Powered by Rock Convert

Contrato de crédito pode ser um financiamento ou empréstimo. Saiba alguns detalhes aqui sobre essa transação financeira.

Antes de tudo, é necessário que você tenha a informação de que a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) foi revogada há 11 anos pela resolução de número 2.303/96 do Conselho Monetário Nacional.

Então, na hora que o gerente de um banco vir com aquela conversa bonita, querendo impor uma taxa para você pagar no ato da abertura de crédito, negue e mostre a ele a resolução. Pode ser que ele queira usar argumentos para convencê-lo (a), afinal o banco faz pressão para que ele busque o maior lucro para a instituição. No entanto, fique sempre atento (a) e não deixe ser convencido (a) por ele.

Contrato de abertura de crédito: fique atento (a) aos juros e à cobrança ilegal de tarifas.

Sem taxas e com juros mais baixos

Se você se negar a pagar a taxa, o banco pode negar também a fazer o seu empréstimo. Não que isso seja legal, amparado por lei, mas o gerente pode inventar que o sistema não está permitindo a concessão do empréstimo ou financiamento. E cá entre nós: quando estamos necessitados de um empréstimo para pagar dívidas fica muito mais fácil cair nas garras dos bancos.

Powered by Rock Convert

Mais do que ideal, é necessário que você faça consultas em várias instituições bancárias e veja se alguma delas oferece o crédito sem cobrança de taxas e com juros mais baixos.

Atenção à venda casada

Apesar de ser expressamente proibida em lei, essa prática é corriqueira em bancos. Por isso, na hora de assinar a sua abertura de crédito, negue qualquer produto bancário embutido como uma condição para o seu empréstimo ou financiamento sair.Geralmente os funcionários de bancos tentam vender (empurrar) títulos de capitalização ou outro tipo de produto bancário com baixa rentabilidade e que, consequentemente, não é uma boa opção.

Conselho Monetário Nacional

É o maior órgão do sistema financeiro do país, sendo responsável por formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.

O que fazer no caso de cobrança da taxa e venda casada na abertura de crédito?

A primeira opção é negar, mas vamos supor que você já foi a cinco instituições e todas elas cobraram a taxa, mesmo você fazendo a famosa pechincha, dizendo que tal banco ofereceu um empréstimo ou financiamento com juros mais baixos e sem taxa. Nesse caso, você pode ligar para a ouvidoria do banco e/ou para o Banco Central. Saiba que a ligação para o Banco Central realmente funciona e os bancos temem reclamações vindas dessa autarquia.

Refinanciamento de veículos pode ser uma boa opção

Este tipo de empréstimo cobra juros bem mais baixos que as concessões de créditos convencionais, já que os bancos têm o seu veículo como garantia. Então, se você tiver algum veículo em boas condições de uso, tente fazer o refinanciamento.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Envie para a gente e seja sempre bem-vindo(a)!

Powered by Rock Convert

Comentários