Abrir um negócio na pandemia é uma oportunidade para crescer enfrentando uma concorrência menor.

Se você pesquisar por abrir um negócio na pandemia, vai encontrar dados que podem ser desanimadores.

Por exemplo: 10% dos pequenos negócios abertos durante a pandemia fecharam as portas antes de completar cinco meses.

Mas vale a pena ter atenção. A porcentagem é baixa se considerarmos os 90% que continuam atuando, não é mesmo?

O ponto é que existem vários benefícios de se abrir um negócio em um momento de crise. Desde que ele faça parte de um bom mercado e seja planejado em detalhes, tem tudo para dar certo. Continue lendo para saber mais!

4 vantagens de abrir um negócio na pandemia

Na hora de abrir um negócio, você precisa tomar alguns cuidados. Assim, vai poder aproveitar dos benefícios de iniciar o próprio negócio, inclusive em momentos como a pandemia. 

Afinal, mesmo que a pandemia esteja estabilizada, ela ainda não acabou, e seus efeitos ainda são sentidos por toda a Economia. Dessa forma, é fundamental se preparar para o processo de iniciar e cuidar da empresa.

Por isso, antes de falarmos das vantagens de abrir um negócio na pandemia, aqui vão algumas dicas:

  1. Escolha um negócio com o qual você quer trabalhar, para manter o entusiasmo;
  2. Seja realista com o quanto você pode investir sem prejudicar sua vida financeira;
  3. Pesquise bem seu mercado local, para ter a segurança de que seu negócio tem potencial nele;
  4. Planeje todos os detalhes da empresa antes de iniciar o trabalho.

Dito isso, vamos aos benefícios de você abrir seu negócio agora mesmo!

Oportunidade para se planejar

Um momento de crise pode ser a oportunidade perfeita para se planejar. Porque sabendo dos “perigos” de se investir, você vai ter cuidado redobrado em pensar no seu negócio.

Isso vai ajudar a definir detalhes para seu empreendimento se desenvolver bem desde o início.

Novas demandas dos consumidores

Durante a pandemia, os consumidores desenvolveram novas demandas. O delivery, por exemplo, que antes era muito comum para alimentação apenas, se tornou ainda mais presente em serviços variados. Como supermercado, limpeza de carros e spa em casa

Ou seja, abrir um negócio durante  a pandemia pode ser uma opção interessante para suprir o que os consumidores precisam. 

Espaço para crescer durante a crise

Infelizmente, momentos de crise levam várias empresas a fecharem as portas. De 2020 a 2021, 600 mil empresas pararam de atuar no Brasil.

Porém, isso acaba por se tornar uma vantagem para novos negócios. Se há menos concorrência no mercado, há uma grande chance de as empresas iniciantes chamarem a atenção do consumidor.

Negócio estruturado no pós-pandemia

Apesar de a pandemia estar demorando a passar, as coisas vão voltar ao normal em algum momento. A Economia deve se estabilizar, as empresas vão voltar a gerar empregos etc.

Esse tipo de recuperação é interessante para os negócios. Até porque, isso deve aquecer o consumo e favorecer o lucro dos empreendedores.

Ao abrir uma empresa ainda durante a pandemia, você vai estar preparado para esse momento de retomada. 

É mais simples dar direção aos negócios quando ele já está bem estabelecido. Especialmente se comparado a começar do zero e tentar criar uma clientela com várias outras empresas surgindo juntas. 

Afinal, durante bons momentos da Economia, diversas empresas abrem as portas, aumentando a competição. Mas se seu negócio já estiver bem desenvolvido neste período, vai se sobressair.

Franquia é opção segura para abrir negócio!

Existem dois modos principais de abrir um negócio: começar do zero e iniciar uma franquia. Entre as duas, uma franquia é a opção mais segura.

Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos atuando. Por outro lado, essa porcentagem sobe para 23% nos negócios novos.

Ou seja, as empresas franqueadas têm mais chance de sucesso. E isso acontece por diversos motivos.

Começando pelo fato de que uma franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe no mercado. O McDonald’s, Subway, O Boticário e outras grandes marcas que você conhece, por exemplo, são franquias.

Isso significa que uma empresa desse tipo oferece os mesmos serviços e produtos das demais unidades da marca. É algo que facilita o reconhecimento pelo cliente e dá a ele maior confiança para comprar com o novo negócio instalado na sua cidade. 

Assim, o lucro vem mais facilmente do que se fosse necessário convencer inteiramente as pessoas de que o que você oferece é benéfico. Os clientes já vão saber disso ao pesquisar pela marca e ver que ela oferece o mesmo em outras localidades.

Outro ponto interessante de uma franquia é que você, como empreendedor, vai receber o plano de negócios completo da franqueadora. Isso significa que todos os processos que você vai realizar já terão sido definidos e testados, tendo maior chance de bons resultados.

Ao abrir uma franquia, o franqueado também conta com uma série de suportes que a franqueadora oferece. São suportes como treinamentos, dicas para operação, apoio de marketing etc. Com eles, fica mais simples executar o negócio e evitar erros que poderiam prejudicar seu desempenho.

Como conseguir dinheiro para abrir o próprio negócio?

Existem várias marcas de franquias no mercado (são quase 3 mil, segundo a Associação Brasileira de Franchising). Por isso, vale a pena pesquisar com cuidado para encontrar a que mais combina com seu perfil empreendedor.

Na hora de abrir uma franquia ou outro tipo de negócio, você pode lançar mão do dinheiro que tem guardado no banco.

Também é uma opção solicitar um empréstimo. Existem várias alternativas com juros baixos para contratar, e você pode compará-las usando um simulador de empréstimo.

Além disso, no caso das franquias, existem franqueadoras que oferecem linhas de crédito aos empreendedores. Pode ser uma alternativa simples para manter “tudo dentro de casa” na marca.

De qualquer forma, não se esqueça de se planejar. É fundamental investir apenas o que você pode, um valor que não vai prejudicar suas finanças pessoais. 

Além disso, no caso de um empréstimo, se organize para conseguir pagar tudo em dia e evitar acumular dívidas. Isso vai dar mais segurança ao seu dia a dia e ao crescimento do seu negócio.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários