Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Ter seu próprio negócio foi algo que você sempre quis. E, como não podia investir altos valores e desejava algo inovador, escalável e com a possibilidade de ser reproduzido, uma startup foi a melhor opção. Mas, ao entrar no mercado, você se deu conta de que a sua não é a única boa ideia querendo conquistar o consumidor.

Se você tem disposição de sobra para fazer o seu empreendimento dar certo, continue acompanhando este artigo e veja 10 maneiras de destacar a sua startup entre as ofertas da concorrência.

1. Estabeleça a sua presença digital

Pode parecer clichê, mas esse é um dos principais cartões de visita de qualquer empresa. Em um mundo cada vez mais conectado, uma das primeiras ações de um consumidor é pesquisar sobre o produto ou serviço desejado nas redes ou ainda procurar mais informações sobre quem está lhe oferecendo alguma novidade. Investir na atualização de seu site e de redes sociais pode ser um excelente chamariz para o seus prospects.

2. Seja diferente e ofereça algo novo

A autenticidade é a principal característica de uma startup. Sua missão é surpreender o consumidor e entregar a ele algo que, realmente, atenda ou antecipe a sua necessidade, solucionando os seus problemas. Mas, além de surpreendente, é preciso que a ideia seja funcional, com utilidade prática. Não é concurso de boas ideias, é negócio! Observe o mercado e reflita: como você poderia fazer melhor?

3. Tenha um MVP

O produto mínimo viável (do inglês Minimum Viable Product) é uma prática consagrada na administração. Ela prevê o lançamento de um produto com o mínimo de recursos possível, possibilitando que a ideia seja testada antes de se realizar investimentos mais altos. Dá para imaginar que é uma prática bastante valorizada pelos investidores, certo?

4. Faça da busca por qualidade um mantra

A melhor ideia não vale quase nada quando o protótipo ou produto final têm uma série de falhas, que prejudicam a experiência do consumidor. Por isso, faça quantos testes forem necessários, inclusive com potenciais compradores, até ter a certeza de que esse atributo será garantido. A finalidade é poder entregar exatamente o que você planejou ainda na fase de concepção do produto, considerando também o feedback de quem experimentou.

Powered by Rock Convert

5. Invista em marketing

A sua proposta não foi criada para ficar na gaveta. É preciso mostrá-la ao mundo, especialmente ao mundo em que o seu público-alvo vive. Assim, reservar alguma parte do seu caixa para propaganda e divulgação é fundamental. Se você não tem muito dinheiro disponível, a dica 1 também pode funcionar no processo de exposição das suas soluções.

6. Faça a gestão do seu negócio do jeito certo

Ter uma startup não é desculpa para bagunça na administração das suas atividades. O fluxo de caixa precisa estar bem arrumado, assim como seus processos, cronogramas e planejamentos. Se precisar de alguma ajuda, procure estudar mais sobre gestão empresarial. Isso só vai contar pontos a seu favor.

7. Esteja com o ROI na ponta da língua

Saber qual o retorno do seu negócio é essencial para vender a sua ideia diante de possíveis investidores. Analise bem cada indicador e verifique em quanto tempo os interessados poderiam recuperar o dinheiro investido, além de pensar em cenários futuros, para convencê-los sobre o otencial do negócio e sua sustentabilidade lá na frente.

8. Mantenha sua equipe engajada

Os caminhos do empreendedorismo são repletos de indecisão, mas ter uma equipe unida em torno do mesmo propósito pode simplificar um pouco o processo, além de ajudar a formar a ideia de um grupo coeso diante dos clientes. Esse gás no time será outro ingrediente de sucesso no impulsionamento da sua startup.

9. Tenha o melhor atendimento ao cliente possível

Isso nem deveria precisar ser dito, mas os clientes são o fundamento de qualquer empreendimento. É para eles e pensando neles que cada produto ou serviço foi feito. Portanto, nos momentos de contato direto, a experiência com a sua startup deve beirar o fantástico, para garantir que o seu negócio terá vantagem em relação aos concorrentes. Providencie tudo para que as suas equipes de frente tenham isso como prioridade.

10. Conquiste embaixadores de sua marca

Se você colocar em ação boa parte dessas dicas, além de se destacar no mercado, provavelmente, você vai conseguir atrair clientes que defendam sua startup com todas as forças, pela real satisfação com seu produto ou serviço. Esse é o nível mais esperado por qualquer empreendedor. Afinal, a avaliação de quem já experimentou suas soluções sempre contam muitos pontos com os prospects que ainda estejam no processo de escolha para a resolução dos seus problemas.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares