Uma das formas de impulsionar as vendas do seu negócio é por meio de campanhas promocionais.

Datas comemorativas, como o Natal e a Black Friday Brasil, são momentos ideais para promovê-las, uma vez que os consumidores estão mais dispostos a adquirir o seu produto ou serviço.

Entretanto, para que uma campanha consiga ter sucesso, é fundamental que ela conte com preparação e organização.

O planejamento feito com antecedência permite que o gestor anote todos os detalhes que precisam ser considerados, organize um cronograma de ações e tenha tempo de sobra para lidar com imprevistos.

Para facilitar o seu planejamento, o texto abaixo apresenta algumas estratégias que irão auxiliá-lo na montagem da campanha para o seu empreendimento.

Definindo objetivos

O primeiro passo é definir quais são os objetivos da sua campanha. Definir metas ajudará você a analisar não apenas o que precisa ser feito para que ela obtenha sucesso, mas também os resultados após o seu fim.

A sua campanha pode ter objetivos diversos: aumentar a participação no mercado, apresentar inovações de um produto, fidelizar os seus clientes, diferenciar a sua marca dos concorrentes, esvaziar o seu estoque de forma rápida, apresentar-se para novos consumidores…

Apenas a partir dessa definição, o restante do seu planejamento poderá ser construído de maneira mais direcionada e assertiva.

Montando o cronograma

Além das metas, é necessário determinar quais serão as ofertas e o tempo de duração da campanha.

Os descontos precisam ser reais e a campanha deve ser transparente com o consumidor, para que ele não se sinta enganado e realmente dê o valor necessário ao que está sendo oferecido.

Caso esteja com o estoque cheio de determinado produto, uma estratégia é utilizar gatilhos mentais, como a ideia de escassez. Isso cria um sentido de urgência no consumidor e o atrai para a compra.

Analise seus possíveis clientes e veja quais necessidades e desejos de consumo a sua campanha pode satisfazer.

Com isso tudo listado, a sua equipe pode elaborar um cronograma de ações, que irá guiar a realização das atividades necessárias.

Crie um calendário de divulgação que inclua o tempo necessário para que sejam produzidos os conteúdos e o design necessários antecipadamente.

Organização e logística

O plano de vendas pode ser perfeito, mas ele de nada adianta se você não preparar uma estrutura que seja capaz de suportá-lo.

É necessário que você planeje e se organize para que a logística de atendimento atenda o fluxo de vendas que se projeta para o período.

Por exemplo, se a campanha está direcionada para a venda em lojas físicas, é preciso assegurar que o estoque delas esteja abastecido.

No caso das vendas online, a preocupação é com o servidor em que o site está hospedado, que deve ser o suficiente para lidar com o fluxo de visitantes, proporcionando a melhor experiência possível para o usuário.

Outra dica é procurar diversificar os métodos de pagamento, facilitando a vida do consumidor e incentivando-o a comprar. Por isso, é interessante disponibilizar métodos como transferência bancária, cartão de crédito e débito, PIX, mb way e outros.

Divulgação

A divulgação é uma peça chave da sua campanha, já que as pessoas precisam conhecer o que você tem a oferecer e saber quais são as características da sua promoção ou evento. Por isso, quanto mais plataformas apresentarem a campanha, maior serão as chances de sucesso.

Todos os canais são válidos, desde que sejam adequados para o público que você quer atingir. Redes sociais, sites e blogs de negócio e até o contato com influenciadores digitais são algumas das formas de conquistar essa divulgação.

Mas não esqueça que a mídia offline, como bancas digitais, outdoors, backbus e painéis eletrônicos também são uma excelente forma de divulgação

Conclusão

Como foi visto ao longo desse artigo, uma campanha promocional necessita de diversas etapas para ter sucesso. E é essencial seguí-las adaptando ao seu objetivo e negócio.

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