Powered by Rock Convert

É muito importante saber como cuidar bem das suas economias, se você quer ter um futuro tranquilo. Pensando nisso, trouxemos aqui 10 lições sobre investimentos que você só aprende investindo. Assim você poderá ficar mais calmo, sabendo que nem tudo dá para saber sem começar a investir.

1) Tenha paciência

Paciência é uma dádiva, mas que deve ser cultivada. Quando se trata de investimentos então, é primordial que você seja paciente para poder entender bem como o investimento escolhido funciona e para que comece a obter os lucros desejados. Quem tem pressa e ansiedade não costuma investir bem.

2) Respeite as suas limitações como investidor

O seu perfil de investidor irá determinar como você aplicará o seu dinheiro: de maneira agressiva, ou seja, investindo em opções mais arriscadas como ações; ou mais conservador, investindo em fundos menos rentáveis do que ações, mas muito mais seguros.

Respeitar o seu perfil é fundamental para que você tenha sucesso e tranquilidade nos seus investimentos. Além disso, se você resolver arriscar um investimento que não esteja de acordo com o seu perfil, pode ser que você acabe desistindo e se frustrando com os investimentos.

3) Quando mais você aprender, melhor você se sairá como investidor

Uma das lições sobre investimento que você só aprende investindo mais comentadas no ramo financeiro, é que é preciso se empenhar bastante para aprender sobre investimentos. Quanto mais você souber, maiores são as chances de você aproveitar as oportunidades de aplicar bem o seu dinheiro.

Mas não se desespere. Existem vários portais na internet que orientam iniciantes no mundo das finanças a investir. Um bom exemplo é o nosso Guia Prático. Veja: https://jurosbaixos.com.br/conteudo/categoria/blog/o-guia-pratico-dos-investimentos/

4) Entenda as ondas do mercado e saiba surfar nelas

Quem entende mesmo de investimentos, sabe que é possível ganhar dinheiro em todas as chamadas “ondas do mercado”, que são momentos da política ou outros temas impactantes, que refletem diretamente na economia.

Inclusive, ao contrário do que muita gente pensa, dá para surfar nas ondas dos momentos ruins e ganhar muito dinheiro também, como nas crises econômicas e escândalos políticos. Portanto, se você souber interpretar esses momentos com uma visão investidora assertiva, você conseguirá bons lucros. Informe-se e aprenda sobre mais uma das lições sobre investimentos que você só aprende investindo!

5) Cuidado ao investir dinheiro que tem outra finalidade

Se você pretende investir algum valor que precisará usar em outra finalidade, como a compra de um carro ou imóvel, é preciso analisar bem o cenário e ter cautela ao fazê-lo. Primeiro porque dependendo do tipo de investimento, é preciso que o dinheiro fique investido por um determinado período para que haja lucros.

Segundo porque se o investimento for de risco, você pode acabar perdendo esse valor, prejudicando os seus planos do futuro. Informe-se bem sobre o tipo de investimento e prefira os menos arriscados.

6) Cultive os seus investimentos com dedicação

Não dá para aplicar o seu dinheiro e esquecê-lo lá. Principalmente se estiver falando de investimentos como ações da bolsa. É preciso acompanhar de perto o comportamento do mercado, cuidando com atenção e dedicação do seu dinheiro. Somente assim você obterá os resultados almejados e evitará prejuízos.

7) Pesquise e peça referência sobre corretoras de valores

É importante que você conheça bem a corretora de valores que escolheu para aplicar o seu dinheiro. Afinal, estamos falando do seu “suado dinheirinho”, logo, você não vai deixá-lo nas mãos de qualquer um, certo? Por isso, pesquise bastante e peça indicações de pessoas que já são investidoras. Assim você poderá optar por uma corretora confiável e escolher taxas mais atraentes.

8) Uma das lições sobre investimentos que você só aprende investindo bem: diversifique os seus investimentos

Diversificar os seus investimentos é uma atitude fundamental para que você não corra o risco de perder dinheiro significativamente caso alguma aplicação não tenha bons resultados. Além disso, é uma ótima maneira de analisar o mercado e ver quais são as melhores opções de investimentos para você.

9) Mantenha uma reserva de emergência

Uma reserva de emergência é fundamental para que você se mantenha tranquilo. Afinal, todo mundo sabe que há riscos em certos investimentos, principalmente aquelas que oscilam conforme as notícias e performance do mercado. Portanto, resista à tentação que pode surgir de aplicar todos os seus recursos, e mantenha uma reserva ainda que seja aplicada na poupança ou outro recurso estável.

10) Invista os seus lucros

Não tenha o hábito de gastar os seus lucros. Aproveite para investi-los e, assim, criar um saldo investido cada vez maior. Essa é a melhor forma de conseguir sucesso rápido com os investimentos.

Você sabia que há lições sobre investimento que você só aprende investindo?

Muitas pessoas adoram pensar na ideia de conseguir poupar e, principalmente, de fazer o seu dinheiro render de maneira satisfatória. No entanto, a grande maioria das pessoas entendem muito pouco sobre investimentos e costumam sentir receio de investir.

Por isso, aproveite essas 10 lições sobre investimento que você só aprende investindo e não deixe de começar a investir já! Fazer o seu dinheiro “trabalhar para você” é a melhor maneira de garantir um futuro tranquilo. Se você aprendeu com este conteúdo, compartilhe-o. Caso haja dúvidas e sugestões, escreva abaixo nos comentários. Continue nos acompanhando para mais artigos como este.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares