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Se você trabalha diretamente com clientes e tem notado que eles estão ficando tão satisfeitos quanto ele gostaria. Ele não consegue identificar onde está o problema e nem como pode melhorar a sua assistência.

No texto de hoje, você e o Daniel aprenderão 10 ideias para melhorar a relação do cliente e fazer com que ele volte a fechar negócios mais vezes com a sua empresa! Ficou curioso? Então continue acompanhando o texto!

1) Saiba ouvir o cliente

Uma das principais reclamações de clientes com relação ao atendimento de empresas é o fato deles não se sentirem ouvidos em suas queixas. Muitos funcionários desse setor dão soluções genéricas e até mesmo não permitem que o cliente conte o que aconteceu.

Dê espaço para que seu cliente diga o que está havendo, espere que ele termine e só depois ofereça uma solução mais plausível com o que ele relatou. É importante que o atendente realize perguntas e ouça atentamente as respostas, além de explicar o que será feito para solucionar o problema.

2) Tenha cortesia

É normal que em serviços de S.A.C e na assistência presencial exista um grande fluxo de pessoas que esperam por atendimento. Entretanto, isso não é desculpa para que os funcionários não prestem cortesia com seus clientes ou não entreguem um suporte personalizado.

Ao tratar o cliente da melhor forma possível, ele poderá explicar o seu problema de maneira mais clara e rápida, o que resultará na resolução da situação em uma ligação. Ou seja, um ótimo atendimento pode economizar no bolso do empresário!

Sempre os receba com um sorriso e agradeça por procurar contatar a empresa: apenas essas ações já fazem o cliente se sentir acolhido e a recomendar o estabelecimento.

3) Exceda as expectativas do cliente

A melhor forma de fazer um ótimo marketing é por meio dos seus próprios consumidores: ao receber um ótimo produto/ serviço e assistência, eles contarão para amigos, família e assim mais e mais pessoas conhecerão e se interessarão pelo seu negócio, já que alguém de confiança lhe indicou.

E para aproveitar essa estratégia gratuita, entregue sempre o melhor atendimento possível antes, durante e depois da compra, certificando de que eles estejam sempre satisfeitos.

Além disso, uma boa dica é oferecer aos clientes mais do que eles esperam naquela ligação ou e-mail. Se o consumidor ligou para responder uma dúvida sobre o serviço de hotelaria que a sua empresa oferece, porque não citar alguns locais turísticos da cidade.

4) Transpasse confiança

O consumidor precisa estar seguro de que o seu problema será solucionado da melhor e mais rápida maneira. Para isso, os funcionários precisam dizer o seu nome, o que fazem na empresa e informações relevantes sobre a indagação que o cliente possui e as etapas de solução.

Um suporte humanizado mostra para o consumidor que a empresa está realmente preocupada com a qualidade dos seus produtos, e principalmente, com a satisfação do cliente. Além disso, manter a educação é fator primordial e obrigatório para que ele se sinta confortável durante a conversa.

5) Tenha conhecimento sobre o produto/serviço oferecido

Muitos profissionais da área de atendimento ao cliente não possuem conhecimento sobre o produto ou serviço que está sendo oferecido pela empresa no qual trabalha, o que acaba gerando inúmeros minutos de espera e transferências de ligações, o que acaba irritando o consumidor.

Peça ou realize treinamento com a sua equipe de assistência sobre a empresa e os produtos que elas vendem. Assim, problemas simples poderão ser resolvidos em questão de minutos e o atendente poderá entender melhor as preferências e pedidos que o cliente quer.

O consumidor precisa estar seguro de que o seu problema será solucionado da melhor e mais rápida maneira.

6) Mantenha o seu negócio atualizado

Muitos consumidores procuram rapidez no seu dia a dia, inclusive para resolver todas as situações. Por isso, invista em novas formas de atendê-los, como chat bots e atendimento via redes sociais e WhatsApp.

Essas acabam sendo formas mais baratas de garantir suporte aos seus consumidores, já que não será necessário ter várias linhas telefônicas e atendentes preenchendo uma sala unicamente para atender ligações.

7) Esteja sempre calmo

Alguns consumidores podem não estar em seu melhor dia e parecerão irritados ao telefone. É importante que o atendente não se exalte e procure manter a calma durante toda a assistência.

8) Planeje-se contra as objeções de venda

Você sabe o que são objeções de venda? Quando um cliente ainda não está convencido em comprar certo produto da sua empresa e acaba pedindo tempo para pensar ou questiona algumas informações e preços é chamado de objeções de venda.

Para evitá-las, é necessário que o atendente analise quais são as objeções mais frequentes e trabalhe, com os outros setores da empresa, para que elas sejam erradicadas (ou minimizadas) e que o consumidor resolva fazer negócios com a empresa de maneira mais rápida.

9) Conserve o foco no bom atendimento ao cliente em todas as plataformas

É comum que algumas empresas foquem em melhorar a relação com o cliente apenas nas lojas e pontos fixos do seu negócio. Esse é um erro grave, principalmente para quem também vende pela internet.

Mantenha um padrão alto de suporte em todas as plataformas e redes sociais. Lembre-se que muitos consumidores podem realizar o primeiro contato online, e só depois visitar um estabelecimento.

10) Seja dinâmico

Procure contatar profissionais de atendimento que sejam dinâmicos. Eles terão mais foco para atender o consumidor, responder dúvidas e questionamentos de forma imediata. Além disso, seus atendentes serão peça fundamental para a finalização das compras dos clientes indecisos.

Invista em cursos e treinamentos voltados para o aprimoramento do suporte de seus atendentes. Além disso, estimule a equipe a trabalhar motivada, exaltando os bons resultados e qualidades de cada um.

Portanto, é muito importante melhorar a relação com o cliente da sua empresa, pois um mau atendimento pode ocasionar em sua perda. Além disso, manter consumidores recorrentes é muito mais barato do que captar novos consumidores.

Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais e ajude outras empresas a atenderem os seus clientes de maneira excepcional!

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