Powered by Rock Convert

Se a grana está curta no orçamento familiar e você está afim de saber algumas dicas sobre como economizar no orçamento doméstico, veja 10 dicas infalíveis que trouxemos aqui para te ajudar a reduzir de vez os gastos do lar, e conseguir poupar mais dinheiro para investir e garantir mais tranquilidade para família. Aprenda a economizar mesmo ganhando pouco.

1) Controle a impulsividade

Quantas vezes nos pegamos comprando aquela peça de roupa ou indo ao supermercado para comprar apenas uma pasta de dente que acabou e quando nos damos conta estamos com o carrinho de compras lotados de coisas que no momento não nos parece vital?

Há alguns anos, era necessário sair da residência para comprar algo. Atualmente, com o auxílio da nossa amada internet e infinidades de redes sociais que promovem as lojas online, fica mais tentador e prático gastar seu tão suado dinheiro.

Cortar pequenos gastos que consideramos supérfluos, pode não parecer a princípio, mas é uma excelente forma de economizar alguns reais que farão diferença no final do mês.

2) Pague suas contas em dia

Evite pagar juros desnecessários. Todos nós temos conscientes os nossos gastos fixos, tendo em vista isso, pagar suas contas antes da data de vencimento te permitirá a não pagar os tão assustadores juros.

1) Fique de olho no gasto de água

Além de contribuir com o meio ambiente, utilizar água com moderação no lar contribui muito também com o seu bolso.

Por isso, feche as torneiras enquanto ensaboa as louças, enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos. Aproveite os dias de temperatura mais quente para desligar também o chuveiro enquanto passar os produtos no cabelo, diminua o tempo no banho, não encha a máquina de lavar roupa sem que haja bastante roupas para lavar, evite gastar água para lavar o quintal, a calçada o carro etc.

Algumas atitudes simples como essas ajudam a reduzir muito a conta de água. Além disso, instrua os seus familiares para fazerem o mesmo, e fique de olho para garantir que eles também estão tendo todos esses cuidados.

2) Apague as luzes para economizar no orçamento doméstico

Tem sido comum ver notícias informando que a conta de luz subiu. Por isso, se você quer economizar no orçamento doméstico, é imprescindível ficar de olho no consumo de energia elétrica, da sua casa. Tenha o hábito de apagar as luzes que não estiver usando, evite deixar aparelhos eletrônicos ligados no modo stand by, abra as janelas e aproveite a luz natural do dia ao invés de acender as lâmpadas, tome banhos rápidos etc.

Além de ser o ideal para manter um controle efetivo das finanças, manter as contas em dia evita o pagamento de multas e juros, poupando você de gastar dinheiro do orçamento familiar à toa. Por isso, fique atento quanto às datas de vencimento de cada conta e se você tiver conta bancária, optar pelo débito automático pode ser uma excelente opção.

3) Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente contamos com uma infinidades de aplicativos que nos auxiliam a gerenciar melhor nossos gastos de forma que economizar se torna uma tarefa muito mais simplificada. E não tenha medo, a maioria destas ferramentas são construídas, em sua maioria, utilizando dados criptografados, permitindo segurança para o usuário.

Crie uma planilha de gastos diários, veja onde você pode cortar gastos para fazer o seu dinheiro render.

Powered by Rock Convert

4) Estabeleça objetivo

Ter objetivo é crucial para se reorganizar financeiramente e conseguir economizar de forma saudável.

Uma meta numérica (quanto você quer economizar) e em quanto tempo te fará criar motivação necessária e palpável para conseguir o que você tanto deseja.

5) Faça você mesmo

Se há coisas que precisam ser feitas na sua casa e que são possíveis de serem feitas por você e sua família, como, por exemplo, pintar uma grade ou ajeitar o jardim, não pague para alguém executar o serviço, mas tente fazer você mesmo com ajuda da sua família. Além de economizar, certamente vocês terão momentos de união e descontração juntos. É bom ficar atento também na questão do abastecimento do seu carro, não parece mas o combustível também entra na lista de coisas que devemos economizar e saber escolher.

6) Fique de olho nos planos de assinatura de serviços

Às vezes acabamos pagando bem mais caro por serviços que mal utilizamos, como TV por assinatura e internet banda larga. Além disso, algumas operadoras costumam aplicar aumentos graduais nos planos de assinatura ao longo do tempo, sendo que muitas vezes acabamos não nos dando conta disso.

Por isso, fique atento sobre a utilização desses serviços na sua casa e, se for necessário, opte por planos mais em conta para economizar no orçamento doméstico. Além disso, observe se os valores estão condizentes com o que foi acordado com você no momento da assinatura.

7) Tenha uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem, infelizmente. E no lar eles também podem acontecer, como surgir um vazamento, a necessidade de reparo em uma fiação ou até mesmo a substituição de um eletrodoméstico que quebrou.

Por isso, é importante manter uma reserva de emergência para que você não precise recorrer a empréstimos caso algum imprevisto aconteça. Além disso, com dinheiro à vista para pagar, é possível negociar descontos. Então, tenha o hábito de separar uma quantia mensal para criar uma reserva de emergência e utilize-a somente em casos extremamente necessários.

8) Ensine aos seus filhos a importância de cuidar das finanças

É importante que desde cedo os filhos aprendam sobre a importância de cuidar bem do dinheiro. Afinal, além de ser fundamental que eles participem do controle e organização financeira do lar e saibam economizar no orçamento doméstico, ter conhecimento sobre como tudo isso funciona contribuirá positivamente para que eles saibam cuidar do seu dinheiro no futuro.

9) Faça lista de compras de supermercado

Ir ao supermercado sem uma lista do que precisa ser comprado pode fazer com que você compre coisas das quais não precisa. Por isso, tenha o hábito de ir anotando tudo o que precisará comprar antes de ir ao supermercado. Isso é muito importante para economizar no orçamento doméstico.

10) Cozinhe em casa

Com a correria do dia a dia, muitas famílias acabam criando o hábito de comer fora ou pedir comida. Esses são hábitos que costumam impactar muito nas finanças do lar, pois, cozinhar em casa costuma ser muito mais barato do que comer fora ou pedir comida.

Além disso, nem sempre comida comprada é tão saudável quanto uma preparada em casa. Por isso, deixe a preguiça de lado e programe-se com a sua família para que vocês tenham o hábito de cozinhar para comer em casa.

Comece a economizar no orçamento doméstico já e fique mais tranquilo!

Cuide do orçamento doméstico com atenção e dedicação para que você e sua família tenham uma vida mais confortável e tranquila. Compartilhe conosco que achou das dicas que listamos aqui sobre como economizar no orçamento doméstico e não deixe de escrever nos comentários também, sobre o que você faz para manter o orçamento do seu lar saudável.

Powered by Rock Convert

Comentários

Shares