Powered by Rock Convert

Buscar mais segurança através de um seguro auto é muito importante, mas a seguradora pode recusar fazer o seguro do seu carro. Entenda quais motivos podem levar a seguradora a negar o seu seguro.

Você comprou um carro e foi recusado pela seguradora? Uma seguradora pode considerar que o seu veículo corre tantos riscos que não vale a pena o assegurar.

Como funciona a recusa do seguro pela seguradora?

Após enviar para a seguradora todas as informações do carro solicitando um seguro, as empresas têm até 15 dias úteis para recusar ou aceitar seu carro, após fazer uma análise de risco. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), após esse período, a seguradora não pode mais recusar assegurar seu veículo.

Cada seguradora tem suas próprias regras e critérios para análise de riscos. Ela poderá solicitar documentos adicionais para avaliar a proposta.

A seguradora avalia somente o carro ou o motorista também?

Além do carro, a seguradora também avalia o seu perfil e caso você esteja com a habilitação suspensa, histórico de inadimplência ou alto índice de sinistro em seus registros, a seguradora pode recusar fazer o seguro do seu carro.

Algumas seguradoras podem recusar o seguro para perfis mais jovens, principalmente homens entre 18 e 24 anos, por serem considerados mais suscetíveis a acidentes ou roubos e furtos, pela inexperiência e por deixarem o carro na rua.

O seguro pode ser recusado por uma seguradora, mas por outra não?

Sim. Quem teve o seguro recusado em uma seguradora não significa que terá em outra. Isso porque cada empresa pode utilizar critérios diferentes para fazer a avaliação.

Powered by Rock Convert

Portanto, o ideal é fazer as cotações em mais de uma seguradora para que dessa forma se aumente as chances de ter o carro segurado.

Quantas tentativas de seguro posso fazer?

Não há um limite de tentativas para conseguir o seu seguro. Você pode fazer simulações e receber cotações quantas vezes quiser. Porém, enquanto o motivo da recusa não for alterado, dificilmente você conseguirá alterações em seu pedido de seguro.

Quais os motivos para a recusa do seguro pela seguradora?

Não existe uma norma ou regras que determinem a recusa de um seguro de carro. Veja quais são os principais motivos que podem ser declarados pela seguradora.

Veículos muito caros ou importados – por serem muito visados por assaltantes e também por suas peças e manutenção de alto custo. Os carros de luxo podem ser cobertos por seguros especiais, com valores mais altos. Os acessórios também contam, pois estes são atrativos para furtos e roubos, o que pode levar a seguradora a recusar seu veículo.

Veículos muito antigos ou fora de linha – quanto mais antigo o veículo, maior é a chance de ser recusado pelas seguradoras, pois suas peças são mais difíceis de serem encontradas e com o passar do tempo a possibilidade de apresentarem defeitos é maior. Os veículos que saíram de linha podem ser recusados, pois a reposição de peças pode custar caro ou até mesmo não serem encontradas.

Veículos mal avaliados pela vistoria – todo veículo passa por uma vistoria da seguradora. O resultado dessa avaliação pode levar a recusa técnica do seguro.

Irregularidades no veículo – irregularidades no emplacamento, na documentação, multas pendentes e suspeita de adulteração no chassi resultam em negativa por parte da seguradora, pois podem ter sido roubados e/ou adulterados.

Lembre-se!

Observe todas as condições que as seguradoras oferecem e escolha aquela que melhor se encaixar em seu perfil e interesse.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares