Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Então você decidiu se tornar um empreendedor.

Mas você já sabe que negócio vai montar?

Você pode contar com o apoio do SEBRAE para tomar sua decisão.

Apresentamos 20 ideias de negócio para montar com a ajuda do SEBRAE.

O SEBRAE ajuda você a montar o seu próprio negócio

O que é o SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma instituição privada sem fins lucrativos que há mais de 45 anos promove e incentiva o empreendedorismo no Brasil.

Com sede no Distrito Federal e presente em todos os Estados da federação, estimula o empreendedorismo e promove a sustentabilidade dos pequenos negócios.

Para isto, o SEBRAE trabalha na educação e capacitação dos empreendedores. Tanto para os que estão abrindo o primeiro negócio quanto os que já estão em expansão.As soluções incluem informação, consultoria, cursos, publicações e premiações.

Além disso, o SEBRAE também promove vários eventos importantes ao longo do ano sendo o mais importante deles a Feira do Empreendedor.

Destacamos aqui 20 ideias para você abrir seu próprio negócio, contando com o apoio do SEBRAE

Loja virtual

É a venda de produtos e serviços através de um site na internet. Não é necessário um espaço físico (loja ou quiosque) nem de uma equipe de venda. Você anuncia o produto ou serviço e o consumidor faz a compra através do site. Exige logística e gerenciamento de estoque como numa loja convencional e possui regras próprias que devem ser observadas.

Consultoria

É o serviço de aconselhamento, de identificação e análise de problemas e a elaboração de propostas para solução dos mesmos. Existem consultorias para todas as atividades da empresa: administração, finanças, jurídico, vendas, marketing. Pode prestar serviços para empresas de qualquer segmento e qualquer tamanho, além de instituições sem fins lucrativos e até condomínios. Também pode trabalhar com pessoas físicas em assuntos como finanças pessoais, previdência, sucessão e herança.

Lanchonete

O segmento de alimentação é um dos itens de maior gasto do brasileiro e o ramo alimentício tem uma demanda constante. Pesquisas indicam que cerca de 20% deste gasto é com itens vendidos em lanchonetes como lanches, sanduíches, salgados, refrigerantes e café. Ponto de venda, fornecedores, limpeza e higiene são alguns dos itens a serem observados para quem escolhe abrir este tipo de negócio.

Food Truck

Este novo conceito de comida ambulante de rua ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos. Na verdade, o conceito não é novo: surgiu nos Estados Unidos há cerca de um século. Com a crise de 2008 muitos restaurante e lanchonetes tiveram de fechar as portas. Como alternativa levaram suas criações para os food trucks, trazendo uma comida de mais qualidade e inovadora para as ruas. A ideia chegou ao país por volta de 2014 e tornou-se popular principalmente nas grandes capitais. É preciso ter experiência em gastronomia e se atentar para as normas de higiene da vigilância sanitária bem como as regras específicas para este tipo de negócio que cada cidade pode impor.

Distribuidora de bebidas

Natural, refrigerante, alcoólica, engarrafada, enlatada, nacional ou importada. Antes de chegar até o consumidor final, uma bebida passa por um caminho que envolve produção, engarrafamento e a distribuição. A distribuidora de bebidas faz o meio-campo entre a indústria e os consumidores pois alcança os locais mais distantes e enfrenta o trânsito das grandes cidades. O fator preço é fundamental e por conta disso a renda da população é uma variável muito importante. Além disso, grandes indústrias procuram formar redes de distribuição como parte de sua estratégia de mercado, seja utilizando distribuidoras próprias ou terceirizadas.

Powered by Rock Convert

Salão de beleza

É um lugar onde são prestados serviços relacionados a beleza e bem-estar como corte e tratamento de cabelos (lavagem, alisamento, tintura etc.), manicure, pedicure, maquiagem, depilação etc. Alguns especializam-se em somente um tipo de serviço e outros atendem nichos específicos. Como exemplos temos maquiagem para noivas e madrinhas, cortes de barba e cabelo somente para homens, tratamento estético etc. Exige profissionais muito bem preparados e atualizados com as tendências de moda e beleza.

