Powered by Rock Convert

A emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é fundamental para quem está procurando um emprego. Nela, constam os registros de trabalho, pagamento de benefícios previdenciários e outros direitos trabalhistas.

Para emiti-la, é necessário, antes, agendar a sua emissão. O procedimento é gratuito e pode ser realizado online.

Quem perdeu a Carteira de Trabalho por alguma razão também está sujeito ao agendamento. Nesse caso, a emissão também é gratuita, contudo, a documentação exigida é diferente.

Saiba agora quais são os requisitos para agendar a emissão da Carteira de Trabalho.

Quem pode solicitar a emissão da CTPS?

Pode solicitar a emissão da Carteira de Trabalho qualquer pessoa com idade superior a 14 anos. Ressalte-se que o menor de 14 anos não precisa estar acompanhado pelo responsável.

Veja agora, passo a passo, como fazer o agendamento da emissão da Carteira de Trabalho:

1° passo: acesse o Sistema de Atendimento Agendado no site do Ministério do Trabalho e Emprego

Basta entrar neste link: http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam

Você deverá informar qual o seu Estado, município e o tipo de agendamento desejado (emissão de Carteira de Trabalho brasileiro/estrangeiro), além de preencher o código de segurança. Ao final, clique em “prosseguir”.

2° passo: selecione data e horário de atendimento

Na próxima tela, será aberta uma lista de municípios e unidades de atendimento na sua região, bem como os períodos disponíveis.

Você deverá selecionar a unidade de atendimento mais próxima, e, em um ícone semelhante a um calendário, escolher o dia e o horário desejado.

3° passo: informe seus dados

Após, você deverá informar seus dados: CPF, data de nascimento e telefone para contato. Mais uma vez, será necessário digitar o código de segurança e clicar em “agendar”.

Pronto! Seu agendamento foi feito!

Note que o agendamento online pode não ser disponível no seu município. Nesse caso, será necessário se dirigir a uma Agência do Trabalhador ou ligar na central de atendimento, no número 156, opção 9.

Cabe ressaltar que têm preferência no atendimento gestantes, lactantes, aqueles que estiverem acompanhados por crianças de colo, idosos (idade superior a 60 anos) e pessoas portadoras de deficiência.

O prazo para entrega da Carteira de Trabalho é de 15 dias úteis, contados a partir da solicitação. Ela é retirada na Agência do Trabalhador, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h.

Quais são os documentos necessários para a emissão da CTPS?

Para a emissão da 1ª via da CTPS, na data agendada, é necessário apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): CPF, RG (não é aceita a Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento.

Já para a emissão da 2ª via da CTPS, é preciso apresentar esses documentos, e, também, o boletim de ocorrência e a numeração da CTPS anterior.

Será dispensado o boletim de ocorrência quando a motivação para a emissão da 2ª via da CTPS for a sua inutilização ou o preenchimento completo. Nesse caso, é necessário levar a CTPS antiga.

Viu como é fácil? Você pode encontrar mais conteúdo sobre mercado de trabalho em nosso blog!

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares