O verão está aí e com ele chega as altas temperaturas. E está no momento de fazer algo muito importante dentro de casa. Sabe o que é? Sim, a mudança da decoração. 

Essa seria a melhor fase para prepararmos bem os ambientes para essa mudança de estações. Mas não se preocupe, pois vamos te ajudar a entender o que deve ser feito e como organizar a casa – e de forma econômica -, proporcionando o melhor conforto para toda a sua família.

#1 Recolher os tapetes mais felpudos

D2N Arquitetura + Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/126751/sofa-em-fibra

Não parece verdade, mas o calor também é psicológico. Olhar para cores quentes nos faz sentir calor, sabia? 

Do mesmo jeito, olhar para tapetes felpudos. Só que, além disso, estes tapetes também esquentam de verdade os ambientes. Eles servem bem para proteger as pessoas do frio do chão. Mas, no verão, não tem necessidade de mantê-los nos ambientes. Em regiões de praia essa retirada é até melhor, para facilitar a limpeza da casa. Pode-se substituir essas peças por tapetes finos de sisal ou crochê.

#2 Trocar cortinas por modelos mais leves

A.M Studio Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/220446/criado-mudo-de-madeira-branca-e-tapete-de-pelinho

Outra coisa que faz os ambientes de casa parecerem mais quentes são as cortinas escuras e feitas de tecido mais pesado. Melhor trocá-las por modelos em cores claras, com o mínimo de babados e franzido possível. 

Além disso, cortinas e em tecidos finos leves, como voil ou seda. Você pode ver também casas de praia com muita cortina rendada ou em crochê. A ideia é que o vento possa passar mais facilmente pelas tramas e arejar mais os ambientes.

#3 Guardar os edredons, mantas e colchas pesadas

Karina Korn https://www.vivadecora.com.br/foto/221989/quarto-de-casal-lustre-cabeceira-amadeirada

No verão, também não se precisa de tantas camadas de itens sobre a cama. Quando o clima estiver mais quente, é preciso tirar os cobertores mais pesados de cena. Nessa época, lençóis mais grossos já são suficientes.

#4 Brincar com novas toalhas e capas de almofadas

Mora estúdio https://www.vivadecora.com.br/foto/238354/seixo-rolado-toalha-branca-e-parede-rustica

As toalhas de banho vendidas para o verão também são diferentes. Elas são maiores, mais grossas, macias e confortáveis. Inclusive, querendo, elas podem ser estendidas na beira da piscina ou na areia da praia. E essas peças costumam ter estampas mais delicadas, cores mais vivas – tanto os modelos para adultos quanto para crianças.

E se para o inverno, temos almofadas peludas e até de lã, no verão temos capas de almofadas em tecido mais fino, que esquentam o mínimo possível em contato com a pele. O clima de férias combina com cores como laranja, amarelo e azul; e, seguindo a moda, estampas como de folhas tropicais, flamingos, abacaxis e ziguezague azul – lembrando as ondas do mar.

#6 Mudar os arranjos

A última adaptação visual da decoração da casa deve ser a troca dos arranjos nos vasos. Para o verão, combinam as seguintes flores: para vasos, bromélia, flor da fortuna e orquídea; para arranjos, strelitzia, bastão do imperador e flor de colônia.

#7 Ventilar e umidificar os cômodos

Monise Rosa https://www.vivadecora.com.br/foto/166099/moveis-claros-e-almofadas-com-tons-de-verde

Manter os cômodos bem arejados durante o verão é essencial para a boa saúde da casa e também dos moradores. Trocar as cortinas e abrir as janelas já deve ajudar neste sentido. Mas umidificar o ar também é importante. Pode-se fazer isso de modo artificial ou natural, com plantas como: jiboia, dinheiro em pencas, clorofito, abacaxi roxo e zamioculca.

#8 Separar roupas e eletros para atividades saudáveis

Patricia Kolanian Pasquini https://www.vivadecora.com.br/foto/161025/papel-de-parede-banqueta-cinzas-e-eletrodomestico

Verão também pode ser um excelente momento para se começar a levar uma vida mais saudável. Nesta estação, o recomendável é fazer refeições mais leves. Por isso, deve-se aumentar o consumo de frutas, verduras e hortaliças. 

É bem provável que se queira ou precise fazer receitas mais elaboradas. E, para isso, é bom contar com bons eletrodomésticos, ao alcance das mãos, expostos em nichos abertos e prateleiras baixas.

É bom também dar uma analisada no guarda roupa. Roupas e sapatos de inverno – como roupas de lã ou flanela – devem ir para trás e mais ao alto possível, junto ou até dentro das malas de viagens, para poupar espaço. Deixe por perto as blusas finas, meias, pijamas frescos e mais. E quando o outono chegar, é hora de fazer esta troca de novo. 

#9 Deixar os ambientes preparados para reuniões alegres

Olegário de Sá & Gilberto Cioni https://www.vivadecora.com.br/foto/108170/varanda-gourmet-com-ventilador-de-teto
Studio Lustosa https://www.vivadecora.com.br/foto/172534/cadeiras-de-madeira-colorida-e-banquetas-estofadas

Nos últimos e primeiros meses do ano, têm-se as melhores chances de viajar, mas também de receber amigos em casa. Aliás, com o “novo normal” é bom evitar lugares aglomerados demais de gente e curtir mais a família. 

Vale a pena transformar os ambientes da casa em mini cinema, mini bar, mini café, mini churrascaria e mais. É importante planejar estes entretenimentos. Talvez montar um cantinho de leitura na varanda, transformar o banheiro em um spa ou simplesmente arrumar a cama para poder curtir da melhor forma possível esse tempo de descanso.

#10 Manter a piscinas sempre limpa

Samia Sarayedine Testa https://www.vivadecora.com.br/foto/162332/deck-ao-redor-da-piscina

Falando em diversão, piscinas podem ser ponto alto das férias em casa. Este pode ser o cenário de muitas brincadeiras e até de festas. E é necessário manter a água sempre limpa, afastando as chances de proliferação de insetos, algas, limos e bactérias. 

O cloro pode ser o melhor amigo nesta hora. Mas existem tratamentos complementares de água de piscina, como filtragem, limpeza com peneira, aspiração de fundo, ajuste de pH e alcalinidade, e mais.

Preparada? Então, mãos à obra deixar a casa linda e arrumada para o verão!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Comentários