Criamos uma lista com 12 dicas importantes que poderão manter o seu negócio vivo e crescendo continuamente. Acompanhe e veja como pode ser mais simples do que você acreditava. 

Otimize seu site para celular

Cada vez mais pessoas navegam e fazem compras pelo smartphone, o que faz com que o marketing móvel se torne extremamente relevante e forte. Investir nesse aspecto do seu site pode ser um pouco mais caro para quem está dando os primeiros passos, mas sua relevância é indiscutível. 

Importa que você saiba a necessidade de se fazer esse investimento de que tenha consciência de que haverá um retorno bastante positivo. Na verdade, hoje em dia, esse é um investimento vital, que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. 

Crie uma ficha do Google Meu Negócio

Uma das dicas mais simples (e gratuitas) de marketing digital que podemos compartilhar é criar uma lista do “Google Meu Negócio”. Se você não estiver familiarizado com esta listagem, simplesmente faça uma pesquisa no Google de uma empresa. 

Do lado direito você verá que há uma listagem com informações básicas sobre a empresa, incluindo endereço, horário de funcionamento, telefone, link para o site e muito mais.

Essa listagem, chamada de listagem do Google Meu Negócio, é uma forma extremamente útil de fornecer aos clientes atuais ou potenciais informações essenciais sobre sua empresa. Para editar a listagem, tudo o que você precisa fazer é reivindicar sua listagem ou criar uma para sua empresa.

Entenda seu público alvo

Como é amplamente divulgado no meio do marketing, o principal diferencial para uma estratégia vencedora é conhecer o seu público e sua persona. Saiba quem são as pessoas que compram de você. Pergunte-se: quais as suas dores, seus gostos, seus desafetos, suas preferências?

Seu público-alvo para marketing digital pode ser um pouco diferente do seu público-alvo para o boca a boca ou mala direta. Conheça o comportamento do seu cliente dentro e fora da internet; saiba os espaços que eles ocupam nos dois ambientes. É em cima desses dados que você poderá agir de forma efetiva para atrair mais clientes e manter os antigos ao seu lado. 

Invista em marketing local

Além de criar uma listagem do Google Meu Negócio, você também pode reivindicar e editar sua listagem de empresas em outros diretórios de pesquisa locais. Da mesma forma, você pode considerar outras estratégias de marketing locais, como:

  • Criação de anúncios do Google ou de mídia social segmentando sua área geográfica.
  • Implementando uma campanha de mala direta em sua área local.
  • Sediar ou participar de um evento da comunidade.

Embora algumas dessas estratégias caiam um pouco fora do campo do marketing digital, você pode facilmente vinculá-las incluindo o site da sua empresa e identificadores de mídia social em qualquer material ou informação que você divulgue em sua comunidade local.

Tenha um blog otimizado

O marketing de conteúdo é só uma parte do marketing digital, porém, se for feito do jeito correto, o resultado pode ser impactante, atrair muitos clientes e converter um bom número de vendas. 

A forma mais efetiva de trabalhar com o marketing de conteúdo – e talvez a única mais viável – é criar e otimizar um blog associado ao site de sua empresa. 

Em seu blog, você pode escrever sobre tópicos relacionados ao seu negócio, mostrando sua experiência e fornecendo informações úteis – ambos os quais direcionarão as pessoas ao seu site, bem como ajudarão em suas classificações de pesquisa.

Aposte nas mídias sociais

Assim como o marketing de conteúdo, o marketing de mídia social é outro desdobramento do marketing digital. Mas a mídia social é complicada, está sempre mudando e pode exigir muito mais esforço do que você idealiza. 

Portanto, em vez de tentar se destacar em todas as plataformas de mídia social, você pode tentar esta dica de marketing digital de baixo custo: Determine o canal de mídia social que é melhor para o seu negócio e concentre sua energia nele.

Concentrando-se em um único canal, é muito mais fácil usar o marketing de mídia social como uma forma de se conectar e interagir com os clientes, em vez de simplesmente sobrecarregá-los com anúncios e conteúdo promocional. 

Incentive os clientes a deixar comentários online

Pense como um possível cliente: você compraria de uma empresa da qual ninguém jamais falou na internet? Se você procura por um negócio a fim de fechar negócio, mas não encontra indicações, rapidamente você irá em busca de outro, avaliando o mesmo aspecto. 

Seus clientes em potencial também agirão dessa forma. Por isso é importante incentivar que seus clientes reais façam comentários a respeito da experiência que tiveram com sua empresa para fortalecer a sua autoridade. 

Use marketing de e-mail

O e-mail é uma das táticas de marketing digital mais eficazes que existem. Quer sejam consumidores ou compradores, e não importa a idade, quase todo mundo verifica seus e-mails.

Portanto, para aproveitar as possibilidades do e-mail, a primeira coisa que você deve fazer é construir uma lista de e-mail confiável. O marketing por e-mail é ótimo, mas não vale tanto se você não tiver as pessoas certas para enviar. 

Use uma estratégia para coletar e-mails e depois você pode começar a usá-la a seu favor. Pode começar criando um boletim informativo mensal por e-mail ou enviando mensagens regulares com ofertas especiais, notícias e descontos.

Use publicidade digital 

Embora algumas das dicas de marketing digital que analisamos até agora envolvam SEO orgânico e estratégias de mídia social, é importante lembrar que essas táticas têm limites. Mais notavelmente, a competição e o influxo de promoções e postagens podem dificultar o destaque na esfera digital, especialmente para startups ou iniciantes.

Portanto, se você está disposto a gastar um pouco de dinheiro, vale a pena pesquisar em publicidade digital – seja na mídia social, no Google ou em outros sites – para garantir que sua empresa esteja alcançando o público certo. 

Gaste com sabedoria

Principalmente no início do seu negócio, é importante investir em estratégias gratuitas ou de baixo custo. Depois de se consolidar no mercado, você pode começar a aplicar em investimentos de custo mais significativo. 

Crie um orçamento destinado ao marketing digital e invista com sabedoria. Tenha muito bem determinadas as suas metas e as estratégias que serão usadas para atingi-las. Em torno disso, defina como será feito o investimento. 

Invista em atendimento de qualidade

O atendimento é a porta de entrada, mas pode se tornar a de saída quando mal feito. É essa primeira impressão que vai marcar o início de um relacionamento com seu cliente em potencial. Lembre-se que a ideia é atrair e não expulsá-lo. 

Você pode começar criando uma página de contato em seu site onde os clientes podem descobrir como entrar em contato com você. Pode também investir em um serviço de chatbot, que pode ser uma ferramenta de atendimento ao cliente particularmente útil para empresas de comércio eletrônico, bem como empresas maiores já estabelecidas.

Monitore as campanhas e fortaleça suas estratégia

Finalmente, a última de nossas principais dicas de marketing digital é talvez uma das mais significativas: Não tenha medo de tentativa e erro – monitore suas estratégias de marketing digital e mude ou adapte-as conforme necessário. É importante lembrar que nem todas as suas táticas serão bem-sucedidas, mas isso não significa que você falhou – significa simplesmente que descobriu o  que não funciona.

Uma grande parte de seus esforços de  marketing on-line envolverá testes e experiências novas para determinar o que funciona para sua empresa.

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