Bar

É um ambiente de encontro, onde as pessoas tomam bebidas (alcoólicas ou não) e comem petiscos e salgados. O bar é um ambiente de integração social, que recebe desde casais até eventos informais de colegas de empresa como happy hour e amigo secreto (ou amigo oculto). Populares em todo mundo, fazem parte da vida noturna especialmente das grandes cidades. Também são muito comuns em cidades turísticas sendo que alguns chegam a se tornar uma atração. Alguns recebem prêmios pela comida, atendimento, ambiente o que pode tornar o lugar mais procurado.

Creche

Com a mudança do perfil das famílias as creches tornam-se cada vez mais procuradas. Como os serviços de uma babá costumam ser caros, as famílias procuram um serviço com preço mais acessível e confiável. O serviço de creche é uma opção rentável, mas que exige muita dedicação e gosto pelo que faz. Afinal, além dos pais, há outro cliente que talvez seja o mais importante: a criança. O governo considera as creches como instituições educacionais, que tem obrigação de prover assistência física, cognitiva, intelectual, motora e social para criança. Também é preciso verificar junto a Prefeitura se regras específicas para creches privadas.

Refeições em marmita

A marmita faz parte do hábito de muitos brasileiros. A marmita é o recipiente térmico que acondiciona a refeição. Com a mudança do perfil das famílias, o crescimento das cidades, as mudanças tecnológicas e a introdução do hábito de fazer refeições fora de casa a marmita não só manteve a popularidade como viu surgiu uma variação: a marmitex. Trata-se de recipiente descartável (em papelão e alumínio) que oferece refeição para aqueles que não querem ou não podem se dirigir a um restaurante. Trata-se de opção prática e barata. Exige, para os interessados no negócio, higiene total, agilidade na entrega e comida de qualidade.

O SEBRAE ajuda os empreendedores em todo o país

Loja de animais / Pet shop

Desde os primórdios a humanidade adota bichos de estimação. Ao longo dos séculos esta relação de afeto foi se estreitando e os humanos dedicando cada vez mais tempo e cuidados para os animais. Além de atender as demandas naturais dos bichos os seres humanos passaram a dedicar aos mesmos cuidados e acessórios muitas vezes curiosos, divertidos, exagerados e até desnecessários. Para atender esta demanda surgiram as lojas de animais ou pet shops. Estas comercializam alimentos, roupas e acessórios, produtos para higiene e limpeza, remédios além de animais de pequeno e médio porte. Também oferecem serviços como banho e tosa. Alguns contam com um veterinário.

Loja de cosméticos e perfumaria

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes são preparados constituídos por substâncias naturais e sintéticas ou suas misturas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, com o objetivo de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los ou, ainda, mantê-los em bom estado. O culto à beleza e à saúde existe há séculos e se mantém em constante crescimento. Mudanças sociais como a presença marcante da mulher no mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida da população trouxeram um incremento a este setor.

Centro de estética

Presta serviços de tratamento corporal e facial utilizando cosméticos e equipamentos específicos. Entre os serviços podemos destacar tratamento de acne, limpeza de pele, remoção de manchas, bronzeamento artificial, hidratação, depilação, massagens entre outros. São estabelecimentos maiores e com serviços mais diversificados que os salões de beleza. Porém, são diferentes de clínicas de estéticas já que estas devem ter profissionais como médicos e técnicos já que fazem cirurgias plásticas e procedimentos como botox e eliminação de varizes.

Lavanderia

Com o novo perfil das famílias, em que a mulher é presença importante no mercado de trabalho, pessoas morando sozinhas ou trabalhando em casa, surgiram novos serviços e outros foram aprimorados. Como a tarefa de lavar e passar roupa toma tempo e exige a compra de equipamentos (máquina de lavar, ferro de passar) e produtos específicos (sabão em pó, amaciantes) muitos brasileiros adotaram o hábito de deixar estas tarefas com lavanderias. Se antes, somente roupas especiais eram encaminhadas para estas empresas, hoje o cenário é diferente e bastante promissor.

