A forma como nos locomovemos e comunicamos mudou bastante nos últimos anos. Com a evolução tecnológica surgiram novos meios de transporte e comunicação que, combinados, facilitam a vida das pessoas. 

Apresentamos alguns aplicativos que podem deixar sua experiência de viagem mais ágil, segura e econômica.

1. Uber

O cliente utiliza o aplicativo para solicitar um veículo com motorista e determina previamente seu local de origem e destino. 

Com base nessas informações, a plataforma identifica um condutor cadastrado que esteja na mesma região e o designa para atender ao chamado. É um serviço parecido com o táxi, mas com algumas vantagens. 

O Uber cadastra apenas condutores que estejam com a documentação atualizada, informa ao cliente o nome do motorista, o modelo e a placa do carro e oferece recursos como o compartilhamento da localização em tempo real, a gravação do áudio da viagem e o botão para emergências. E todas as suas corridas contam com seguro contra acidentes para motoristas e passageiros.

Na maioria das cidades onde atua, a disponibilidade de veículos é maior que a frota de táxis, o que reduz o tempo de espera dos clientes. Também é possível inserir pontos de parada no trajeto e dividir o valor da corrida com outras pessoas, diminuindo o custo unitário. 

O valor do transporte depende de fatores como a demanda de motoristas, a distância percorrida, o horário e a cidade. 

Na média, os preços do transporte por aplicativo são menores que os cobrados pelos taxistas (mas isso não é uma regra) e o pagamento pode ser feito de maneira virtual ou em dinheiro. Além do transporte de passageiros, a ferramenta oferece serviços de entrega em domicílio.

2. 99App

Criado por brasileiros, o aplicativo inicialmente conectava passageiros e taxistas. Com a chegada da Uber ao Brasil a plataforma decidiu expandir sua atuação para concorrer com a empresa estrangeira e passou a cadastrar também motoristas particulares. Os serviços oferecidos e os itens de segurança são bastante similares ao principal concorrente. 

A 99App leva vantagem nos quesitos abrangência e formas de pagamento. Ela opera em mais de 1.000 cidades em todo o território nacional, graças à sua integração com o serviço de táxi e o pagamento presencial é facilitado, pois pode ser realizado com cartões de débito ou crédito, além do dinheiro. 

Em contrapartida, a 99App não oferece transporte de passageiros e entrega de refeição no mesmo sistema, fazendo com que seus clientes tenham que baixar dois aplicativos diferentes para contar com ambos os serviços. 

3. Lady Driver

Assim como as concorrentes Uber e 99 App, a Lady Driver é uma empresa que oferece transporte por aplicativo. A principal diferença é que esse serviço é exclusivo para motoristas e clientes do sexo feminino. 

A plataforma surgiu com o objetivo de proporcionar mais proteção e tranquilidade às motoristas e passageiras, já que o assédio e a violência são mais frequentes contra esse público. 

Homens só podem acessar o serviço em algumas situações específicas: se estiverem acompanhando uma mulher, se possuírem alguma dificuldade de locomoção ou se tiverem idade menor que 18 e maior que 70 anos. Em todas essas situações, o Lady Driver libera o atendimento desde que a titular da conta e solicitante da corrida seja uma mulher.

O aplicativo possui mais de 80 mil motoristas cadastradas, cobre 110 cidades do país e já conta com mais de 1,5 milhões de downloads.

4. BlablaCar

Criado na França, esse é o maior aplicativo de caronas compartilhadas do mundo. 

Após se cadastrar na plataforma, o usuário pode buscar ou oferecer carona para diversas localidades. O motorista insere no sistema dados como data, horário, local de partida e chegada e quantas pessoas deseja levar. A partir daí os interessados podem reservar suas vagas de forma automática ou com a autorização manual do motorista. 

Cancelamentos são autorizados e o valor do reembolso depende da antecedência. Quem cancelar com mais de 24h para o horário da viagem recebe reembolso integral, exceto a taxa de serviço.

Não existe preço fixo pelas caronas, uma vez que a demanda, a distância e o horário da viagem influenciam na cobrança. 

O aplicativo faz um cálculo considerando a quilometragem, gastos com combustível e pedágios e divide o total pelo número de ocupantes, sugerindo um valor por pessoa. Porém, o motorista cadastrado tem a opção de alterar esse valor de acordo com sua necessidade. 

