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Os royalties correspondem ao pagamento feito pelo franqueado ao detentor da marca.

Quando você busca implementar uma franquia é submetido primeiramente a um processo seletivo por parte da franqueadora. Processo este onde todos os interessados em integrar a rede conhecem a marca de perto, o seu grupo responsável pelo desenvolvimento e expansão de franquias e muitas vezes o franqueador, detentor da marca.

Esse processo de seleção e aprovação não costuma ser longo mas é nele que você como futuro franqueado deve tirar todas as suas dúvidas e de fato conhecer a marca a qual também em breve representará.

Os custos de uma franquia.

Abrir uma franquia embora possa parecer apenas como a implementação de um modelo de negócio já sacramentado no mercado, demanda muito mais do franqueado do que ele imagina em um primeiro momento.

É justamente por isso que é preciso que você como franqueado conheça a marca e o seu posicionamento de mercado antes de ingressar em um processo seletivo para ser o próximo membro da rede, tentando desta maneira evitar possíveis litígios futuros.

Assinatura do contrato de implementação de franquia.

Quando falamos de franchising estamos falando de uma marca onde o seu detentor (o franqueador) cede o direito de exploração a um terceiro por ele habilitado (o franqueado) em troca do pagamento dos chamados royalties (os royalties é o nome dado ao pagamento periódico feito pelo franqueado ao franqueador pelo uso da marca e do modelo de negócio por ele criado).

No momento da assinatura do contrato você deve realizar o seu primeiro pagamento a franqueadora referente a sua inclusão na rede de franqueados.

Esse valor não é um valor fixado pela lei das franquias. Sendo extremamente variável, uma vez que leva em consideração os gastos que a franqueadora terá com o novo franqueado de maneira preliminar, para que ele possa abrir a sua unidade e começar a operar.

São considerados neste valor os gastos com workshops que você fará (workshops de capacitação e conhecimento da história empresa) treinamento para um melhor relacionamento com os fornecedores dentre outras coisas.

Este valor também leva em consideração o tempo de contrato, a presença da marca no mercado, a sua fama e a sua reputação diante do público.

Por conta destes e ademais custos de implementação e manutenção da sua unidade de franquia é preciso que você tenha plena certeza de seu ingresso na rede. Isso porque os gastos preliminares são expressivos.

Tenha conhecimento

Sobre todos os processos e posições da empresa bem como tenha autoconhecimento suficiente para decidir qual a melhor opção para você antes de ingressar de fato na implementação de um negócio.

A partir da implementação e início das atividades, o franqueado passa a pagar ao franqueador os chamados royalties pela exploração do modelo de negócio por ele criado.

O valor dos royalties

A forma como os royalties serão calculados deve estar discriminado no contrato assinado entre franqueado e franqueador.

O valor que você pagará a partir do momento que a sua franquia estiver operando ao franqueado assim como a tarifa paga inicialmente para implementação costumam variar bastante, levando em consideração alguns preceitos determinados pelo próprio franqueador.

Uma das modalidades mais praticadas para a cobrança dos royalties é através do desconto sobre o valor total faturado no período.

Exemplo

A sua unidade teve um faturamento bruto (valor total que entrou em caixa sem nenhum desconto, nem tributário nem operacional) no valor de 150 mil reais.

No contrato de implementação de franquia foi definido que a alíquota paga seria de 10% do valor faturado por mês. Desta maneira, neste exemplo, você deveria por conta dos royalties o valor de 15 mil reais ao franqueado.

Essa modalidade de cálculo pode parecer à primeira vista prejudicar o franqueado que tem o valor a ser pago descontado do valor bruto, sem que seja levada em consideração os custos operacionais.

Outra modalidade: Desconto sobre a receita líquida.

Nesse caso, ao contrário do nosso primeiro exemplo, se a sua unidade teve um faturamento de 150 mil reais e teve um gasto operacional de 30 mil (os gastos que você tem que são descontados do faturamento bruto para determinar a chamada receita líquida de faturamento vai depender do contrato que rege a relação entre franqueador e franqueado, em alguns casos o cálculo dos royalties é feito depois do desconto dos gastos operacionais -aluguel e folha de pagamento- e/ou gastos tributários) esse valor será descontado antes do cálculo.

Desta forma o pagamento será de 12 mil reais (na alíquota de 10%). Nessa modalidade de cálculo as alíquotas para o pagamento dos royalties acabam sendo mais altas que a alíquota cobrada para o desconto sobre o faturamento bruto. Isso acontece muitas vezes pela falta de controle da franqueadora sobre o faturamento líquido da franquia, fazendo com que a cobrança seja mais elevada.

Outra opção: Cálculo feito sobre compras.

Outra opção de cálculo também pouco convencional mas utilizada por muitas franqueadoras é o cálculo dos royalties feito sobre as compras que o franqueado realiza com os fornecedores por ela discriminados.

Nessa modalidade de pagamento o franqueado paga uma das frações mais altas de alíquota uma vez que o valor das compras é ínfimo em relação ao valor de venda dos produtos adquiridos.

Embora seja tida com uma das opções mais caras para o cálculo dos royalties a primeira vista, esse método garante certa autonomia de operação para o franqueado visto que ele não precisa abrir a sua receita para o franqueador.

Última opção: Cálculo por meio de percentual

Outra opção que também pode ser adotada para fazer o cálculo do quanto será pago ao detentor da marca é feito por meio de um percentual pré-estabelecido sobre o número de unidades vendidas. Caso a sua empresa venda mil produtos e a alíquota for de 10%, cem unidades serão pagas a franqueadora.

O pagamento mínimo por mês ao franqueador também pode ser utilizado conjuntamente ao cálculo de royalties e visa garantir que caso a empresa não prospere e não tenha inicialmente boas receitas o franqueador receba igualmente do franqueado, não dependendo desta forma das variáveis do mercado.

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