Fábrica de embalagens ecológicas

Esta opção de negócio relaciona a iniciativa empreendedora com iniciativa sustentável.  Com a conscientização da sociedade quanto às questões ambientais e a necessidade do descarte correto de lixo e reciclagem de produtos, desenvolveram-se embalagens ecológicas, especialmente para o transporte de produtos adquiridos em lojas ou supermercados. Deixou de ser um negócio de nicho, já que as embalagens recicláveis ou ecobags são hoje uma realidade no comércio.

Reciclagem de lixo eletrônico

Com o avanço da tecnologia surgiu um problema: o descarte do lixo proveniente de produtos eletrônicos. O lixo é formado tanto pelos produtos em si (celulares, computadores etc.) como por baterias, placas e monitores. A empresa deve triturar ou reciclar este tipo de lixo, evitando que seja descartado em aterros ou outros locais em que possam contaminar o solo e as águas prejudicando o meio-ambiente e a saúde das pessoas. É necessário a obtenção de autorização de órgãos como o IBAMA. Alguns itens são de difícil reciclagem e podem necessitar de importação ou desenvolvimento de equipamentos específicos.

Fábrica de cerâmica

É a produção de artefatos com o uso de argila, que é mais fácil de moldar quando está umedecida. Pode ser tanto uma atividade artística, com valor estético, quanto uma atividade industrial, com valor utilitário. Existem vários segmentos como cerâmicas, refratários, louças, isoladores elétricos de porcelana, cerâmica artística, filtros cerâmicos de água para uso doméstico.

Reaproveitamento de resíduos

Com a conscientização da sociedade para problemas causados pela poluição frente o não tratamento do lixo e as agressões ao meio-ambiente, cresceram as empresas destinadas a coleta e reaproveitamento de resíduos. Os principais resíduos aproveitados são da construção civil, papel, vidro, plástico e metal. O reaproveitamento é diferente da reciclagem porque transforma o resíduo em um produto novo. O crescimento da construção civil e o inchaço das grandes cidades oferece uma excelente oportunidade de negócios. A ausência de políticas públicas para o descarte de lixo e a pouca articulação dos agentes envolvidos na cadeia de resíduos são obstáculos para esta atividade.

Pousada

A pousada oferece uma opção de hospedagem com preços mais acessíveis. Oferece equipamentos e instalações mais simples, com ambiente mais familiar. Caracteriza-se por ter até 30 unidades habitacionais ou capacidade para atender cerca de 70 hóspedes e tem o café da manhã incluso na diária. Assim como os hotéis, costumam aproveitar a localização e fazer parceria com operadores de turismo locais. A definição do segmento é muito importante, algumas pousadas especializam-se, por exemplo, em atender a terceira idade.

Carpintaria verde

Com o aumento de ações de preservação do meio ambiente algumas profissões têm se reinventado enquanto outras surgiram. A carpintaria evoluiu e surgiu o conceito de carpintaria verde. Utilizando técnicas de manejo e ecodesign, há a redução do uso de recursos naturais e o descarte de resíduos na natureza com a utilização de produtos reciclados e a reutilização do que antes iria para o lixo

Restaurante natural

Hoje, praticamente todas as grandes cidades brasileiras têm ao menos um restaurante natural com um cardápio tão diversificado quanto o dos restaurantes convencionais. Um legítimo restaurante natural não utiliza ingredientes industrializados e, sempre que possível, só oferece produtos orgânicos. Alguns são 100% vegetarianos enquanto outros oferecem carne branca (peixes e algumas aves) embora muitos sejam ovo-lacto-vegetarianos (oferecem ovos e laticínios). Outros seguem o veganismo e não oferecem nada derivado de animais.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares