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Administrar uma empresa nunca é algo fácil, principalmente se é um pequeno e novo negócio. Entretanto, existem alguns métodos e práticas que facilitam no crescimento e produtividade da equipe, a comunicação interna.

Apesar de algumas empresas ignorarem essa atividade, ela é muito importante e crucial para o sucesso e funcionamento do estabelecimento.

Para que serve a comunicação interna?

A comunicação interna é essencial para o administrador praticar uma boa gerência com os funcionários, principalmente em momentos de dar ordens e passar as atividades. Por meio dessa prática, é possível ter um feedback dos empregados.

Através desse relacionamento com os funcionários, o administrador consegue descobrir se a equipe entendeu quais são os objetivos da empresa e, se necessário, corrigir pequenos erros e dificuldades apresentados.

Isso acaba refletindo na relação entre os clientes e a empresa. A clareza na comunicação faz com que os funcionários entendam as necessidades e valores que o estabelecimento quer passar aos seus consumidores, tornando o local uma área agradável ao público alvo.

As vantagens dessa tática também valem quando levamos em consideração os ruídos internos, as famosas fofocas e conversas que há no ambiente de trabalho no dia a dia. Com uma rede de diálogo interno, é possível que o gerente da empresa aja como um mediador.

Deste modo, é possível evitar um maior descontentamento dos funcionários e, até mesmo, possíveis desafetos internos por conta de histórias contadas, evitando um clima tenso entre os empregados e mantendo a harmonia na empresa.

Essa forma de aproximação entre todos os integrantes da equipe é uma das melhores formas de ouvir todas as queixas e críticas dos funcionários, aproximando a comunicação e os objetivos de todos, fazendo com que a equipe “caminhe na mesma direção”.

Além das vantagens vistas no cotidiano, também é possível obter outros resultados a longo prazo por meio de contatos e conversas internas. Com essa estratégia, se torna mais fácil encontrar inovações e soluções para problemas diários.

Entretanto, apenas ter um sistema de comunicação interna não basta para conseguir esses resultados, é preciso que o administrador da empresa saiba falar e, principalmente, ouvir seus funcionários e o que eles têm a dizer.

Críticas e elogios sempre virão, mas o mais importante do que o feedback dos funcionários é saber mantê-los motivados em suas funções, propondo desafios e metas para se atingir. Deste modo, é possível fazer com que a empresa atinja os resultados desejados.

Quadro de avisos são ótimos para recados e avisos informais e leves

Como obter os resultados

Após entender a importância que a comunicação interna para o crescimento da empresa, é normal que perguntas de como criar um sistema funcional e de aproximação dos funcionários apareçam. Por conta disso é muito importante que haja a presença de um profissional da comunicação em sua empresa.

Porém, se não for possível contar com os serviços de um profissional qualificado, é possível começar o processo estratégico por meio da criação de uma gestão estratégica dentro da empresa. Como a implantação de relatórios semanais e de reuniões entre toda a equipe.

Por meio do endomarketing, como são chamadas essas ações internas, é possível informar a todos os funcionários qual a missão da empresa e onde ela pretende chegar com suas metas e objetivos traçados.

Todavia, para que o endomarketing funcione, é preciso ter o conhecimento exato de quem é o público alvo da empresa, quais sãos suas fraquezas e pontos fortes, o que eles procuram no mercado e como querem ser atendidos.

Mas vale lembrar que independentemente da estratégia montada, ela pode vir por água abaixo caso os meios de comunicação sejam inadequados. Quadro de informações em áreas comuns são ótimos para recados informais e descontraídos, direcionados a todos.

Recados mais formais e sérios, devem ser direcionados para que somente o funcionário a qual a mensagem é direcionada possa ver. Sempre procure evitar muitas mensagens desnecessárias, como correntes e piadas foras de hora.

Criar uma comunicação interna pode ser algo, aparentemente, trabalhoso, mas os resultados obtidos após a implantação do programa fazem com que o sistema valha a pena do tempo investido.

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