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O comércio dos dias de hoje é muito mais complexo e abrangente em comparação com o de séculos atrás, pois o mundo tornou-se globalizado. Hoje você pode vender produtos de forma rápida e fácil por meio da internet bastando anunciar um produto. Pessoas de qualquer parte do mundo podem comprar produtos importados e recebê-los em poucos dias. Em vista disso, o mercado nos mais diversos segmentos ficou mais competitivo e acirrado.

Neste post você encontrará 10 dicas importantes para se realizar boas vendas focando no contato entre cliente e vendedor, independente do tipo ou modelo de negócio. Você aprenderá mais sobre a forma de abordagem ideal no momento da venda e como otimizar isso através de técnicas. Também entrará em conceitos que devem ser prezados antes e depois de uma venda.

1 – Esteja sempre com um sorriso no rosto

O fato de sorrir é psicologicamente benéfico a saúde, ainda que esse sorriso seja superficial, os cientistas comprovaram que o processo externo de sorrir estimula o processo interno, ou seja, colocar um sorriso no rosto nunca é demais. Se tratando de vendas, o sorriso irá expressar simpatia e hospitalidade na hora de abordar o cliente. Isso significa que você estará emanando a satisfação de estar realizando uma venda.

O sorriso é o primeiro passo para marcar bem o início de uma conversa com o cliente e ajuda a quebrar o gelo. Sorria, mesmo que seja um leve sorriso, modesto, pois quando você começar a se soltar em uma conversa o sorriso virá com mais intensidade. Mesmo que sua venda seja realizada por telefone, essa ainda é uma dica valiosa, pois é possível que o cliente note sua simpatia pelo tom de voz impulsionado por um sorriso.

2- Saiba o nome do cliente

Se referir ao cliente pelo nome é uma tarefa simples e extremamente importante para quem deseja realizar boas vendas. Ao mencionar o nome do cliente no momento da venda, você faz ele entender que a atenção é toda dele. Isso é um ponto positivo comprovado pelos especialistas no assunto e deve ser levado a sério.

Grave bem o nome do cliente como uma das principais tarefas logo no início da conversa e procure utilizá-lo por algumas vezes. Fazendo isso, você não comete o erro de esquecer o nome da pessoa ou confundir com outro nome.

Uma ótima estratégia de memorização de nome é associá-lo com o nome de alguém que você conheça. Por exemplo, um cliente que você acabou de fazer contato tem o mesmo nome de seu irmão, então imagine o rosto do seu irmão e associe com o rosto do cliente, você se surpreenderá com essa técnica.

3 – Planeje sua venda

Mesmo antes de um cliente entrar em contato, você já deve ter a venda planejada. A venda tem que estar acontecendo em sua mente e deve se concretizar sem surpresa quando o cliente solicitar algo no site, ligar no estabelecimento ou adentrar pela porta. Mas quando falamos de planejamento de vendas devemos sempre ir a fundo, estudando bem os produtos disponíveis para a venda, procurando antecipar as dúvidas frequentes dos clientes observando quais são as tendências do momento.

4 – Perguntas e respostas honestas

A melhor abordagem para se realizar uma boa venda é saber de verdade o que o cliente quer e como você pode ajudá-lo com isso. Uma das melhores formas de se fazer isso é prestando atenção no que ele está expondo para enxergar um cenário completo. As perguntas são ferramentas importantes para isso.

Perguntas necessárias no início da conversa são fundamentais para que o cliente expresse da forma mais natural possível o que ele deseja. Você deve perguntar se ele busca algo específico e tirar suas dúvidas conforme o seu conhecimento técnico sobre o produto ou serviço. Quanto mais você souber sobre o produto, mais você estará apto e confiante para responder às dúvidas de seus clientes.

É importante não mentir ou falar aquilo que você não sabe, pois se o cliente perceber alguma contradição, automaticamente ele perderá a confiança em você e isso irá arruinar essa e outras possíveis futuras vendas.

