Na busca pela independência financeira ou aumento do patrimônio, os investimentos certamente são um importante aliado para alcançar esses objetivos.

Mas, em um primeiro momento, a rica diversidade de alternativas para se investir pode até assustar, de tão vasta que é. 

Por isso, existem empresas — chamadas de research ou casa de análise independente — especializadas em examinar e recomendar as melhores opções para os investidores.

Vamos entender melhor o que são essas casas de análise independente, como elas podem nos ajudar com os investimentos e quais são as mais conhecidas do mercado.

Casa de análise independente: definição

Em primeiro lugar, é preciso saber que há uma diferenciação entre uma casa de análise em geral e uma casa de análise independente.

Em comum, todas buscam oferecer conteúdo ao seu público por meio de análises, relatórios, recomendações e até material educacional, seja por textos ou vídeos. Enfim, tudo que possa ajudar na decisão de investimento da forma mais simples, didática e direta possível.

Assim, enquanto vamos nos familiarizando com o mundo dos investimentos, já é possível ter acesso à informação qualificada para escolher aonde alocar nosso dinheiro.

No lado das diferenças, podemos dizer que é comum uma research ser um dos negócios de qualquer instituição ligada a finanças, como bancos tradicionais, de investimentos, corretoras e até empresas de seguros, por exemplo.

Todavia, no caso de uma casa de análise independente, não existe um vínculo com essas empresas, atuando unicamente com a venda de seus conteúdos. 

Devido a essa característica, esse tipo específico de research depende exclusivamente do bom desempenho de suas assinaturas. Por outro lado, ela está “livre” de possíveis conflitos com outros negócios, como de corretagem, do qual as casas de análise em geral estão sujeitas, sendo um grande diferencial.

Além disso, com o aumento de investidores na Bolsa — atualmente são 4 milhões de pessoas — houve um crescimento do número de casas de análise independente, significando mais opções disponíveis ao público.

Quais são as vantagens de assinar com uma casa de análise?

Como já mencionado, as opções de investimentos são várias. Atualmente, são mais de 450 empresas e mais de 360 fundos imobiliários listados na Bolsa. Mas agregando outras categorias, a lista vai ainda mais longe.

Considerando isso, fazer o mapeamento das melhores opções seria um verdadeiro trabalho para qualquer investidor. 

Felizmente, as casas de análise surgem justamente como uma solução nesse caso. Afinal, elas contam com uma estrutura e profissionais qualificados justamente para fazer as análises e trazer o conteúdo “mastigado” para os assinantes.

Ao mesmo tempo, a variedade de materiais é suficiente para auxiliar nas tomadas de decisão. Em geral, as assinaturas oferecem relatórios por escrito, mas também canais de mensagem exclusivos, cursos, conteúdos em vídeo, lives especiais, plantões de dúvidas, entre outros suportes.

Assim, enquanto não contamos com o conhecimento ou a confiança necessária para trilhar o mundo dos investimentos sozinhos, sempre cai bem um auxílio de quem sabe mais. Afinal, por que não acompanhar a análise de um especialista com experiência de mercado, certo?

Quais são as melhores casas de análise independente?

Em síntese, as melhores casas de análise independente são as seguintes:

Empiricus: É a research com mais assinantes atualmente, com mais de 450 mil clientes. Conhecida pelo seu estilo de marketing agressivo, ambicioso e polêmico, a Empiricus encabeçou a nova onda de casas de análise independente, sendo a mais velha do grupo. Conta com opções de assinaturas para interessados em day trade, longo prazo, criptomoedas entre outras.

Suno: Grande rival da anterior, a research se destaca pelo seu forte apelo educacional, contando com o seu portal de notícias e diversos e-books gratuitos para atrair potenciais assinantes. Conta com opções de assinaturas para variados tipos de investimentos com foco no longo prazo.

Nord: Formada por ex-membros da Empiricus, é a mais nova do grupo. Ainda assim, já alcançou um patamar parecido com as demais em um curto período de tempo. Em suma, esse rápido crescimento se deve ao time de especialistas, que reúne muitos nomes consolidados no mercado financeiro e um estilo de comunicação mais “pé no chão”. Conta com opções de assinaturas para variados tipos de investimentos, também com foco no longo prazo.

Vale lembrar que essas são as principais casas de análise do mercado, mas não as únicas. Assim, é importante pesquisar todas as informações possíveis, bem como as opiniões de quem utiliza os serviços, justamente para encontrar a casa de análise ideal, cujo estilo de comunicação combine melhor com você.

Autoria:

Victor Rodrigues
Redator no Guia do Investidor e formado em Economia pela PUC SP.

Comentários