Powered by Rock Convert

Afinal, o que é boleto de cobrança?

É um título, onde o consumidor se compromete a pagar uma exata quantia para, assim, ter o direito a obter determinado produto ou serviço. Nesse documento, necessariamente, devem vir impressos o nome do banco que receberá o pagamento, o nome da empresa ou comerciante (pessoa física ou jurídica), valor a ser pago, juros, tarifas e multa que podem incidir se houver atraso, indicação de quais agências pode ser feito o pagamento, data do vencimento e o código de barras. Após o vencimento, é necessário gerar a segunda via para realizar o pagamento.

Para emitir este tipo de título, basta a pessoa física ou jurídica ter uma conta corrente em algum banco e pedir junto a sua agência uma carteira de cobrança.

Boleto ainda é umas das formas de pagamentos mais utilizadas no país.

Segundo a Febraban, a taxa de bancarização no país atingiu o patamar de 89,6% no ano de 2015. Esses dados representam um avanço no sistema bancário ao mesmo tempo que diminui a importância do boleto bancário (ou boleto de cobrança) nas transações financeiras, em virtude dos cartões de crédito e de débito.

Uso do boleto em compras

Todo mundo sabe que fazer compras com o cartão de crédito é muito mais prático. Agora o que poucas pessoas têm conhecimento é que ao realizar compras com boleto, o consumidor e a empresa têm algumas vantagens, como maiores descontos e menores custos, respectivamente.

Powered by Rock Convert

Vantagens do boleto

Além de maiores descontos e menores custos na relação de compra e venda, a utilização do boleto ainda traz outros benefícios tanto para o cliente quanto para a empresa.

  • Segurança: pois o cliente não precisa informar muitos dados na hora da compra, e a empresa, recebe o pagamento sempre à vista independente ou não de crédito;
  • Dinheiro mais rápido na conta: no boleto, o pagamento é transferido quase de forma instantânea para a conta da empresa, já nas transações realizadas com cartão de crédito, o tempo pode ser de 15 até 30 dias para que o pagamento fique disponível na sua conta;
  • Baixas taxas cobradas: a diferença chega a mais de 100% com relação ao cartão de crédito.

Desvantagens do boleto

  • Compras quase sempre só são aceitas à vista;
  • O produto só é enviado para o cliente quando a loja tem certeza que o cliente pagou o boleto;
  • Mais fácil haver desistência da compra.

Boleto não registrado

Vamos falar primeiro do boleto não registrado, que por sinal está com os dias contados, pois a Febraban determinou a sua extinção do mercado brasileiro a partir de 2017. Este tipo de título é emitido diretamente pela empresa ao consumidor e o banco só toma ciência da sua existência no exato momento que esse documento é pago.

É uma operação menos burocratizada, com custos menores, já que a empresa só precisa pagar uma taxa relativa ao valor do boleto que for pago. Porém, o risco da ocorrência de um calote aumenta substancialmente e em caso de inadimplência esses tipos de títulos não podem ser protestados.

Boleto registrado

É o tipo de título que a empresa gera e envia ao banco para que este faça o registro de todas as informações necessárias no arquivo: data de vencimento, taxas de juros, multa, valor do pagamento, caf, entre outras. Uma taxa é cobrada por cada boleto emitido e, caso o consumidor fique inadimplente, o banco pode enviar o nome dele para os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Envia para a gente e seja sempre bem-vindo (a).

Powered by Rock Convert

Comentários