Conheça as 7 dicas mais eficientes para começar a investir e inicie na bolsa de valores com conhecimento e sabedoria sobre o assunto.

Para muitos, começar a investir pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com esse guia, sua jornada inicial será fácil e prática.

Pensando em você, que quer começar a render o seu dinheiro e fazer parte do mercado financeiro, separamos 7 dicas sobre como começar a investir que podem te ajudar muito!

Fique com a gente e confira elas.

7 dicas para começar a investir 

Mude seus hábitos

Nossos hábitos definem quem somos, dessa forma, cuidar deles é de nosso dever para que tenhamos uma vida saudável e completa.

O maior erro de quem quer começar a investir está nos hábitos. Isso porque, geralmente esperamos que algo radical aconteça do dia pra noite conosco e faça com que sejamos ricos e prósperos, assim, continuamos a vida normal sem nenhum tipo de adaptação.

A verdade é que para qualquer início de projeto, é necessário disciplina e paciência. Toda jornada é uma estrada, e precisamos nos adaptar a ela para ter resultados mais duradouros.

Podemos começar a mudar nossos hábitos em pequenas coisas como:

Essas mudanças podem fazer toda a diferença antes de você começar a investir.

Aposte em investimentos de valor

Quando somos crianças, gostamos de colecionar figurinhas, brinquedos e jogos. Agora imagina só continuar esse hobby depois de adulto, porém colecionando parte de empresas rentáveis!

O investimento de valor é isso, comprar ações de empresas rentáveis por um bom preço. 

Essa, por sua vez, é uma estratégia que se baseia em adquirir fundos de investimento em empresas lucrativas por preços razoáveis para que se tenha gradualmente uma riqueza duradoura.

Para saber se as suas opções de investimento são de valor, fique atento se elas possuem:

  • Um negócio lucrativo;
  • Muitos clientes fiéis;
  • Tendências inovadoras;
  • Liderança de mercado;
  • Potencial de crescimento.

Se a resposta for sim para esses requisitos, estes podem ser um bom investimento de valor para você.

Conheça e aprenda sobre o “Círculo de Competência”

O círculo de competência consiste no que você consome ao seu derredor e diz respeito ao seu processo de escolha sobre onde você vai investir. Ele é o processamento das informações externas até que sua certeza seja criada.

Se você tem dúvidas sobre em qual empresa deve começar a investir, separamos algumas dicas para você começar a perceber no seu círculo de competência.

Nesse processo de escolha, você pode:

  • Visitar shoppings e observar quais lojas têm mais clientes;
  • Analisar quais itens você precisa comprar regularmente e anotar de quais marcas você compraria;
  • Pesquisar as marcas mais bem avaliadas no Google;
  • Conferir no que os investidores experientes estão investindo.

Com isso, você terá uma perspectiva ampla e poderá definir com exatidão em quais empresas quer apostar na bolsa de valores com base naquilo que você já é familiarizado.

Faça um análise competitiva das empresas

Para começar a investir é fundamental que você consiga diferenciar as empresas fortes das fracas, visto isso, uma analise competitiva pode te auxiliar muito para o seu conhecimento financeiro a respeito da bolsa de valores.

A partir do momento que você consegue definir o que uma empresa tem de diferente do seu respectivo concorrente, você consegue também analisar como ela pode se portar frente às baixas econômicas.

Isso é importante por que, na hora de investir, é isso que conta para definir se você vai lucrar ou não com aquelas ações compradas mesmo em momentos de crise.

Aprenda a linguagem de negócios

Para começar a investir é essencial que você entenda a linguagem própria do mercado financeiro. De início, pode parecer difícil mas com o tempo todo mundo pega jeito!

Todas as empresas, anualmente, liberam um relatório no qual você pode observar três aspectos: balanço patrimonial, demonstração de resultados e demonstração de fluxo de caixa.

Entender a linguagem financeira é importante porque analisando essas três métricas você pode perceber se a empresa é um bom investimento ou não. Portanto, procure saber mais sobre o que significam esses aspectos e como você pode entendê-los de forma prática.

Descubra o seu perfil de investidor

O perfil de investidor é uma estratégia realizada pelas corporações para te orientar na melhor escolha para a compra de ações de acordo com o seu perfil.

Ele é um ótimo recurso para quem está começando e a partir do seu resultado você pode ter uma direção sobre os melhores investimentos a se fazer.

Você pode fazer ele pela própria internet e os resultados são instantâneos, facilitando todo o processo.

Aposte em conhecimento

Para chegar na bolsa de valores com tudo e sabendo o que está fazendo, aposte em conhecimento. 

Veja aulas, compre cursos, pesquise sobre o assunto e fique por dentro também do que está rolando no mundo.

Os eventos globais têm um grande peso na cotação das ações da bolsa de valores, por isso, é importante que você também esteja atualizado sobre os eventos mundiais do que diz respeito à gestão financeira e a economia.

 Interessante não é? Esperamos ter contribuído para o início da sua jornada como investidor! E para te ajudar ainda mais, separamos uma super dica para você.

Veja só! Para te ajudar a escolher o melhor investimento para o seu dinheiro da melhor maneira e analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno, te apresentaremos o curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos.

Já pensou em como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas.

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Se você se interessou pelo conteúdo, não fique fora dessa e clique aqui.

Comentários