Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

De acordo com a CNC (Confederação Nacional de Comércio Bens e Serviços) mais de 220 mil lojas fecharam durante a crise econômica que assolou o país nos últimos anos. Apesar de aparentar uma melhora, muitas empresas ainda estão sofrendo os efeitos dessa queda na economia.

Caso você esteja nessa situação ou pretende evita-la, confira neste post 5 passos para sair de uma crise financeira empresarial e fazer com que sua empresa consiga superar os momentos difíceis.

1) Identifique as causas da crise financeira empresarial

O primeiro passo para superar uma crise financeira em seu negócio é identificar o problema que está fazendo com que a sua empresa não opere como o esperado. Só assim você conseguirá pensar em uma estratégia cirúrgica para acabar de vez com a adversidade.

Para fazer isso, confira o sistema de gestão que a sua empresa utiliza para conferir como andam todos os setores. Caso não tenha, faça uso as planilhas de receitas e despesas do seu estabelecimento.

2) Mantenha-se informado

Confira como anda o mercado do seu setor ou do país em que sua empresa se encontra. Muitas crises podem possuir causas externas, até mesmo referentes a outros países, mas que possuem efeitos diretos na economia e andamento do seu negócio.

Acesse diariamente sites de notícias, jornais e converse com outros profissionais da área para averiguar o que está acontecendo. Você poderá até mesmo conferir quais soluções eles adotaram para driblar a crise e implantá-las também.

Powered by Rock Convert

3) Renegocie dívidas

Caso a sua empresa esteja se afundando em dívidas, é uma hora para resolver essa situação, já que elas possuem o chamado “efeito bola de neve” no qual os juros aumentam de forma exponencial e encarecem expressivamente o valor final que deverá ser pago.

Converse com bancos, procurando uma renegociação de dívidas, aumento de prazos e redução de juros. Assim, você conseguirá se organizar melhor para pagar o valor requerido sem precisar recorrer a novos empréstimos ou declarar falência em casos mais extremos.

4) Analise todas as soluções possíveis

Depois de fazer uma análise da situação, verifique todas as alternativas e soluções que podem ser aplicadas. Você encontrará ações de curto e longo prazo para resolver o problema, escolha as que mais forem mais convenientes para a situação.

Para contornar crises, muitas pessoas apostam na diversificação de produtos ou investem pesado em novas campanhas de marketing. Caso você seja um empreendedor mais ousado e não possui muitas dívidas, essa pode ser uma boa hora para dar um novo gás para a sua empresa.

5) Corte despesas

Faça um escaneamento completo da sua empresa e encontre quais as áreas do seu negócio estão com mais dinheiro do que precisava. Comece a investir em tecnologias para automatizar atividades nesses setores, além de planejar estratégias para que os funcionários desses lugares possam se sentir motivados a trabalhar e a ofertar bons resultados, como investimento em cursos e palestras, bonificação dos melhores funcionários, etc.

Assim, conhecendo essas valiosas dicas de como sair de uma crise financeira empresarial, você conseguirá não só superar esse momento difícil, mas também otimizar a sua empresa para que ela consiga crescer cada vez mais e trazer a melhor experiência para seus clientes.

Gostou do texto? Compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a driblarem a crise!

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares