Powered by Rock Convert

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos consumidores. Para atividades domésticas ou para o trabalho, ferramentas e aplicativos facilitam a vida do consumidor. Por isso, era de se esperar que a tecnologia chegasse logo às finanças, ajudando o indivíduo a organizar as contas de forma descomplicada. O nome destas empresas inovadoras? Fintechs!

O que são fintechs?

As fintechs são startups tecnológicas que trabalham com finanças. Junção de duas palavras em inglês – financial (finanças, em português) e technology (tecnologia) – as empresas são startups que auxiliam na organização financeira por meio de ferramentas digitais.

Os empreendimentos atuam em áreas diversas. Há empresas que, além do auxílio no controle do orçamento, oferecem opções para poupar, investir, fazer empréstimos, seguros e vários outros. Em muitos casos, fintechs são bastante semelhantes a bancos comuns, só que com todos os serviços disponíveis em um celular!

Startups financeiras oferecem cartões de crédito e débito, controle financeiro, auxílio para investimentos e diversos outros serviços. Muitos deles não tem custos.

Sem a necessidade de agências físicas e outras características de bancos regulares, as empresas, entretanto, conseguem oferecer serviços mais baratos. A segurança é outra vantagem dos aplicativos, uma vez que os dados são criptografados e acessados apenas com código do usuário.

Para pequenos empresários, os benefícios ainda são maiores. Afinal, o orçamento menor requer economia, e as tarifas mais baixas ajudam bastante. Acompanhar as operações financeiras da empresa por um dispositivo móvel é ainda prático, e permite maior controle das finanças.

7 fintechs para você

Achou a alternativa interessante? Para te ajudar a escolher a uma boa empresa e aderir logo as facilidades das fintechs, listamos sete delas no Brasil. Confira!

  • Nubank

O Nubank é uma das alternativas mais conhecidas no mercado, graças a seu clássico cartão roxo. A startup oferece cartões de crédito sem taxas, transferências rápidas e outros serviços práticos ao consumidor. Por meio do aplicativo do banco, o consumidor consegue inclusive fazer o acompanhamento de suas finanças, uma vez que a ferramenta classifica por categoria os gastos mensais.

Nubank é uma das fintechs preferidas dos jovens, pois cobra poucas taxas e tem acesso fácil por dispositivos móveis.

  • GuiaBolso

Gratuito, o GuiaBolso é um aplicativo gratuito que se conecta à conta bancária do consumidor e passa a acompanhar receitas e consumos realizados por meio dela. Muito semelhante a gerenciadores financeiros comuns, o software categoriza os tipos de gastos e oferece uma visão ampla e dinâmica de para onde está indo o dinheiro recebido.

  • Conta Um

Conta corrente digital, o Conta um permite gerenciar gastos, com serviços como conferência de saldo e extrato. Também é possível realizar pagamento de contas e transferências. O serviço mais interessante da startup, porém, é um cartão pré-pago MasterCard, que o consumidor recarrega e utiliza os valores em débito.

  • Contabilizei

Para empresas, este aplicativo é uma ótima alternativa. O Contabilizei permite a programação de débitos automáticos comuns ao dia a dia da empresa. Ela ainda permite a emissão de nota fiscal eletrônica e guias online de impostos.

  • MelhorCâmbio.com

Para compra e venda do dinheiro, a startup pesquisa para o consumidor o melhor valor de câmbio disponível. Para isso, basta que o usuário indique a moeda desejada, sua cidade, e o aplicativo faz a pesquisa rápida entre 50 corretoras de câmbio cadastradas.

  • Magnetis

Fazer investimentos pode ficar mais fácil com a Magnetis. Com base nos objetivos, renda e outras características do consumidor, a empresa traça o melhor plano para investir dinheiro, de forma gratuita. O valor mínimo de aplicação é de R$ 25 mil, e caso o consumidor deseje fazê-la, paga uma pequena taxa para colocar o plano da startup em prática.

  • Vérios

O Vérios tem princípio muito semelhante ao da Magnetis, mas o valor inicial para investimento é de R$ 12 mil. A startup faz o monitoramento dos investimentos do consumidor e dá dicas de novas aplicações, visto que observa todo o mercado e seleciona os melhores investimentos do período.

Quer ler mais sobre dicas financeiras? Acesse nosso blog!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares