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Carla é dona de uma empresa de porte médio. Ela começou a perceber que seus funcionários estavam gastando muito tempo com processos complexos em suas respectivas áreas. Isso comprometia o grau de produtividade da companhia, ao mesmo que trazia mais custos.

Assim, a empresária decidiu começar a investir em serviços de automação para que os processos ficassem bem mais ágeis, organizados e com um custo a longo prazo bem menor.

Mas em quais áreas ela pode (e deve) automatizar? No post de hoje, mostraremos para você e para a Carla 10 áreas que uma empresa precisa automatizar e quais os benefícios atraídos para cada uma. Vamos lá?

1) RH

A área de Recursos Humanos é uma das mais movimentadas de toda a companhia, já que constantemente há novas contratações e demissões, recrutamentos, avaliações, workshops e outras atividades que lidam diretamente com os funcionários ou outras pessoas ligadas à empresa.

Algumas dessas tarefas são muito repetitivas, o que torna viável e lucrativo tanto para a companhia no geral, tanto para os profissionais do setor implantar um serviço de automação, o que também diminuirá a incidência de erros e trará maior organização para os processos.

2) Financeira

A gestão financeira da sua empresa também pode ser otimizada. Assim como no RH, os funcionários do financeiro também precisam lidar com tarefas rotineiras, como a análise do fluxo de caixa e do giro de estoque, que atualmente podem ser feitas de forma automática, graças à tecnologia.

E não é só isso: os sistemas podem contar com um emissor de notas fiscais muito mais efetivo do que o disponibilizado pela Secretaria da Fazenda, permitindo, inclusive, que as informações utilizadas para tirar a NF sejam previamente cadastradas, para que não seja necessária a inserção manual.

3) Vendas

Já imaginou se a sua equipe de vendas pudesse focar totalmente apenas em realizar comercializações do seu produto ou serviço? Infelizmente, os vendedores atuais precisam lidar com ações administrativas, busca de informação e outras atividades que tomam uma boa parte do seu tempo de trabalho.

Com um serviço de automação, essas tarefas secundárias são eliminadas, e a sua companhia possuirá mais tempo para captar todas as oportunidades de vendas que aparecerem, bem como melhorar outras áreas importantes, como a interação com o cliente.

4) Fiscal

Este é um dos setores mais burocráticos e cansativos de uma empresa, já que é onde são resolvidas questões referentes a impostos, tributações, regulamentações e demais processos essenciais para que o seu negócio esteja legalizado.

Uma automatização acaba sendo quase obrigatória, pois as atualizações e mudanças com relação aos serviços tributários são feitos de forma automática e personalizada, pois cada ramo de empresa precisa apresentar papelada e impostos diferentes.

5) Estoque

Caso a sua empresa já possua um certo tamanho, não é tão prático organizar seu estoque apenas usando papel e lápis, não é mesmo? Um sistema de automação pode fazer com que você poupe tempo, espaço, e principalmente, tenha economia.

Um serviço deste tipo para o seu depósito fará com que você saiba com maior rapidez e antecipação quais produtos estão perto da data de validade, tenha acompanhamento dos dados em tempo real e diminuição de erros. Também não precisará se preocupar com falta/excesso de produtos, já que tudo será adicionado de maneira instantânea e sem qualquer comando manual.

6) Compras

A área de compras é responsável principalmente pela aquisição de produtos, matérias-primas, mercadorias e o que mais for necessário para o funcionamento da companhia. É uma área muito importante, já que ao sobrar ou faltar produtos, ela poderá sofrer prejuízo.

Um serviço de automação para compras trará maior lucratividade, pois será possível ter uma melhor visão do que deve ser comprado, em qual momento e de qual fornecedor. Além disso, as informações deste setor podem ser transferidas e compartilhadas para outras áreas da empresa, fazendo com que todos trabalhem em conjunto e de maneira mais ágil.

7) Administrativa

A automação do setor administrativo do seu negócio deixará seus funcionários mais motivados e focados em alcançar metas e objetivos importantes para o crescimento da companhia, além de conseguirem se comunicar mais rapidamente com os setores restantes no envio e recebimento de dados e informações.

O fluxo de trabalho também recebe melhorias, uma vez que todas as informações estão com fácil acesso para todos os funcionários da empresa, o que os deixarão mais proativos e rápidos em seus serviços, já que podem fazer certas ações diretamente no sistema.

8) Marketing

Importante para o reconhecimento e captação de clientes para a sua companhia, o setor comercial (ou de marketing) pode ser automatizado para que sejam investidos tempo e dinheiro nos locais certos e com maior chance de resultados positivos.

Assim, o seu negócio ganhará agilidade nos processos de comercialização e pré-venda, ao mesmo tempo no qual o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) será reduzido. O retorno sobre investimento será mais alto do que estratégias feitas de forma manual, já que os métodos utilizados serão mais inteligentes e personalizados para o seu tipo de empresa e cliente que se quer alcançar.

9) Operacional

Agilizar a área operacional da sua companhia garantirá uma escalabilidade, ou seja, fará com que ela tenha uma garantia de crescimento. Além disso, realizar processos de forma manual gera muito custo, ao automatizá-los, você ganha mais dinheiro que poderá ser investido em outras áreas e rapidez na realização das tarefas.

Os gargalos de produção, muito comuns neste setor, como desperdício de recursos, erros humanos, improdutividade e outros problemas que atrasam as operações ficam praticamente inexistentes, o que aumenta a entrega rápida de resultados, mas sem a perda de qualidade.

10) Comunicação

Tanto a comunicação interna, tanto externa, de uma empresa podem ser automatizadas. Uma melhor gestão neste setor garante mais simplicidade na hora de passar informações, aplicar ordens e correções e até mesmo realizar um bom atendimento aos clientes.

Um serviço específico para esta área consegue responder as principais dúvidas dos seus clientes de modo mais rápido e barato, sem a necessidade de investir em várias linhas de SAC, mas mantendo um atendimento humanizado e personalizado.

E então, você a e a Carla conseguiram entender a importância do uso de sistemas de automação em companhias? Elas possuem uma infinidade de benefícios, como economia e agilidade de tarefas, e podem ser aplicadas em quase todos os setores. 

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