Powered by Rock Convert

Ter bons indicadores de desempenho dentro da empresa é fundamental. Eles são instrumentos de gestão, compostos de um ou mais grupos de indicadores que permitem avaliar a evolução de determinada atividade da empresa. Servem para medir resultados e também é possível acompanhar se as metas estão sendo alcançadas. Mostram qual a porcentagem de melhoria ou piora em relação aos números das metas estabelecidas.

Como funcionam os indicadores dentro das organizações

Eles podem ser organizados em uma planilha eletrônica e cada indicador rastreará uma meta dentro da empresa, a ser alcançada ao longo do tempo. As metas devem estar vinculadas ao planejamento anual do negócio. Os fatores que fazem parte são o orçamento, lucratividade e produtividade. Os indicadores de desempenho permitem acompanhar e mudar o rumo das atividades, visando atingir determinado objetivo.

Os indicadores de desempenho facilitam a gestão da organização para funcionários que não ocupam cargos estratégicos. Mas há muitos colaboradores dentro da empresa que ainda não enxergam a importância de suas atividades e o impacto que eles trazem nos resultados. Os indicadores auxiliam todos os esforços no alcance de metas a serem cumpridas. Eles também são conhecidos como KPLs e se caracterizam como uma ferramenta de desempenho dos setores da empresa. Os KPLs mostram se os objetivos estão sendo atingidos ou se é preciso adotar novas medidas corretivas.

Powered by Rock Convert

O que é um bom indicador de desempenho?

Um bom indicador de desempenho deve ser equilibrado, ou seja, buscar o equilíbrio para atender às necessidades de longo e curto prazo da empresa. Sua medição deve possibilitar o acompanhamento e a ação corretiva.É interessante que seja medido semanalmente, diariamente e mensalmente conforme a necessidade. Isso ajuda a identificar a onde estão os problemas a empresa. Assim, possibilitam o aperfeiçoamento das operações, aumentam a eficiência dos setores e auxiliam na tomada de decisão.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho de uma empresa

Há três tipos de indicadores de desempenho dentro de uma empresa: os indicadores de gestão, os indicadores estratégicos e os indicadores operacionais. Os indicadores de gestão são usados para medir ações que resultam do desempenho de cada área de negócio e devem ser monitorados pelos gestores de cada setor. Os indicadores estratégicos são objetivos e devem ser acompanhados pela gestão do topo. Traduzem os objetivos financeiros, processos, clientes e trajetos. Já os indicadores operacionais devem ser acompanhados pela área de negócios como a área ambiental, qualidade, saúde e segurança no trabalho.

É importante notar que o acompanhamento de desempenho da organização é muito importante. Os indicadores de desempenho são uma metodologia que permite o acompanhamento eficaz dos múltiplos processos da rotina de trabalho normal dentro da organização. Os KPLs ajudam a obter uma visão mais detalhada e mais focada dos processos. Para além disso, motiva os colaboradores a trabalharem de uma forma mais eficaz para atingir os objetivos. Caso as metas não sejam atingidas, torna-se necessário elaborar um plano de ações corretivas.

É notório que os indicadores de desempenho oferecem não só a possibilidade de indicação dos processos, como também a sua melhoria e permitem apoiar as decisões da gestão do topo. Isso ajuda nas atividades dos colaboradores e também nas tarefas da gestão da empresa.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário