Queríamos poder ter notícias diferentes, mas sabemos que o Brasil e o mundo vivem hoje uma situação mais complicada. Por diferentes motivos, precisamos lidar diferente com os projetos de decoração. 

E sempre que for possível poupar com material de construção, melhor. O lado positivo é que, desse modo, podemos destinar parte dos nossos esforços e orçamento para outras realizações – às vezes, dentro da mesma obra. 

E são essas possibilidades que iremos narrar no texto a seguir. Confira.

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/220232/estrutura-de-concreto-aparente-e-bancada-cinza

#1 Deixar os materiais aparentes, sem revestimento

O jeito número um de economizar material em construção e reformas é usar os materiais de forma bruta, sem acabamento. Isso inclui pisos e paredes em concreto, madeira natural e tijolinhos cerâmicos. 

E até que tal ideia combina com estilos diferentes de decorações modernas, como industrial. Então, quer dizer que podemos ter mais outra vantagem nessa ação, que é seguir as tendências visuais mais desejadas no momento, valorizando a casa.

Podemos pensar nos revestimentos de um jeito diferente também. Seria possível optar por acabamentos de pintura e mais, se isso for ajudar a garantir que os materiais de construção utilizados tenham sua qualidade preservada por mais tempo. 

Ou seja, devemos, antes de tudo, pensar na questão custo-benefício antes de qualquer decisão. Então, priorizamos durabilidade e resistência antes da estética. 

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/253172/parede-de-tijolinho-bancada-de-concreto-e-vaso

Decoradoria Decoração Online https://www.vivadecora.com.br/foto/164278/sala-de-jantar-moderna-com-parede-de-tijolinho

#2 Não embutir encanamentos, usar como parte da decoração

Uma das maiores dores de cabeça das reformas é tentar adequar cômodos para outras funcionalidades. Também ampliar áreas de serviços. E, nesse caso, pode ser necessário mudar canalizações. Isso envolve quebrar paredes, mudar trajetos de canos e conduítes, e fechar as paredes e pisos outra vez. 

Aliás, muitas vezes esse processo nem é recomendado, pois poderia pôr em risco a estabilidade da estrutura do imóvel.

Mais uma alternativa extraída dos cenários despojados e joviais das composições industriais é a exposição de canalizações. Ao invés de esconder esses elementos, colocaríamos eles em destaque, usando para dar mais personalidade à decoração. Isso pouparia muito em materiais de construção e principalmente mão de obra.

Rogério Galli https://www.vivadecora.com.br/foto/254733/parede-de-tijolinho-branco-e-canos-aparente

#3 Reaproveitar peças e usar materiais ecológicos

Aqui vão duas soluções que não apenas nos ajudam a economizar, mas a poupar recursos preciosos, amenizando os impactos gerados pelo homem sobre a natureza.

A primeira delas seria aproveitar tudo que possa ser encontrado em restos de limpezas de terrenos, de demolições, descarte de lixo e mais para criar elementos de Arquitetura, Design e Decoração. Por exemplo, bancadas de pia, de mesa de trabalho e mais.

E não podemos deixar de citar as técnicas de construção que se valem de soluções eco-friendly. Imagine poder criar divisórias de ambientes, brises e além com materiais biodegradáveis e mais resistentes do que os materiais tradicionais. Um exemplo é o bambu, considerado o “aço verde” da Arquitetura.

Be Ok – Arquitetura | Design https://www.vivadecora.com.br/foto/219902/escrivaninha-de-madeira-e-cadeiras-escuras

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/214834/banheiro-com-bancada-de-madeira-e-cuba-de-apoio

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes https://www.vivadecora.com.br/foto/90885/porta-de-bambu

#4 Assumir o antigo como parte do estilo da decoração

Podemos poupar na construção ou reforma da nossa casa, mas também na decoração dos seus ambientes.

Em todas essas etapas, podemos tomar decisões mais conscientes. Uma delas é tentar adquirir menos materiais e, no lugar, tentar aproveitar aquilo que já tem – desde móveis, louças, metais, revestimentos e outros itens. 

Que tal adotar um estilo retrô ou vintage para a sua residência? Jogue um novo olhar sobre os elementos e seja criativo. Talvez se surpreenda com os resultados.

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/221002/parede-com-lousa-e-sofa-com-tecido-na-cor-amarela

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/265389/piso-quadriculado-tijolinho-ceramico-branco

#5 Aproveitar as sobras de materiais para montar a decoração

É inexplicável o que acontece nas obras brasileiras. Se faz um orçamento quantitativo prévio e, por algum motivo, não se cumpre isso depois. De repente, você olha para o lado e tem uma pilha de tijolos ou blocos, ripas de madeira, canos de PVC e mais. 

Fora as inúmeras sobras de embalagens, incluindo caixas e paletes. O que fazer com isso? Bem, as imagens apresentadas a seguir já dão boas sugestões.

Não esqueça também das sobras de decoração. Móveis e ornamentos descartados de uma composição, podem servir para outra. O reuso é uma possibilidade, ou seja, dar um novo uso a todas essas peças. Essa é mais uma tendência em alta no momento.

INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/223020/parede-de-tijolinho-branco-e-cuba-de-apoio-redonda

Luciano Medrade Moraes https://www.vivadecora.com.br/foto/27167/sala-de-estar-com-rack-de-bloco-de-concreto

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/183740/horta-sustentavel-em-cano-cortado-e-vaso-de-pedra

#6 Aproveitar as novas tecnologias para uma obra sustentável

Poupar com construção, reforma e decoração não significa ficar preso às técnicas do passado. Até porque muitas delas não consideram as necessidades do presente, como mais praticidade e mais economia de recursos – como água e energia. As novas tecnologias podem nos ajudar mais do que imaginamos. 

Vamos observar o exemplo de imagem a seguir. É uma casa completa feita em contêiner reciclado. Quando poderíamos imaginar isso antes. 

Mas, hoje, muito mais é possível. Se você tem pouco conhecimento de tecnologias assim, indicamos que contrate um especialista, como um arquiteto. 

Aliás, isso não deve ser encarado como gasto, mas economia, visto que esse profissional pode indicar melhores soluções e, com isso, te fazer economizar em várias etapas da obra da sua casa. Pense nisso.

Viva Decora https://www.vivadecora.com.br/foto/188266/construcao-sustentavel-com-placas-solares-pretas

Use essas dicas em sua próxima obra e garanta muita economia, sem deixar de lado seu bom gosto!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentários