O comércio eletrônico no Brasil evoluiu com o tempo – e evoluiu rapidamente. O que também evoluiu foram as formas de receber pagamentos online, que foram se tornando mais versáteis para os comerciantes digitais.

Atualmente, há mais de uma forma de realizar um pagamento online. Os pagamentos digitais são seguros, acessíveis e, principalmente, rápidos. Quanto mais opções apresentar no seu site, maior a chance de um número alto de vendas.

Contudo, é importante focar nas soluções mais interessantes para o negócio digital. Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre o assunto!

​O que é o meio de pagamento online e como ele funciona no seu negócio digital?

A versatilidade de opções de pagamento no negócio digital é muitas vezes encarada como um diferencial competitivo.”

O meio de pagamento online nada mais é do que uma metodologia de confirmação de pagamento/recebimento de dinheiro. Ele permite a realização de transações online e a comercialização de produtos e serviços.

Os meios de pagamento online mais populares são:

  • Boleto online
  • Cartão de crédito
  • Débito em conta
  • Depósito
  • Carteiras digitais
  • Pix para empresas

Esses meios podem ser utilizados de duas formas: de maneira avulsa ou no pagamento recorrente, que ocorre de maneira contínua e periódica. 

E dentre eles, quais são as soluções mais interessantes para pagamentos digitais?

Quais são as soluções de pagamento mais interessantes para o seu negócio digital?

Para o seu negócio digital, há diferentes soluções de pagamento online. Essas soluções foram otimizadas com o tempo, cortando a burocracia que costumava existir em pagamentos físicos.

Dentre todos os métodos para pagamentos digitais, 4 se destacam. E quais são esses métodos que pode utilizar para receber pagamentos online?

​Pagamento recorrente no cartão de crédito (crédito recorrente)

Segundo a Abecs, as compras online realizadas com cartão de crédito tiveram um aumento de 23,2% no primeiro trimestre de 2020. Isso torna claro o quão usado é esse meio de pagamento, principalmente para pagamento recorrente.

O pagamento recorrente se trata de uma cobrança que é realizada periodicamente no formato de plano, assinatura ou mensalidade. Enquanto a cobrança é realizada, o cliente tem acesso ao seu produto ou serviço.

No caso de crédito recorrente, a cobrança automática é feita na fatura do cartão do cliente todo mês (ou outro período acordado no contrato). Isso é vantajoso para o seu negócio por diminuir a inadimplência e trazer maior previsibilidade financeira.

​Boleto online (com QR Code Pix)

Apesar da predominância do cartão de crédito, ainda são emitidos 4 bilhões de boletos anualmente no Brasil. Segundo o Sebrae, o boleto online é o segundo meio de pagamento mais adotado no comércio eletrônico, tendo 75% de aceitação.

O boleto é a opção mais acessível para quem não possui conta em banco (para débito automático) ou cartão de crédito (para crédito recorrente). Para gerá-lo, basta ter uma plataforma de pagamento online e preencher as informações de cobrança.

E para facilitar ainda mais a vida do seu comércio, é possível gerar o boleto com QR Code Pix!

O que é o boleto com QR Code Pix?

O boleto com QR Code Pix se trata de uma facilidade proporcionada pelo Pix para as empresas na emissão de boletos. Ao invés do tradicional código de barras, é emitido um QR Code que torna a cobrança ainda mais rápida, barata e segura.

Dessa forma, o boleto pode ser compensado em qualquer dia, a qualquer hora, incluindo feriados.

​Pix para empresas ou Pix PJ

Segundo dados do Banco Central do Brasil, até fevereiro de 2021 já existiam mais de 4,5 milhões de pessoas jurídicas com chaves Pix cadastradas. Dessa forma, é possível perceber que a popularidade dessa solução só cresce.

O Pix PJ se trata de um sistema de pagamento instantâneo para empresas, que funciona da mesma forma que o Pix tradicional. Você pode realizar cobranças a qualquer momento e receber o pagamento em menos de 10 segundos.

A única diferença para a pessoa jurídica é que existem taxas para pagamento por Pix. Contudo, são valores baixos em relação às outras formas de pagamento.

​Gateway de pagamento

O gateway de pagamento se trata de uma solução que permite o gerenciamento de todas as outras citadas anteriormente. Ele é uma interface que possibilita a transferência de dados entre clientes, bancos e lojistas numa compra online.

Em sua atuação, traz duas funções:

  • Coleta, armazenamento e transferência das informações do cliente, que são criptografadas
  • Conexão com bancos e operadoras de cartão, também conhecidos como adquirentes

Através dessas funções, ele permite uma transferência de dados rápida para confirmar o pagamento online. Diferente do intermediador de pagamento, ele não recebe o valor por você – isso já cai diretamente na sua conta.

Além disso, você pode negociar as taxas de pagamento diretamente com as adquirentes, o que permite valores mais saudáveis para o seu negócio digital.

Todas essas soluções podem ser automatizadas com o auxílio de plataformas de pagamento recorrentes, além de serem muito mais práticas para o seu negócio. Ganhe tempo e busque a plataforma que mais se adequa ao seu negócio.

Comentários