5 – Esteja focado em solucionar em vez de só querer ganhar

Deixar-se motivado somente pelos ganhos que você terá com uma venda é algo perigoso a longo prazo, pois como dizem os sábios “nem só de pão vive a humanidade”. Ou seja, se o seu foco estiver somente no rendimento e o seu envolvimento com a causa for zero, com certeza isso será ruim ao longo do tempo. É possível até que o trabalho de vender aquele produto ou serviço se torne algo extremamente ruim, monótono, sem gosto e sem interesse.

Para isso não acontecer, busque na solução de um problema o gosto pela venda, tentando solucionar a necessidade de sua clientela. Essa forma de se motivar é importante para que todas as outras dicas deste post funcionem. O melhor de tudo é ver seu cliente satisfeito pelo fato de você ter sido útil enquanto seus rendimentos crescem com boas vendas.

6 – Esteja sempre atualizado

Estar sempre informado por meio de livros, internet, jornais, revistas, dentre outros meios de comunicação sobre os assuntos mais relevantes em sua área é algo importante para ser um bom vendedor. Isso é importante em uma esfera mais elevada que aponta os rumos do mercado em que você atua, mas também como já foi falado neste post, isso é fundamental para você saber explicar sobre os diversos produtos e serviços aos seus clientes.

7 – Diferença entre valor e preço

Ao negociar a venda de algo faça com que o seu cliente enxergue valor naquilo que ele está comprando. Dê ênfase para a importância do produto ou serviço a ponto das pessoas enxergarem o valor que aquilo tem e não o preço como parâmetro de compra. Mostre os benefícios do produto e o quanto é importante investir naquilo.

8 – Valorize o que você faz

Se você é um empreendedor e buscou fazer isso porque gosta, então você está no caminho certo e isso irá refletir em boas vendas. Se você é um vendedor e trabalha para alguém vendendo por que isso lhe faz bem, então você está no caminho certo e valorizar isso será fácil. Mas do contrário, se você está descontente com o que vem fazendo, saiba que o empreendedorismo e todos os vendedores envolvidos com isso são fundamentais para a sociedade.

Se você trabalha com vendas, seja como empresário ou vendedor comissionado, saiba que você é extremamente fundamental para a economia do seu município, estado e do país. Você irá ajudar milhares de pessoas a encontrar um produto ou usufruir de um serviço necessário para elas. Sempre valorize isso ao levantar da cama e dê o seu melhor, pois enxergar sua importância é uma motivação poderosa e lhe trará ótimas vendas.

9 – Saiba finalizar uma compra

É comum que muitos vendedores deixem de dar atenção ao cliente assim que a compra está sendo finalizada. O sorriso e o tom de voz mudam dando a entender um certo desinteresse em continuar conversando já que a venda está garantida. Isso também acontece porque no processo de venda estão outras pessoas e departamentos envolvidos.

Uma dica de ouro é você acompanhar o seu cliente durante todo esse processo até que ele deixe o estabelecimento. Caso isso não seja possível devido a demanda de novos clientes, faça o máximo que for possível imaginando que você poderá vender para esse mesmo cliente no futuro.

10- Mantenha sempre as portas abertas para realizar boas vendas

Uma venda pode ter início, meio e fim em poucos segundos, minutos ou se estender por horas. Isso dependerá do que está sendo negociado e da determinação do cliente em comprar algo. Existem vendas que vão além disso e podem se estender por semanas, meses ou anos, devido a indecisão do cliente.

Esse modelo de venda é muito comum e está acontecendo sem você saber. Caso um cliente lhe procure para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço e não compre nada, saiba que você deixou a porta aberta para ele voltar. Deixe a porta sempre aberta para o cliente tirando suas dúvidas e solucionando seus problemas. Faça isso com um bom atendimento, motivação, sorriso no rosto seguindo o máximo dessas dicas.

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