Todos acabam economizando, uma vez que os valores são mais acessíveis que as passagens de ônibus (para passageiros) e menores que os custos de viajar sozinho (para motoristas).

Para oferecer um serviço seguro a empresa verifica toda a documentação cadastrada por motoristas e passageiros e há uma equipe que checa se as fotos inseridas pelos usuários são reais. 

Além disso, a reputação de todos os membros é medida em seus respectivos perfis com base em avaliações. 

5. Bike Itaú (Tembici)

Empresa líder em micromobilidade urbana na América Latina, a Tembici é responsável pelas famosas bicicletas que carregam a marca Itaú. Sua operação atende cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).

Para alugar uma bicicleta basta fazer o download do aplicativo Bike Itaú (não precisa ter conta no banco), fazer o cadastro e escolher o plano mais adequado. 

Existem seis tipos de plano que vão desde o mais simples (R$ 3,99 por 15 minutos de pedalada) ao mais completo (R$ 358,80 anuais para fazer até 4 viagens de 60 minutos por dia). 

Os pontos de coleta e devolução das bikes foram estrategicamente espalhados pela cidade com o objetivo de oferecer aos usuários maior facilidade de acesso às zonas empresariais e estações do transporte público.

É uma alternativa muito interessante para curtos trajetos dentro da cidade. Além do baixo custo, a utilização da bicicleta permite traçar rotas que não podem ser feitas por outros meios de transporte, possibilita combinação com o transporte coletivo, não polui a atmosfera e ainda serve como atividade física para o usuário. 

6. Rentcars

Aplicativo que compara preços e condições de aluguel de veículos em mais de 180 locadoras. Atende milhares de cidades e aeroportos ao redor do mundo e possui central de atendimento em português e inglês, disponível 7 dias por semana. 

Com o aplicativo Rentcars não há custo por km rodado e o pagamento pode ser parcelado no cartão de crédito em até 12 vezes. 

A plataforma ainda tem uma política de melhor preço garantido. Caso um cliente faça a reserva e encontre uma tarifa melhor em outro site, a diferença é reembolsada.

7. Waze

Criada no ano de 2008 em Israel, essa ferramenta é bastante popular entre os motoristas. Ela indica o melhor trajeto para uma viagem com base no sistema GPS e na contribuição de seus usuários, que podem relatar em tempo real os locais com tráfego lento, acidentes, interdições e outras ocorrências. 

A utilização deste aplicativo permite ganhar tempo com rotas mais curtas e, consequentemente, economizar no combustível e no desgaste de algumas peças do veículo, além de fugir de trechos com cobrança de pedágios.

Como não gastar a mais com transportes

Fazer uso dos aplicativos de transporte pode ser uma boa ideia para quem quer reduzir seus custos. O segredo está em simular as diversas opções de locomoção e adotar a que for mais em conta, sempre tomando o cuidado de considerar cada gasto do trajeto (pedágio, estacionamento etc.).

Dependendo da distância e região, a melhor alternativa pode ser até mesmo uma combinação de dois ou mais modais (fazer o trecho inicial de bicicleta e o final com metrô, por exemplo). 

Uma outra dica preciosa é sempre comparar preços para serviços similares. Os aplicativos de transporte podem ter variação de valor entre si, assim como as empresas de ônibus e as locadoras de veículos. Fazer a comparação de forma antecipada pode gerar uma boa economia para quem precisa se deslocar pela cidade.

O transporte no orçamento

O custo com transporte é um dos que mais pesam no orçamento de quem precisa sair para estudar ou trabalhar. Separar cada gasto de forma detalhada e fazer o acompanhamento periódico é fundamental para buscar opções mais baratas de locomoção, sempre que os gastos aumentarem.

Author

Somos uma plataforma de bem-estar financeiro. Em nosso blog falamos sobre finanças pessoais e produtos financeiros como empréstimo, cartão de crédito, seguros e negociação de dívida. A Juros Baixos está desde 2016 desenvolvendo conteúdos de qualidade para nossos seguidores. Acompanhe nossas redes sociais, canal no YouTube e entre para nossa comunidade no Discord.

Comentários