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Um dos pontos mais vantajosos de se participar de uma rede de franquias é a viabilidade de divisão dos custos com publicidade e propaganda entre todos os franqueados. Esse tipo de prática é possível graças a criação do fundo de marketing, que disponibiliza aos associados uma oportunidade de se beneficiarem com as campanhas feitas pelo franqueador.

Esse fundo é uma ótima forma de reduzir os custos do estabelecimento e aumentar o alcance da marca em todo o país. Ou seja, através das peças publicitárias custeadas pelo fundo é possível expandira fama de cada loja associada a rede.

O que é o fundo de marketing

Por meio de uma taxa cobrada pelo franqueador se cria o fundo de marketing, que é utilizado para arcar as despesas relacionadas a divulgação da marca. Cada franqueado paga um determinado valor para a criação desse fundo que será utilizado somente para assuntos publicitário.

O dinheiro recolhido será gasto para promover a marca, ou seja, todas as propagandas e peças publicitária vinculadas nos meios de comunicação serão pagos pelo fundo. Além desses gastos, o franqueador também pode utilizar o fundo para custear outras despesas relacionadas a criação das campanhas publicitárias.

Despesas internas do franqueado com o pagamento de profissionais de marketing e recursos para a criação das peças também podem ser vinculados ao fundo. Por conta disso, todo o empreendedor interessado em entrar em uma franquia deve ter acesso ao regulamento do fundo de marketing.

Por meio deste documento, os franqueados conseguem estabelecer os limites impostos para o uso do dinheiro que está no fundo. Ou seja, é extremamente importante a criação dessas normas, pois deste modo fica claro os limites que o franqueador tem ao usar o dinheiro e para quais finalidades o montante pode ser utilizado.

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Por isso, antes de criar esse fundo, é necessário a idealização de um regulamento para o uso da verba que está depositada na conta. Mas, apesar de ser um documento essencial, muitas redes não fazem a devida divulgação dessas normas.

Como funciona o fundo de marketing?

Para a viabilização do fundo de marketing, o franqueador faz a cobrança de uma taxa, que é voltada para a propaganda e divulgação da marcada, de cada participante da franquia. Todo o dinheiro que for recolhido será administrado pelo franqueador, que através dessa quantia irá custear todas as ações publicitária para a marca.

O fundo de marketing é uma taxa cobrada pelo franqueador para custear todas despesas relacionadas a marketing

A taxa cobrada de cada franqueado é pré-estabelecida no momento da assinatura do contrato da franquia. Geralmente,os valores são ajustados de acordo com um percentual de vendas brutas ou compras que cada associado tem.

Esse tipo de taxa não está estabelecidona Lei da Franquia, ou seja, cada empresa pode adotar uma determinada quantia a ser paga e os métodos de cobrança e pagamento dos valores. Entretanto, está previsto na lei a obrigação da marca informar as taxas cobradas por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF), que é o documento utilizado pelo franqueador para captar interessados.

Ou seja, antes de estabelecer um relacionamento com o franqueador, o interessado na marca fica sabendo a quantia cobrada pela empresa para o fundo de marketing. Além disso, também fica explícito no documento todo o tipo de gasto que o fundo abrange.

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