financeiro, ao registrar, custodiar e liquidar títulos privados.

A Cetip beneficia tanto instituições financeiras quanto investidores, ao proporcionar agilidade e segurança às negociações. Sua tecnologia e infraestrutura são fundamentais para o funcionamento do mercado.  Se você ficou interessado, saiba agora o que é a Cetip e qual a sua relação com a taxa CDI!

O que é Cetip?

A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) é uma instituição privada fundada em 1984, que atua como integradora do mercado financeiro, proporcionando segurança e praticidade na emissão e compra de títulos privados.

Anteriormente, as transações financeiras envolvendo títulos eram realizadas de forma física, por exemplo, através da emissão de papéis e liquidação de cheques. Com a Cetip, essas transações começaram a ser realizadas em um ambiente eletrônico.

Cabe ressaltar que ela é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Banco Central, o que aumenta a sua credibilidade.

Em 2017, a Cetip se juntou com a BM&F Bovespa, o que deu origem à B3(Brasil, Bolsa e Balcão).Naquele mesmo ano, ela se tornou a 5ª maior bolsa de valores do mundo, com o valor de mercado de 13 bilhões de dólares. Além disso, a Cetip é a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina.

O que a Cetip faz?

A Cetip realiza o registro, que garante que um determinado ativo está registrado em seu nome; a custódia, que é a guarda de diversos títulos e a liquidação financeira, mediante o qual é certificado que o ativo está disponível e pode ser transferido de proprietário. Tudo isso ocorre através de uma estrutura tecnológica.

Outra função da Cetip é assegurar que, se a instituição que emitiu o título “quebrar”, haverá o ressarcimento pelo Fundo Garantidor de Crédito. É importante mencionar que a Cetip não atua com títulos públicos federais, isto é, Tesouro Direto, que ficam à cargo do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).

Qual é a relação entre a e o CDI?

Os bancos não podem fechar com saldo negativo, e para evitar isso, realizam transações interbancárias pelo prazo de um dia, após o qual a quantia e devolvida com juros e correção. Esse empréstimo é lastreado por um documento chamado Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Muitas aplicações em renda fixa utilizam como referência uma média dos juros praticados nas transações interbancárias, denominada taxa CDI.  Desse modo, aCetip   realiza várias negociações em um ambiente eletrônico, dentre elas, as que envolvem o CDI.Por ser responsável por esse registro, ela é capaz de calcular a taxa CDI vigente no dia, que pode ser consultada no portal da Cetip.

No site, também é possível calcular o rendimento daqueles investimentos que a utilizam como referência e visualizar o histórico dos valores dessa taxa nos anos anteriores.

Gostou? Você pode encontrar mais conteúdo sobre mercado financeiro em nosso blog!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares