Powered by Rock Convert

Estatísticas internacionais indicam que os investidores aplicam seu capital em apenas 1 de cada 100 projetos avaliados, essas estatísticas mostram ainda que o empreendedor precisa apresentar seu projeto para 25 investidores para conseguir um investimento.

Se você tem uma ideia e está precisando de um investimento, confira as dez duras realidades sobre como conseguir um investimento.

Você não é dono de sua ideia

Por mais que você tenha desenvolvido sua ideia, ela não possui valor intrínseco, ela só possui valor se você criar um negócio a partir dela. Ou seja, você precisa deste investimento para ser dono da sua própria ideia.

Descubra o quanto de dinheiro você precisará investir e se baseie em argumentos sólidos pra justificar esse investimento

Nada de hipóteses, faça um planejamento para saber quanto de dinheiro você precisa, saiba argumentar e se possível, mostre um plano de como esse dinheiro será usado e defina um prazo para o retorno deste investimento.

Empresas grandes não compram ideias

Não pense que grandes empresas compram ideias. Por mais que você acredite que sua ideia é genial, procure vender para empresas menores.

Grandes empresas estão focadas em resultados rápidos e como seu projeto ainda precisa se estabelecer no mercado, a chance de conseguir um financiamento é quase zero por cento.

Já vender para empresas menores, a chance chega a cem por cento, pois esta empresa também precisa crescer no mercado.

Não queira qualquer investidor

Não tome esta atitude de forma precipitada, faça uma excelente pesquisa, veja o perfil deste investidor, veja também se o pensamento dele é igual ao seu pensamento. Escolha seu investidor como se estivesse escolhendo sua esposa/marido.

Encontre investidores

Esta dica é importantíssima! Se você sabe que as pessoas que convivem com você não possuem capital ou interesse para se tornar um investidor, pergunte se elas conhecem pessoas com um perfil de investidor.

Não pergunte as pessoas se elas estão interessadas, pergunte sobre quem elas conhecem que poderia ter interesse.

Procure bons mentores e associações de fomento ao empreendedorismo

Ter um bom mentor é fundamental para conseguir um bom investimento, mas procure sempre pessoas especializadas neste assunto.

No Brasil, existem diversas associações de fomento ao empreendedorismo. Entre elas estão: InovAtiva Brasil, SP Stars, Sebrae Like a Boss, Sinapse da Inovação, Scale-upEndeavor, Startup Brasil, Seed

Não descarte a opção de que você terá que começar sem investimento. Tenha sempre um plano B

Talvez não seja fácil conseguir um investimento, e com isso é sempre bom ter uma segunda opção. Tenha em mente que existem diversas formas para montar uma empresa.

Procure por parceiros mais experientes

Em um ambiente corporativo, é muito fácil encontrar empreendedores que um dia já precisaram de investimentos para dar o “ponta pé” inicial no mercado. Procure sempre pessoas em quem você confia de preferência as que atuam no mesmo ramo que o seu.

Propósito

Pense menos em como conseguir um investimento e pense mais em porquê você deva conseguir este investimento. Quando seus objetivos são claros, os investidores aparecem com mais facilidade.

Lembre-se que não é fácil vender uma ideia

Saiba que vender sua ideia para investidores não é uma tarefa fácil, mas antes de apresentar para qualquer investidor faça o licenciamento, procure os órgãos legais e licencie seu produto.

Tenha um discurso claro, curto e objetivo, mostre a importância que esta ideia tem e quanto o financiamento é importante para tornar esse produto/serviço disponível no mercado.

Powered by Rock Convert

Escrever comentário

Shares