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Os cartões de crédito e débito podem ser muito úteis no dia a dia, porém, devemos ter alguns cuidados para que eles não acabem causando problemas. Dados de 2008 indicaram inúmeras reclamações dos clientes desses cartões sobre cobranças indevidas em suas faturas.

Apesar dos cartões magnéticos utilizarem as melhores tecnologias de segurança que possam existir, o consumidor ainda corre risco de ação de falsificadores e fraudadores com diversos mecanismos. Alguns cuidados devem ser tomados para a segurança do usuário.

Diferenças entre cartão de crédito e débito

A diferença entre o cartão de crédito e débito está em como você usa o dinheiro. O cartão de débito para ser utilizado é necessário que tenha saldo em conta, ao realizar a compra. Você passará o cartão e digitará a senha onde o valor da compra será imediatamente debitado da sua conta no banco. Esse saldo pode incluir limites de crédito do cheque especial, por exemplo, porém, se você não tiver saldo na conta o valor não será debitado e você não conseguirá efetuar a compra.

O cartão de crédito permite ao usuário utilizar um dinheiro que ele ainda não possui, devido a uma linha de crédito que é pré aprovada, incluindo juros, anuidade e tarifas para que o cartão possa ser utilizado. É possível você ter linhas de crédito e uso do débito no mesmo cartão.

Dicas de como evitar problemas

Se acaso você sair de casa e não for utilizar o seu cartão deixe-o em casa. A utilização do cartão é algo pessoal e intransferível, não anote a senha junto do cartão nem repasse para qualquer pessoa. Caso ocorra um assalto ou roubo e a senha esteja junto com o cartão, isso facilitará com certeza o seu uso indevido, podendo causar consequências ao proprietário do cartão.

Compras

Evite fazer compra em lojas e estabelecimentos desconhecidos utilizando o cartão. No momento da cobrança nunca tire de vista a máquina que você irá passar o cartão e não permita que o atendente saia de sua vista com seu cartão nas mãos.

Mesmo tendo todos os cuidados necessários com seu cartão de crédito e débito, se acaso você notar alguma cobrança indevida, o correto é entrar em contato imediatamente com a administradora do cartão e contestar o pedido ou solicitar o estorno. Se mesmo assim você não conseguir resolver o problema, procure um Órgão de Defesa do Consumidor da sua cidade para registrar a queixa.

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Se por fim o seu caso ainda não for solucionado, faça um Boletim de Ocorrência que deve conter as informações da hora do furto, do roubo ou extravio e a hora do registro da ocorrência. Entre em contato com um advogado de sua confiança, aí o seu problema será resolvido facilmente com certeza.

Compras internacionais

Ao realizar compras em viagens ao exterior, ou em sites que estão com o domínio fora do seu país, saiba que o valor das compras e saques será convertido para o dólar americano, porém, será cobrado na fatura em reais. Essa taxa de conversão do dólar para o real será de acordo com a data fixada no contrato, tenha atenção.

Existe também a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras. O consumidor deve ter atenção na alíquota de IOF que incidirá sobre os gastos realizados com cartão de crédito e comparar aos custos se o pagamento for efetuado por outros meios, como o cartão de débito, cartão pré-pago, entre outros, para verificar se outras opções não seriam mais vantajosas no momento da compra.

Quando você for viajar, é interessante avisar a sua administradora do cartão com antecedência, devido ao fato de que operações diferentes das habituais podem passar por um procedimento de análise para checagem de informações por questão de segurança.

Os cartões de crédito e débito podem ser muito úteis no dia a dia, porém, devemos ter alguns cuidados para que eles não acabem causando problemas.

Pagamento

Toda movimentação realizada no cartão por um período determinado é enviado na fatura todo mês. Entre as informações que constam na fatura, estão a data de vencimento, valor do pagamento total, valor do pagamento mínimo, encargos do contrato e limites de crédito.

O Procon-SP alerta aos usuários de cartão de crédito que se a fatura não chegar em sua residência até a data de vencimento, o usuário deve entrar em contato com a administradora e se informar sobre outros meios de pagamento. Se acaso o atraso no recebimento da fatura for frequente, o consumidor deve entrar em contato com o órgão de defesa do consumidor e comunicar o ocorrido.

Se acaso houver valores lançados de maneira indevida, o consumidor deve pedir que a administradora esclareça a cobrança, assim que o erro for constatado, ele pode solicitar o cancelamento da cobrança indevida imediatamente na fatura que irá pagar. Se o pagamento da fatura for feito com algum atraso é permitido a cobrança de 2% do valor total mais encargos de contrato que devem ser informados previamente na fatura.

Perda e roubo do cartão

Caso ocorra a perda ou o roubo do cartão de crédito e débito, o consumidor deve comunicar a administradora do cartão imediatamente e solicitar o bloqueio ou cancelamento do cartão. Logo em seguida é preciso fazer o registro de um Boletim de Ocorrência. Procure sempre anotar o número do protocolo quando fizer uma solicitação a administradora do cartão.

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